New York - Quinta Avenida de norte a sul


Quinta Avenida, 5th Avenue para os locais. Essa avenida é tão importante que divide as ruas de Manhattan em lado Leste (East Side) e lado Oeste (West Side). Além disso, quem nunca ouviu falar das lojas da 5th Avenue, as principais lojas de Manhattan?!? Não as mais baratas, aquelas para a gente tirar uma foto básica na frente... Hehehehe Então, todas se encontram nessa avenida! É sinônimo de riqueza, devido às propriedades caras e mansões históricas que se localizam próximas ao Central Park.
Vou fazer um resumo do que você pode ver e fazer nessa avenida, e vou dividir por regiões, pois não recomendo que você ande por ela toda em um dia só, mas que você se programe para quando for a determinada região, aproveitar e colocar esses pontos também no seu roteiro.
O nome do meu POST é 5th Avenue de norte a sul. Entretanto vou começar o meu relato do sul para o norte, pois é por onde acho que vocês deveriam começar o seu passeio por essa avenida.

1)   Greenwich Village
Região situada no lado oeste de Lower Manhattan, área residencial caracterizada pelos prédios de fachada vermelha de tijolinhos e pela vida boêmia. Nessa área você pode descansar a vista da Manhattan Fashion e  abrir os olhos para uma Manhattan mais descolada e estudantil.
Os amantes do seriado Friends com certeza estão muito familiarizados com as fachadas dos prédios dessa região, pois as residências de Joey, Rachel, Monica, Chandler, Ross e Phoebe ficavam localizados lá.
Washington Square Park, uma praça que recebe uma réplica do Arco do Triunfo, marca o início da 5th Avenue.  Recomendo começar o seu passeio por aqui.

WASHINGTON SQUARE PARK E A RÉPLICA DO ARCO DO TRIUNFO
WASHINGTON SQUARE PARK E A RÉPLICA DO ARCO DO TRIUNFO


Mais a frente, subindo na direção norte, você poderá ver o maior Campus da New York University (NYU – Universidade de New York).


     2) Flatiron District
          Subindo mais um pouco, no quarteirão do encontro da 5th com a Broadway e com a 23rd Street, você encontra um dos primeiros arranha-céus construídos no mundo, o Flatiron Building.  Esse prédio chama muita atenção devido ao seu formato inusitado, parecendo um ferro de passar roupa, daí vem o seu nome. O prédio é comercial e não está aberto a visitações, se quiser conhecê-lo melhor terá no máximo acesso ao seu lobby.

FLATIRON BUILDING - imagem cedida por Rob Young / Commons.wikimedia.org
FLATIRON BUILDING - imagem cedida por Rob Young / Commons.wikimedia.org


3)   Midtown
Região que muitos consideram o centro nervoso de Manhattan, devido a grande agitação, com os maiores marcos e atrações de toda a cidade de New York, incluindo a Times Square e o Theater District (área onde são apresentados os shows e musicais).
Continuando no sentido sul/norte, mais acima você encontra o Empire State Building, um dos maiores prédios do mundo. Lá você pode fazer o tour visual de 360pela ilha. Maiores detalhes no POST EMPIRE STATE BUILDING.

DI E MARIDÃO ADMIRANDO A VISTA NO EMPIRE STATE BUILDING
DI E MARIDÃO ADMIRANDO A VISTA NO EMPIRE STATE BUILDING

Seis quarteirões acima, para os amantes de livros e bibliotecas, a New York Public Library e, ao fundo, o Bryant Park.

DI NA FACHADA DA NEW YORK PUBLIC LIBRARY
DI NA FACHADA DA NEW YORK PUBLIC LIBRARY

Mais 8 quarteirões no sentido norte (esquina com a 50th Street) e você encontra o famoso complexo de prédios Rockefeller Center, onde você também pode fazer o tour visual de 360o da ilha no topo da torre principal. O passeio é chamado de Top of the Rock. No complexo você encontra várias lojas, restaurantes e uma praça linda, onde pode ser praticada a patinação no gelo no inverno. Maiores detalhes no POST ROCKEFELLER CENTER.

PRAÇA PRINCIPAL DO ROCKEFELLER CENTER
PRAÇA PRINCIPAL DO ROCKEFELLER CENTER

Na frente do prédio, você encontra a Saint Patrick’s Cathedral, igreja do santo padroeiro da Irlanda. No dia 17 de março acontece, na 5th Avenue, a parada de São Patrício, onde ocorrem festejos e desfiles em memória do santo, sendo a forma de afirmação do orgulho dos imigrantes e descendentes de irlandeses.

SAINT PATRICK'S CATHEDRAL
SAINT PATRICK'S CATHEDRAL

Prosseguindo na direção norte, você vai se aproximando do Central Park. Nessa região você encontra as lojas das principais marcas do mundo, área muito sofisticada e elegante. Fachadas da Burberry, Hermès, Versace, Chanel, Armani, Louis Vuitton, Tiffany’s, Hugo Boss, Dior, Ermenegildo Zegna, Gucci, Bulgari, Salvatore Ferragamo, entre outras, Você não pode perder a oportunidade de passar nesse cantinho chiquérrimo. Você não vai comprar nada pelos preços, mas ainda assim vale pelas fotos e para conhecer esse mundo. Nessa área encontra-se também a Trump Tower.

FACHADA DA LOUIS VUITTON NA 5TH AVENUE
FACHADA DA LOUIS VUITTON NA 5TH AVENUE

Na frente do Central Park, temos o cubo de vidro da Apple Store e, em frente, do outro lado, o tão famoso Plaza Hotel de Manhattan, onde todas as nova-iorquinas sonham se casar. Quem é fã de cinema bem sabe disso, como naquele filme NOIVAS EM GUERRA, em que as noivas, encenadas por Anne Hathaway e Kate Hudson, antes melhores amigas, entram em guerra pela vaga do casamento no Plaza.

