New York: Um dia em Washington D.C.! (autora Monica Barros)



Conhecer a Capital dos Estados Unidos era um desejo antigo. São tantos filmes sobre esse local, tantos fatos históricos que eu não via a hora de visitar.  Em 2012 eu estava com viagem  marcada para New York, e como seria minha terceira visita a Big Apple, decidi que seria a oportunidade certa para fazer um passeio diferente enquanto estivesse lá.  Para aqueles que não dispõem de muito tempo, como era o meu caso já que iria ficar apenas uma semana em NY, uma day trip a Washington D.C. é o ideal. É um pouco corrido, é verdade, mas para uma primeira visita foi ótimo. Fiz o tour com a agência Viator, reservei antecipadamente pela internet. Super prático e seguro. Paguei com cartão de crédito o valor de US$143 e não tive problema nenhum, imprimi o voucher e o apresentei no dia marcado.
A viagem começa as 7h e dura o dia inteiro. O ponto de encontro da agência é em frente a Grand Central Station. Fui no outono em novembro, que por sinal é uma das épocas mais lindas para se visitar a costa leste americana, mas no verão o ponto de partida pode variar. São cerca de 3 horas de estrada, com uma parada estratégica em Delaware. O caminho é muito bonito, seguindo pela estrada I-95, a qual vai de Miami até o Canadá.
Logo que se chega a primeira parada é no ultra famoso Washington Monument, aquele do filme Forrest Gump com a clássica cena em que ele atravessa o lago para encontrar sua amada. É lindo!!! Se tem uma coisa que posso dizer de Washington é que é uma cidade muito mais bonita pessoalmente do que se vê no cinema e em fotos. A cidade é muito fotogênica, percebe-se que ela foi toda planejada, por isso é perfeita em todos os seus ângulos. Nesse monumento, inaugurado em 1884 em homenagem ao primeiro presidente americano, eu tive aquela sensação de não saber para onde olhar. O bonito lago onde fica o obelisco é bastante grande, e a área em que ele fica é chamada de Washington Mall, onde está localizado também o Memorial à Primeira Guerra Mundial e o magnífico Lincoln Memorial.

O famoso Washington Monument
O famoso Washington Monument


Washington Monument
Washington Monument

Essa parte da cidade merece ser explorada com calma, pois além de ampla tem várias atrações. Como era outono, as árvores de toda a região do Mall estavam vermelhas e amarelas, um espetáculo. Fiquei bastante tempo caminhando entre elas, de novo sem saber para onde olhar já que ao meu  redor tinham  impressionantes esculturas espalhadas por todo o jardim  homenageando os soldados, o tapete de folhas vermelhas cobrindo o chão e diversos esquilos correndo de um lado para o outro. Resisti a vontade de ficar ainda mais tempo ali e caminhei alguns passos em direção ao memorial a Abraão Lincoln.

Washington Mall - um tapete de folhas amarelas
Washington Mall - um tapete de folhas amarelas

First World War Memorial
First World War Memorial

Subindo a escadaria que leva até a estátua de Lincoln vemos como é grandiosa com seus 5,80 m de altura. Não  há como não se impressionar. O rosto do antigo presidente está virado diretamente para a entrada, dando a sensação que ele está observando a todos. Acho que em Washington D.C. é onde o país se mostra mais patriótico, é bonito de se ver.


Lincoln observando a todos
Lincoln observando a todos

Lincoln Memorial
Lincoln Memorial


Lincoln Memorial com cara de outuno
Lincoln Memorial com cara de outuno

Depois passamos rapidamente pelo Memorial a Segunda Guerra Mundial, de onde podemos ver o belo Rio Potomac, outro lugar que recomendo passear com mais tempo, pois suas margens além de terem pistas para caminhada e corrida, abrigam outros monumentos também. A próxima atração era a mais famosa da capital, a Casa Branca. Atualmente não é possível fazer visitas ao interior por motivos de segurança, ao que parece para conseguir fazer uma visita é preciso agendar com muita antecedência. A visitação é feita do lado de fora na1600 Pennsylvania Ave. de onde se pode ver a fachada, os jardins e a fonte. Sua construção começou em 1792 no estilo chamado de georgiano. É uma mansão de linhas ao mesmo tempo simples e elegantes, belíssima. Tanto no caminho para a Casa Branca quanto ao sair dela, passamos por lindas praças, parques, e em particular a St. Patrick´s Church que também vale a visita.

