Dicas sobre o que fazer em Munique! (Guia Completo)

Munique, ou München em alemão é uma cidade muito interessante para os brasileiros conhecerem, um lugar onde tudo funciona, tudo é lindinho, limpo, organizado. Claro que quando você vai conhecendo mais profundamente percebe-se que não é bem assim, afinal de contas nada no mundo é perfeito. A perfeição não tem graça não é!? Se não, não seria humano.


Mas para os nossos padrões, a perfeição é aqui! Sem catracas nos meios de transporte, jornais sendo vendidos sem o vendedor, a pessoa pega e deixa o valor devido. Bem Muitas coisas incríveis, leia mais sobre o assunto nos posts Principais Diferenças Culturais 1 e Principais Diferenças Culturais 2.
Além de tudo isso, a cidade é incrível na primavera e no verão! Tudo fica florido, as pessoas todas saem de suas casas e vão para as ruas e parques, tudo fica cheio de vida!
A gastronomia também é um ponto muito positivo da cidade! Aqui você tem contato direto com toda a cultura gastronômica da Baviera e muuuuuuuiiiittaaaaaaaa cerveja hehehhehehhe VIVA!!!! Eles gostam mesmo de cerveja e as fabricadas em Munique são excelentes, não deixem de experimentar a Weissbier. Para conhecer alguns detalhes da gastronomia de Munique leia esse post que escrevi para o blog Marola com Carambola: Munique e a sua gastronomia!
Munique oferece muitas possibilidades para todos os gostos e vou detalhar tudo aqui para vocês. Esse post vai estar sempre sendo atualizado, pois estou morando aqui por um bom tempo e sempre teremos novidades para vocês!

CENTRO ANTIGO

O centro antigo de Munique é muito lindo e charmoso, e mistura o novo e o antigo de uma forma única!
Ele é cercado por três portais, que em alemão é se chama Tor, eles faziam parte do muralha de proteção da cidade e anteriormente eram quatro. Esses portais são construções medievais que de certa forma delimitam o Centro antigo, não exatamente, mas eles são lindos! São os seguintes:

-       Karlstor
Esse portão para mim é como o portal do mundo das compras hahahhaha, ele fica localizado na Karlsplatz, que digamos que seja a segunda praça mais animada de Munique, e logo após esse portal está a rua mais badalada de compras, a Neuhauserstrasse.


-       Sendlinger Tor
Esse portal é bem famoso e está em uma área bem nobre da cidade.

-       Isartor
Esse portão está praticamente conservado de acordo com o original e dentro dele fica um museu. O Isartor divide o centro antigo e a área onde fica o Rio Isar.


O centro antigo é todo uma mistura do antigo com o moderno de uma forma muito harmoniosa! E as principais atrações são:

-       A Marienplatz e a Neue Rathaus
A Marienplatz é a principal praça de Munique, esse recomendo que seja o primeiro lugar que você visite em Munique. Em destaque na praça fica o Neue Rathaus, o prédio da prefeitura da cidade, onde está localizado o relógio animado da cidade, ou em alemão o Glockenspiel, que só é animado três vezes por dia, às 11:00, às 12:00 e às 17:00.


Leia mais detalhes no post Marienplatz e o seu relógio animado!

-       Alte Peter
A melhor vista panorâmica da cidade, todas as fotos do centro antigo em que você pensa: que lindas, foram tiradas aqui. Na verdade é uma igreja, St. Peterkirche, que é muito linda! Mas o imperdível dessa igreja é subir na sua torre e ver os principais pontos do centro antigo de um ângulo perfeito! A subida não é tranquila, mas as coisas boas da vida não são fáceis né, tem um preço.


Leia mais detalhes no post St. Peterkirche e a Alte Peter!

-       Frauenkirche
A Catedral da cidade de Munique, é uma igreja belíssima! É possível de diversos ângulos da centro da cidade, foi proibido executar construções maiores que as suas duas.


