Grécia: A felicidade é azul e se chama Santorini! (autora Vanessa Cardozo)


Oi gente, meu nome é Vanessa Cardozo, sou carioca e comecei a viajar mais intensamente depois que passei em concurso público, no ano de 2003. Minha independência financeira foi o gatilho que eu precisava para conhecer esse mundo tão enorme. Tenho preferência por praias, mas um fim de semana na serra é sempre bem vindo. Amo a Europa, mas NY estará para sempre no meu coração.
 Minha cabeça está planejando sempre meu próximo destino. Já viajei com amiga e grupo de amigos, mas hoje meu grande companheiro de viagens é meu namorado Mauro!
Conheci a Di pelo Instagram e ela, muito carinhosamente, me convidou para escrever no blog dela e aqui estou! Então vamos à viagem maravilhosa que vou detalhar para vocês agora!

Comecei a planejar minha viagem a Grécia com o apoio de uma grande amiga minha que já tinha ido 2 vezes ao país e se declarava apaixonada pelas ilhas. Dizia que a Grécia ficava em primeiro lugar no seu coração viajante.
Vendo as fotos da sua última viagem eu não tive mais dúvidas!! Tinha que conhecer a Grécia de qualquer jeito!! Nunca tinha visto um céu com azul tão intenso como naquelas fotos!!

SANTORINI - SEU PENHASCO E SUAS LINDAS CASAS BRANCAS COM TELHADO AZUL
SANTORINI - SEU PENHASCO E SUAS LINDAS CASAS BRANCAS COM TELHADO AZUL

Ansiosa como sou (digo a amigos que tenho o TOC – transtorno obsessivo compulsivo – do planejamento rs), em janeiro de 2013 comecei a pesquisar a viagem que seria somente em setembro. TOC, lembram? rs
O roteiro incluiu Atenas e as Ilhas Cíclades, que são: Milos, Santorini, Ios e Mykonos.
Pelo que minha amiga havia comentado e pelo que pesquisei em blogs e sites uma ilha complementava a outra. Se em uma ilha as praias eram paradisíacas, como em Milos, em outra, como Santorini, o visual é o grande atrativo.

OIA - SANTORINI
OIA - SANTORINI

Vou falar nesse POST sobre a ilha símbolo da Grécia quando se fala em Ilhas Gregas: Santoniri. Quando falamos em ilha grega a imagem de casinhas brancas e teto azul remetem ao nosso imaginário. Isso é Santorini. Vai ser um dos visuais mais incríveis que você vai ver em sua vida! Isso eu Garanto!
Santorini foi a segunda ilha no meu roteiro. Cheguei lá de ferry da empresa EasyJets, vindo de Milos. A chegada ao porto é arrebatadora. A ilha vai se aproximando e você não acredita no quão alta ela é!! Confesso que poucas vezes me emocionei numa viagem como neste momento.
Se você procura Santorini esperando praias de areia dourada para ficar o dia inteiro, não é a ilha para você. É uma ilha para curtir o visual da cadeira, relaxando com um bom vinho branco, babar num por do sol magnífico e ficar com cara de bobo vendo aquelas casinhas brancas e tetos azuis perfeitas. É uma ilha extremamente romântica!


1)    Praias:

KAMARI BEACH
Kamari Beach foi minha primeira praia a ser explorada em Santorini. Como se trata de uma ilha vulcânica ,no lugar de areia, temos pedrinhas pretas. Em razão disso é bom estar com chinelos ou papete pra ir até a água. As pedrinhas ficam muito quentes e incomodam os nossos pés. Há espreguiçadeiras e guarda sóis de palhas para maior conforto que são pagos.

RED BEACH
Essa praia é interessante. Como o próprio nome diz, é vermelha! Chega-se a ela por uma trilha e o visual dela da trilha é o ponto alto do passeio. A praia fica num paredão de rocha vermelho e a água é cristalina. Aqui não há estrutura de cadeiras e barraca é uma praia mais rústica, levem canga e mantimentos.

RED BEACH
RED BEACH


PERISSA BEACH
Essa foi minha preferida para passar o dia. Ficamos no canto esquerdo dela junto a um paredão, o que proporciona um cenário fotogênico. A praia também é composta de pedrinhas e há estrutura de espreguiçadeira e barracas.

PERISSA BEACH
PERISSA BEACH


2) Hospedagem:

Fiquei hospedada em Fira. Em uma primeira viagem eu aconselho a ficar por lá. Assim você fica bem localizado para conhecer praias. Numa segunda ida a ilha eu ficaria hospedada em Oia, no extremo da ilha. Ficaria num hotel top debruçada sobre a cadeira e assistiria de camarote o pôr do sol e só sairia do hotel para as refeições.

PÔR DO SOL EM FIRA
PÔR DO SOL EM FIRA


3) Como se locomover:

Aluguel de carro é essencial para quem quer ficar circulando por lá. Não aconselho o aluguel de moto, scooter ou quadriciclo. Há ladeiras, Oia e Fira são relativamente distantes entre si e o carro é mais rápido e confortável. Além disso, vi pessoas lá não sabendo manusear a scooter e na ilha Ios vi um acidente com uma moça com um triciclo. O sol da ilha é forte e não há porque se privar do ar condicionado que um automóvel oferece.

