Munique: Costumes e Diferenças Culturais!

Olá queridos! Esse post na minha visão é de extrema importância, pois é muito bom chegar em um lugar se sentindo preparado e confiante. Principalmente se for passar uma longa temporada, não é bom passar vexame né?!
As diferenças que vou citar, são tanto culturais, quanto do sistema público da cidade, que diverge do que estamos acostumados e estranhamos em diversos pontos! É uma realidade muito diferente da nossa e para marinheiros de primeira viagem pode parecer estranho. Vamos as dicas:

1) NÃO EXISTEM CATRACAS NOS MEIOS-DE-TRANSPORTE
Muito estranho mesmo, mas é verdade! O que existe é um sistema de validação de tickets que você vai usar por disciplina consciente.


Mas também não pense que é essa moleza toda não, existem os fiscais do transporte público que passam verificando se todos compraram seus bilhetes e se você por acaso for pego infringindo a lei é cobrada multa em um valor de em torno de €40,00.
Portanto, a cultura é muito diferente da nossa, mesmo. Lá ninguém vai ficar perto de você o tempo todo te falando o que é certo e o que é errado e se você for pego, não tem desculpa para dizer que não sabia! Esteja atento e preparado as regras.

PS: em breve farei um post com todas as opções de bilhetes de locomoção em Munique


2) AS PORTAS NÃO ABREM AUTOMATICAMENTE
Essa informação para os mais experientes em viagens pode parecer meio boba, mas para quem nunca foi para a Europa não é tão simples.
No Brasil todas as portas de metrôs e trens abrem automaticamente, mas aqui em Munique a pessoa pode ficar esperando a porta abrir e nada. Portanto preste atenção, você deve apertar um botão, ou girar a maçaneta para abrir a porta do seu trem, metrô e muitas vezes até dos ônibus.



3) OS CACHORROS ESTÃO EM TODOS OS CANTOS
Isso é uma coisa realmente muito interessante, você vai ver cachorros em todos os locais, nas lojas, restaurantes, dentro dos ônibus, metrôs, resumindo: é permitida a entrada de cachorros nesses locais.
Na sua casa é claro que faz o que você quiser, pode não ser educado proibir, talvez, não sei; mas a casa é sua. Mas nesses lugares é permitido que eles tenham acesso livre.
O que me impressiona é a educação desse cachorros, eles praticamente não fazem barulho, mas em compensação muitos parecem tristes, talvez pelo frio.





4) GUARDANAPOS E TALHERES
Nos restaurantes mais tradicionais e típicos da região da Baviera em Munique, geralmente os talheres e guardanapos ficarão localizados no centro da mesa em um copo. Você ficará procurando um tempão e nada hehehehe Procure por uma caneca como a da figura abaixo.




5) PORCO E BATATA
Não que não tenha outro tipo de comida, mas você vai ver muito, mas muito porco e batata por Munique!!! Tantas variações de batata que você nem imaginava que existiam e tantos tipos de linguiça, joelho de porco, hambúrguer de  porco, costela de porco, bife de porco, etc, etc e etc....
Gente é muita coisa mesmo! Para quem gosta, vai ser uma diversão a parte!




6) CULTURA DA CERVEJA
Os alemães levam a cerveja muito a sério, pelo menos na região da Baviera onde localiza-se Munique. Eles bebem na hora do almoço durante a semana, muitas vezes você poderá vê-los tomando até mesmo no café-da-manhã e sempre porções muito grandes, não se espante!


Quando eles se juntam para beber cerveja nos finais de semana e em festas, nos bier gartens e cervejarias acontece um movimento muito interessante. O povo que normalmente é mais contraído, mais fechado se torna mais expressivo, dando vários saudações de PROST (saúde em alemão) bem alto e batendo suas canecas nas mesas. Uma mudança substancial de se ver, muito interessante.
E normalmente nesses momentos eles costumam usar os seus trajes típicos alemães. E não é só na Oktoberfest que eles usam não, óbvio que mais nessa época, mas eles usam com o maior orgulho os seus belos trajes durante o ano e se reúnem para festejar.



Bem por enquanto essas são as maiores diferenças que lembrei no momento. Com o passar do tempo vou atualizando aqui!
Beijos da Di.




POSTS SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS: 
               - COMO SE LOCOMOVER NA CIDADE DE MUNIQUE!
               - MUNIQUE: ODEONPLATZ!
               - MUNIQUE: ENGLISCHER GARTEN!
               - MUNIQUE: DEUTSCHES MUSEUM
               - MÜNCHNER RESIDENZ!
               - MUNIQUE: O CASTELO NESCHWANSTEIN
               - MUNIQUE: LOJA DA MILKA EM MUNIQUE!
               - MUNIQUE: A CERVEJARIA HOFBRÄUHAUS!
               - MUNIQUE: ONDE COMPRAR SHAMPOO?!
               - MUNIQUE: LOJAS DE 1 EURO!

CONVERSATION

5 Comentários :

  1. amei o post!! tudo muito verdade!! hahaha <3
    ps: vais ter que me levar pra comer esse prato, fiquei com água na boca

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ir para um lugar com cultura tão diferente da nossa já sabendo como se comportar!

    Em Dublin o sistema de transporte funciona da mesma forma. Demorei pra me acostumar com o abrir as portas... Ficava esperando!!!
    Com relação a cerveja, também é semelhante. Lá o povo já entra para os pubs de manhã!

    gostei muito de conhecer um pouco desta cidade linda da Baviera Di!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Adorei!!

    ResponderExcluir
  4. Ai que saudade de comer chucrute com linguiça, viu?? Adorei!!
    Uma sociedade baseada na confiança não espera que as pessoas infrinjam as normas do bom convívio e as morais. Acho o máximo esse sistema de não haver catracas, expressando a confiança. E, se quiser ser malandro, pode ser pego por fiscal e passar vergonha e pagar multa.
    Amei Munique!
    Uma cidade incrível!
    Linda matéria!
    Adorei as fotos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Di!
    Ammmeiii o post, informações muito úteis! Quando fui a Munique tive um choque de cultura no metro, essa coisa da catraca eu n entendi de primeira, fiquei procurando a roleta hehehe.
    Pesquisar antes de viajar e ter informações gerais como as suas, são de extrema importancia.
    Parabéns pelo texto!
    Beiijoos

    ResponderExcluir

Volte
p/ topo