Leia mais detalhes no post Frauenkirche a Catedral de Munique!

-       Karlsplatz
Essa praça é bastante animada, uma possibilidade de roteiro é começar por ela e prosseguir andando pela Neuhauserstrasse até a Marienplatz.


Ela está sempre cheia de pessoas sentadas nos seus banquinhos assim que abre um sol e é nela que fica localizado um dos portais que falei anteriormente, o Karlstor e por ela passava a rota de sal de Munique da Idade Média.

-       Odeonplatz
A Odeonplatz é uma praça com um clima diferente, dizem que você se sente como em Paris, não é a toa que um dos restaurantes franceses que recomendo na cidade, se localiza nessa praça.
Lá ocorreu um episódio histórico importante, o Putsch de Munique e hoje existe um monumento no local exato.
Encontra-se a Theathinerkirche, uma igreja belíssima, toda branca por dentro,  ao lado o Hofgarten, o jardim do Münchner Residenz, que tem acesso livre e é lindo!


Leia mais detalhes nos posts Odeonplatz e Theathierkirche, e Hofgarten!

-       Viktualienmarkt
O mercado municipal Gourmet de Munique, é também onde fica localizado o maior Biergarten e a maior Árvore de Maio da cidade.
Eu simplesmente adoro esse mercado, além de você poder comer linguiça e tomar cerveja, como se um bávaro fosse! heheheh Você também pode comprar, ou simplesmente curtir as barracas com queijos, frutas, verduras, flores, tudo fresquinho, uma maravilha!


Leia mais detalhes no post Viktualienmarkt!

-       Cervejaria Hofbrähaus
Essa cervejaria é a mais tradicional de Munique, e é realmente uma visita que vale a pena! Além de ter toda a decoração tradicional da região da Baviera, nela ainda você sente o clima da cidade, pois o seu povo realmente frequenta as cervejarias e ainda vão com suas roupas típicas.
Lá ainda tem um grupo tocando as músicas tradicionais, é um passeio que não pode faltar no seu roteiro.


Leia mais detalhes no post A cervejaria Hofbräuhaus!


PRAÇAS, PARQUES, JARDINS E MONUMENTOS

-       Hofgarten
O Hofgarten o jardim do palácio é um lugar todo especial, cheio de flores belíssimas, fontes, e bem ao centro o Templo de Diana, uma estrutura estilo romano que dá um toque especial ao conjunto da obra.
A melhor época para visitação do jardim é na primavera e no verão, quando está florido.


Leia mais detalhes no post Hofgarten!


-       Englischer Garten
Eu adoro esse parque, posso visitá-lo infinitas vezes! Óbvio que se calhar de a sua viagem ser no inverno ele não vai estar tão animado como no verão ou na primavera, os biergatens não vão estar funcionando, mas mesmo assim ele continuará lindo!
É um parque enorme, maior que o Central Park, mas eu não gosto dessa comparação, pois a ideia dos parques é bem diferente. Cada um é encantador de uma forma completamente diferente. New York é muito mais cosmopolita, eles realmente precisam daquele parque para respirar, aqui o conceito é diferente, o povo de Munique ama as flores e a natureza, elas estão por todos os cantos, portanto não gosto dessa comparação.
No Englischer você poderá ver as pessoas sentadas na grama fazendo piqueniques com suas bicicletas ao lado, pessoas soltando pipas, pessoas correndo, e toma-lhe cerveja nos biergartens, o surf de rio e muito mais!



-       Zoológico de Munique (Thinkerpark)
O zoológico de Munique é bastante interessante e divertido principalmente se você estiver viajando com crianças, crianças adultas também contam! Mas não é como alguns zoológicos que existem, em que você pode ter contato com os animais, mas o legal para nós brasileiros, é que você poderá ver muitos animais diferentes dos que estamos acostumados, animais de regiões frias e também da África.