CUBO DE VIDRO DA APPLE STORE
CUBO DE VIDRO DA APPLE STORE


PLAZA HOTEL
PLAZA HOTEL

Nessa esquina também você se depara com filas de carruagens para fazer o passeio clássico pelo Central Park.

CARRUAGENS PARA PASSEIO ROMÂNTICO
CARRUAGENS PARA PASSEIO ROMÂNTICO

4)   Upper East Side
Essa região é localizada na lateral leste do Central Park e a 5th Avenue margeia todo o parque desse lado. Área muito desejada para os investidores mobiliários, ocupada por prédios de milionários e gente famosa. Área mais nobre de toda Manhattan, ter um apartamento nessa área é, sem sombra de dúvida status, principalmente se for na 5th Avenue.
Nessa região também se concentra grande quantidade de museus, tanto que a área é conhecida como Museum Mile. Os mais concorridos e localizados na 5th Avenue são o MET (Metropolitan Museum of Art) e o Guggenheim. Para maiores detalhes, veja no POST METROPOLITAN MUSEUM OF ART E GUGGENHEIM MUSEUM.

METROPOLITAN MUSEUM OF ART
METROPOLITAN MUSEUM OF ART 


GUGGENHEIM MUSEUM
GUGGENHEIM MUSEUM

DADOS IMPORTANTES:
·      Washington Square Park
Endereço: 5th Ave  Manhattan, NY
Estação: W 4 St

·      Flatiron Building
Endereço: 175 5th Ave, New York, NY
Estação: 23 St (N,R)

·      Empire State  Building
Endereço: 350 5th Ave, New York, NY
Telefone:+1 212-736-3100
Horário: diariamente de 08:00–02:00 horas
Estação: 34 St - Herald Sq

·      New York Public Library
Endereço: 5th Avenue 42nd St, New York, NY 10036, Estados Unidos
Telefone:+1 917-275-6975
Horário: variados
Estação: 5 Av
·      Rockefeller Center
Endereço: 45 Rockefeller Plaza, New York
Telefone:+1 212-332-6868
Estação: 47 - 50 Sts - Rockefeller Ctr

·      Saint Patrick’s Cathedral
Endereço: 460 Madison Ave, New York
Telefone:+1 212-753-2261
Horário: diariamente de 07:00–20:00 horas
Estação: 5 Av/53 St

·      Trump Tower
Endereço: 725 5th Avenue, New York

·      Plaza Hotel
Endereço: 768 5th Ave, New York
Telefone:+1 212-759-3000
Estação: 5 Av/59 St

·      Apple Store
Endereço: 767 5th Ave, New York, NY 10022, Estados Unidos
Telefone:+1 212-336-1440
Estação: 5 Av/59 St

·      Metropolitan Museum of Art
Fundação: 1870
Horário: segunda-feira       Fechado
terça-feira             09:30–17:30
quarta-feira          09:30–17:30
quinta-feira          09:30–17:30
sexta-feira             09:30–21:00
sábado                   09:30–21:00
domingo               09:30–17:30
Endereço: 1000 Fifth Ave, New York
Telefone: (212) 535-7710
Estação: Madison Av - E 83 St

·      Guggenheim Museum
Endereço: 1071 5th Ave, New York
Telefone:+1 212-423-3500
Estação: 86 St

Se você tiver pique de fazer todo o trajeto da avenida caminhando vale a pena, pois entre esses pontos as regiões são muito interessantes, você pode perceber a mudança de estilo com a subida para o norte e descobrir vários cantinhos que só caminhando você descobre. Além disso, em Midtown existem muitas lojas de eletrônicos e souvenirs com um bom preço, bem diferente das lojas de moda. Portanto, se você tiver tempo vale a pena desvendar cada pedacinho dessa super avenida!
Beijos. Di.


          POSTS SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS:

              - ROCKEFELLER CENTER
              - TIMES SQUARE
              - ESTÁTUA DA LIBERDADE
              - EMPIRE STATE OF BUILDING
              - WALL STREET
              - CENTRAL PARK
              - BROOKLYNG BRIDGE
              - ATLANTIC CITY
              - MUSEU DE CERA MADAME TUSSAUDS
              - METROPOLITAM MUSEUM OF ART E GUGGENHEIM MUSEUM
              - GRAND CENTRAL TERMINAL

CONVERSATION

2 Comentários :

  1. To chegando hoje no seu blog pela primeira vez.
    Adorei esse post. Na verdade nunca tive vontade de conhecer os EUA, até hà alguns meses atràs que comecei a me interessar e me questionar ,pq nao? Segui seu roteiro como se estivesse ali ,andando de là pra cà. Super bem explicado, me situei, entendi e adorei o tour!Obrigada pelo òtimo texto e dicas. Se um dia eu der um "pulo" por là, certamente irei tomar nota através do teu post!
    Bjs, Daphne.

    ResponderExcluir
  2. Oi Daphne,

    que lindo obrigada!!! Tenho uma sobrinha de 1 e 4 meses chamada Daphne! heheheh

    Olha eu que amo cinema e séries adorei New York, pois a todo momento estava em um local familiar. Principalmente por Sexy and the City e Friends!

    Quando for organizar a sua viagem dê uma olhadinha nos outros posts também! Pois lá tem muita coisa legal!

    Beijos. Di.

    ResponderExcluir

Volte
p/ topo