4) Por do sol em Oia:

Cheguem cedo para assistir o famoso por do sol em Oia. Chegávamos lá cerca de 1 hora e meia antes do sol se por para pegar um bom lugar. O por do sol em Fira também é inesquecível mas Oia ficou consagrada como o por do sol mais bonito do mundo. Se me perguntarem se realmente é o mais bonito do mundo, lhes digo que Los Roques na Venezuela, também tem um por do sol mágico mas isso é papo para outro post : )

PÔR DO SOL EM OIA
PÔR DO SOL EM OIA


5) Melhor época para ir:

Depende, se você, além de Santorini, vai a Mykonos e quer agito e balada vá em julho e agosto. Mas lembre-se que os preços serão de alta temporada. Se esse não é seu caso, vá em junho ou setembro. Eu fui em setembro e peguei todos os dias de sol e calor.

6) Cruzeiro vale a pena?

Desaconselho com força!!! O barato das ilhas é ficar hospedado lá, amanhecer olhando aquele mar azul, aproveitar a noite num restaurante com uma bela vista. Fiquei com pena dos turistas de cruzeiro naquela fila imensa para pegar o funicular para voltar ao porto logo após o por do sol em Fira.

OIA - SANTORINI
OIA - SANTORINI


7) Quanto tempo ficar?

Fiquei 3 noites em Santorini e foi a quantidade perfeita!


Então vou ficando por aqui e gostaria de deixar aqui meu agradecimento a querida Fabiane Gama que me ajudou muito no planejamento do roteiro dessa viagem e à Diana que me convidou a ter essa experiência de escrever acreditando em mim!

Beijos e até a próxima!

CONVERSATION

15 Comentários :

  1. Amei peruinha!!! Ficou otimo texto!!! De nada!!!!! Q a gente viaje muuuuito!!! Bjs @loucosporviagem

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Vanessa pelo texto claro e objetivo! Que seja o primeiro de muitos porque talento e dicas não lhe faltam! Sucesso na empreitada! Sou louca para conhecer Santorini! Um dia irei! Um beijão pra Di, a blogger maker mais Diva! =)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada,queridas!!!!
    Fico feliz em saber que vcs gostaram!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ficou ótimo Vanessinha!!!! Dá muita saudade da Grécia vendo as fotos! Eu fiquei 4 dias em Santorini e foi ótimo pq não dá vontade de ir embora e a ilha tem um museu imperdível em Akrotiri!!!!!!!! Amei Santorini por isso, tem o visual único e inesquecível e ainda tem um lado histórico fantástico pra quem curte.
    Espero que tenha gostado do hotel que indiquei em Fira.
    Só discordo numa coisa...rsrs o pôr do sol em Fira foi certamente o mais lindo, incrível, inesquecível e arrebatador que vi!!!!! Vi em Oía tb mas em Fira tive ele só pra mim e meu namorado, exclusivo, enquanto todo mundo se apertava em Oía pra disputar a vista do astro rei!

    ResponderExcluir
  5. Fabi,querida!!Fico feliz que tenha gostado do texto!!Suas viagens me inspiram!!

    ResponderExcluir
  6. Lily,que linda!!obrigada pelos elogios!!Vc vai amar Santorini!!!Fala pro Julio adiantar essa viagem!rsrs

    ResponderExcluir
  7. Moniquitcha,que bom que gostou!!!Grécia é um sonho!!
    Por do sol em Fira é lindo(achei tão maravilhoso quanto de Oia) mas em Oia ,no segundo dia,assisti de camarote no restaurante Kastro tomando um vinho branco geladinho!!Delícia!hehe
    Bem melhor q disputar lugar com a multidão rsrs

    ResponderExcluir
  8. Texto claro e objetivo, já fui várias vezes, 09, á Grécia. Estive em 2013 nas Ilhas Corfu, Cefalônia, Zaquintos e Lekfada e cada vez me apaixono mais.
    Parabéns.
    Blau Jones

    ResponderExcluir
  9. Obrigada,Blau!!

    Sem dúvida Grécia é um lugar apaixonante e para se voltar muitas vezes!!Há muito a ser explorado!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Fico muito feliz que vocês tenham curtido o POST!

    E muito mais feliz que a querida Vanessa tenha aceitado o meu convite! Estava olhando as fotos dela no instagram e vi cada foto de viagens fantásticas e quando ela me falou que não tinha um blog fiquei muito chocada!

    Como uma pessoa com essa bagagem não está compartilhando os seus conhecimentos com o Mundo! Não pode! Então a convidei para experimentar e aprovei muito! Parabéns Vanessa! Seu texto é ótimo, suas fotos incríveis!

    Espero que você não pare por aqui, quer seja escrevendo como colaboradora, meu blog sempre estará aberto para você, quer fazendo o seu blog! Não pare!

    Beijos linda!!!
    Di.

    ResponderExcluir
  11. ÔOOOo,lindona!!Que lindas palavras!!Sem dúvida seu incentivo me motivou muito a escrever esse post!!
    Seu blog é lindo e ficarei feliz em colaborar com mais posts!!
    Preciso só que a inspiração venha!!rsrs
    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  12. Muito bacana Vanessa! Santorini é realmente linda! E compartilho com você a dica de ficar nas ilhas do que pegar um cruzeiro. É muito melhor. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Muito bacana seu post. A Grécia é show de bola. Muitos lugares para tomar boas cervejas vendo o mar... Parabéns. Abraços

    ResponderExcluir
  14. Pois é,Thiago!!Aproveita-se muito mais se hospedando na ilha do que passando somente o dia e voltando pro navio,ne??

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada,Johnnie!!Que bom que gostou do post!
    Grécia é demais,né?tenho muita vontade de voltar!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir

Volte
p/ topo