Lindas ruas de Washington
Lindas ruas de Washington


Casa Branca
Casa Branca

O  tour inclui a entrada para o Madame Tussauds. Fomos muito rapidamente porque como esse museu não nos interessava muito, demos preferência em conhecer o local onde Lincoln foi assassinado. Tinha acabado de assistir ao filme Lincoln, com Daniel Day Lewis, então dá para imaginar a emoção em ver tudo aquilo pessoalmente. O teatro onde o crime ocorreu fica bem em frente ao museu, e a casa para onde ele foi levado para ser socorrido, e consequentemente onde morreu, fica na mesma rua, bem próximo. A casa pertence ao United States Department of the Interior National Park Service e a entrada é paga.

Ford´s Theatre - Local do assassinato de Lincoln
Ford´s Theatre - Local do assassinato de Lincoln

Outro museu incluído no tour é o National Air and Space Museum. Toda a história da conquista do espaço é contada ali. As crianças costuma adorar esse museu enorme, que conta com atividades interativas. Como todo grande centro de atração turística nos EUA , a segurança é bastante reforçada, então perde-se bastante tempo na fila de entrada desse museu. Para quem preferir, a National Gallery fica em frente, do outro lado da rua, e o Capitólio, sede do Congresso americano, uma das instituições mais interessantes do país, fica a poucos passos dali na First Street.  Os turistas podem agendar um tour e conhecer o funcionamento do sistema governamental.

National Air&Space Museum
National Air&Space Museum

O Capitólio - centro do governo americano
O Capitólio - centro do governo americano

Também próximo dali fica a história Biblioteca do Congresso, uma das mais importantes do mundo e a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos. Infelizmente não tive tempo de conhecer, já que o tour tinha chegado ao fim e íamos pegar a estrada de volta a New York.
Mas como eu disse, foi um passeio que valeu muito a pena. Descobri uma cidade não só histórica, mas também lindíssima. A bela Washington D.C. é muito mais que política, portanto, se for viajar para a costa leste americana não deixe de separar um dia na programação para visitá-la.



Compre aqui os seus ingressos para as principais atrações de New York e evite filas!

CONVERSATION

12 Comentários :

  1. Adorei essa matéria sobre Washington D.C, sob a ótica de Monica Barros. Não é de hoje que me encanto com seus relatos, trazendo de forma clara e objetiva as melhores atrações desse lugar incrível. Parabéns Monica!!!

    Caroline Libardi

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!Como eu disse, essa cidade é mais bonita pessoalmente do que nas fotos, tem que ir ver!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Realmente me pareceu um lugar muito interessante pra se conhecer..
    www.papocomamigas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Priscilla é muito interessante sim, e uma cidade belíssima. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  5. Fotos lindas e dicas de quem explorou bem a cidade. Muito bom ler textos assim. Que tal um bis com a Monica Barros?

    ResponderExcluir
  6. Carolina!

    Eu também quero bis da Monica!!! Quero um monte de bis!!!

    EEEEEEEEEEE

    Mais Monica, Mais!!!

    Beijos para as duas! Di.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada lindas!!!!! Com esse incentivo fica fácil se inspirar para escrever mais!

    Beijoss!!!

    ResponderExcluir
  8. Monica,
    Fico abismada com a capacidade de você tirar fotos maneiras hahahaha
    LINNNNDAAASS, parabéns!
    Li seu post e me perguntei pq nao aproveitei a viagem de NYC para ir a Washington, pelo menos agora tenho dicas hehehhe e deixarei para próxima viagem.
    Beiiijoss

    ResponderExcluir
  9. Cris obrigadaaaaaa!!!!!! Nossa os lugares são lindos, me inspira a tentar caprichar nas fotos, coisa que eu amooooo!
    Na próxima oportunidade não deixe de ir a Washington, vale muito a pena!
    Bjãoo!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei Monica!
    Super interessante e as fotos estão um arraso!
    Parabéns!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Obrigada a todos pelos comentários! Escrever para a Di foi um prazer e um privilégio!!!

    Bjoss!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Moniquinha, como sempre, arrasou!
    Estou me inteirando essa semana, às pressas, de todos os dados que eu puder absorver de Washington rsrs... não fiz roteiro nem planejei nada, mas só de ver seu relato, já tenho ideia do que me espera e do que posso e quero conhecer!
    Muito obrigada,
    beijinhos,
    Lily Pestana

    ResponderExcluir

Volte
p/ topo