-       Königsplatz
A praça dos Reis, é uma praça belíssima, com urbanismo e arquitetura baseadas no estilo grego-romano.Suas edificações são muito imponentes e nele fica localizada o museu Glyptothek.



-       Biergarten
O biergarten é uma tradição incondicional da região. São mesas compridas, normalmente de madeira, que ficam ao ar livre e onde são servidos muita cerveja e linguiças! Diferente do que estamos acostumados, as mesas são dividas entre pessoas desconhecidas e essa é a onda do biergarten, quando for, divida a mesa!
O maior de Munique fica no Viktualienmarkt, mas outro que adoro é o ChineseTurm que fica dentro do Englischgarten. Se não puder em um desses dois, não se preocupe, eles estão espalhados por toda a cidade, tem inclusive dentro de alguns restaurantes e cervejarias, como a Hofbräuhaus que tem um jardim interno com suas mesinhas, o biergarten.


PS: infelizmente só funcionam na primavera e verão, e mesmo assim se estiver chovendo estarão vazios. Portanto, se quiser ver um biergarten em pleno vapor terá que ter sorte de pegar um dia de sol. 

-       Therensienwiese
Essa é a famosa praça em que acontece anualmente a Oktoberfest, ela é muito famosa pela grande festa, mas ela também é muito linda e pode ser visitada em outras épocas. É nela que se encontra a grande estátua da Baviera, uma figura feminina com um grande leão, que representa a região e todo o seu poder.



-       Siegestor
O Siegestor é o arco da vitória de Munique, segue o mesmo estilo do Arco de Costantino de Roma. O arco abre as portas para a Maximilianstrasse, uma belíssima rua com árvores imponentes dos dois lados.



CASTELOS

-       Müchner Residenz
O palácio que abrigou durante muitos séculos a corte e a realeza de Munique. Lá você verá além cômodos incríveis, Tesouro e a ópera.


Leia mais detalhes no post Müchner Residenz!

-       Palácio Nymphenburg

-       Castelo Blutenburg


MUSEUS E ÓPERAS

-       Deutcshes Museum
Esse museu é em especial para os amantes de ciências de tecnologia. É uma viagem pela história das grandes descobertas do homem em vários setores da tecnologia e das ciências.


Leia mais detalhes no post Deutsches Museum!

-       BMW Museum
No Museu da BMW você vai viajar pelos diversos modelos de carros e motos desde os primórdios da fábrica, além de poder conhecer detalhes de motores.


Leia mais detalhes no post BMW Museum!

-       Glyptothek
O museu mais antigo de Munique,  abriu suas porta em 1930. Foi projetado pelo arquiteto alemão Leo von Klenze, com o estilo de um tempo iônico. O acervo conta com esculturas que vão desde 600 A.C. até meados de 400 D.C., peças romanas, gregas, egípcias, entre outras, dessas que adoramos.


Fica localizado na Königplatz.

-       Nationaltheater
O Teatro Nacional é a Ópera de Munique, onde são realizados os grandes shows de teatro, balé e óperas.


Fica localizado na Max-Joseph-Platz, bem ao lado da entrada da Münchner Residenz.
Para verificar horários e disponibilidades de tíckets clique no link www.muenchen.de/schedule.

-       Alter Rathaus – Spielzeugmuseum
Alter Rathaus é o prédio aonde ficava localizada a antiga prefeitura de Munique, que foi transferida para a Neue Rathaus. Ela também fica localizada na Marienplatz, mas no canto sobre um portal.
Hoje nele se encontra o Spielzeugmuseum, o Museu dos Brinquedos.



-       Neue Pinakoteke

-       Alter Pinakoteke


LOJAS INTERESSANTES

-       BMW Welt
A loja da BMW é bem divertida, você pode entrar e tirar fotos em carros que jamais pensaria, além de carros da Mini, da Rolls Royce e de motos.


Leia mais detalhes no post BMW Welt!

-       Milka Welt
Já imaginou uma loja toda roxa e com vaquinhas enormes todas roxas!? Não? Essa é a loja do chocolate mais cremoso, o chocolate Milka! Lá não tem só chocolate, tem cafés, roupas, sorvetes, souvenirs. Diversão garantida!


Leia mais detalhes no post Milka Welt!


ESPORTE

-       Olympiapark e Olympiaturm
O Olympiapark é o parque onde foram realizadas as Olimpíadas de 1972. As estruturas dos ginásios são muito bem conservadas e você pode visitar livremente. Na área existe um belíssimo lago, aonde fica o Olympiaturm, a torre de observação da cidade e o Sea Life, o aquário vivo da cidade.



 Leia mais detalhes no post Olympiapark e Olympiaturm!

-       Allianz Arena
O estádio do Bayern de Munique FC, localizado no norte de Munique é uma construção de respeito se assim posso dizer, bela de dia e mais bela ainda à noite, com o jogo de luzes!
Foi inaugurado em 2005 e desde então nele são realizados diversos jogos e para os amantes da UEFA Champion League, se tiverem oportunidade de assistir um jogo no estádio vale a pena!


Para comprar ingressos e ver os jogos que acontecerão na arena, clique no link www.ticketbis.com.br/ingressos-bayern-munique.


DACHAU – CAMPO DE CONCENTRAÇÃO
O campo de concentração não fica exatamente em Munique, mas é em Dachau, que fica dentro da grande região urbana de Munique.
Uma visita que nem todos fazem, mas que eu julgo importante. Esse foi o primeiro campo de concentração a ser construído e serviu de modelo para os demais.


Leia mais detalhes no post Campo deConcentração de Dachau!


FESTAS

Para saber a programação dessas festas, festivais e outros vejam nesses links:


-       Oktoberfest
A Oktoberfest é a festa mais famosa da Alemanha, temos até a nossa versão brasileira. A festa na Alemanha, acontece em Munique, na Therensienwiese, em uma área enorme.


É formada por diversas tendas das mais famosas cervejarias de Munique, onde tocam bandas alemãs e rola muita cerveja e comidas típicas.
Na área externa a festa é um grande parque de diversões, com brinquedos impressionantes, só que regado a cerveja e comidas típicas é claro!
Nessa festa você poderá ver toda a população local com a roupa típica da região, até mesmo as crianças e se divertir muito! Além da tradicional abertura  da festa, onde acontece o tradicional desfile!
A festa acontece no mês de outubro e para saber os dias exatos tem que ficar ligado na programação anual de festas da cidade de Munique.
Para saber a programação da Oktoberfest clique nesse link www.muenchen.de/int/en/events/oktoberfest.

-       Starkbierfest
Festival da cerveja que ocorre no próprio biergarten de cada cervejaria. Um dos mais badalados é o da Paulaner, pois a entrada é gratuita, muitos deles cobram ingresso para entrada. Essa é mas uma das festas que ocorrem na região que não é muito conhecida pelos brasileiros.

-       Frühlingfest
Essa festa é uma mini Oktoberfest e acontece também na  Therensienwiese, mas para comemorar a chegada da Primavera!
O evento conta com as tendas das cervejarias, embora menores, e acontece em meados de abril e maio, se você quer vir à Munique e participar da festa, tem que ficar ligado nas programações de festa da cidade.

-       Maibaum
É a festa do trabalhador, acontece no dia primeiro de maio. Maibaum ou Maypole significa Árvore de Maio e é um tronco de árvore com as cores da Baviera que é hasteado e cravado em um local de destaque da vila, esse processo tem todo um ritual e é uma festa regada a muita cerveja.


No tronco ficam em destaque todas as profissões da região, e a principal Maibaum de Munique fica no Viktualienmarkt e a festa inicia por volta das 11:00 hs e vai até o escurecer.

-       Carnaval
O carnaval de Munique é bastante diferente do nosso, dependendo do dia é até meio vazio. Mas é interessante conhecer as culturas, portanto, se estiver em Munique na época do Carnaval, não deixe de conhecer.


Aqui as pessoas saem para as ruas com todas fantasiadas, quem não tem uma super fantasia, vai enfeitado com algum pequeno detalhe, mas ninguém fica sem enfeite! São três palcos principais, uma na Karlsplatsz, um no meio da Neuhauserstrasse e um na Marienplatz que é o maior, é claro.
Leia mais detalhes no post Carnaval em Munique!


VIAGENS DE UM DIA

Nesse item vou deixar somente os links para os posts, esses são passeios em que é possível fazer um bate-e-volta de Munique.

-       Salzburg






-       Palácio Linderhof



-       A linda Stanbergsee


-       Ninho da Águia



-       Garmisch-Paternkirchen e Zugspitze




COMPRAS

Nesse item também só vou deixar os links:



Meu povo espero que vocês curtam as dicas!

Beijos da Di.

          
POSTS SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS: 

               - COMO SE LOCOMOVER NA CIDADE DE MUNIQUE!
               - MUNIQUE: ODEONPLATZ!
               - MUNIQUE: ENGLISCHER GARTEN!
               - MUNIQUE: DEUTSCHES MUSEUM
               - MÜNCHNER RESIDENZ!
               - MUNIQUE: O CASTELO NESCHWANSTEIN
               - MUNIQUE: LOJA DA MILKA EM MUNIQUE!
               - MUNIQUE: A CERVEJARIA HOFBRÄUHAUS!
               - MUNIQUE: ONDE COMPRAR SHAMPOO?!
               - MUNIQUE: LOJAS DE 1 EURO!

CONVERSATION

15 Comentários :

  1. Adorei a postagem: Muito bem formulada, com conteúdo e belas imagens!

    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ficou excelente, Di!
    Em tempo! rsss
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Diii!
    Meu lugar favorito na Europa, por enquanto ainda é Munique!
    Amei as dicas e agora quando for de novo já tenho várias para melhorar o aproveitamento do lugar.
    Beiijoss

    ResponderExcluir
  4. Completo! Completíssimo! Fotos lindas demais!!!!!!

    Seu blog já é referência em Munique, parabéns Di!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada Mariana,

    espero realmente poder ajudar as pessoas a montarem seus roteiros!!! :)

    Beijos da Di.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda Scafi,

    pior que ainda não acabei de escrever todos os posts sobre Munique hahahhah.

    Beijos da Di.

    ResponderExcluir
  7. Brigada Fabi,

    espero que tenha aproveitado muito seu tempo por aqui na minha área hahahha

    Beijos da Di.

    ResponderExcluir
  8. Cris,

    você tem que voltar para curtir ainda mais!!!

    Beijos da Di.

    ResponderExcluir
  9. Brigada Moniquita,

    eu espero mesmo :)

    Muito obrigada pela visita!

    Beijos da Di.

    ResponderExcluir
  10. Brigada Moniquita,

    eu espero mesmo :)

    Muito obrigada pela visita!

    Beijos da Di.

    ResponderExcluir
  11. Super blog! Suas dicas são completas e cheias de detalhes, diferente de outros blos, que trazem mais fotos e comentários superficiais. Parabéns, Di!!

    ResponderExcluir
  12. Ana!!!

    Você é uma fofa!!!

    Obrigada por todo o carinho de sempre e pelas visitas!!!

    Beijos da Di.

    ResponderExcluir
  13. Lorraine F. Michelini3 de janeiro de 2017 17:03

    Conheci hoje esse blog e estou impressionada! Não preciso pesquisar mais nada sobre Munique em outro lugar... Tudo o que eu preciso está aqui, obaa!!!
    Obrigada por compartilhar conosco todas essas informações e dicas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorraine!

      Poxa fico muito feliz!!!

      O nosso objetivo é mesmo poder ajudar as pessoas!!

      Espero que você aproveite muito!

      Beijos da Di.

      Excluir

Volte
p/ topo