Grécia: Ios, um pedacinho do paraíso! (autora Monica Barros)

Para quem não conhece a Grécia, as mundialmente famosas Santorini e Mykonos são obrigatórias. Mas minha recomendação é que pra quem já conhece essas duas ilhas, deve-se explorar o resto do arquipélago que é muito rico em belezas, como Ios, um pedacinho do paraíso!

Azul, ceu e mar
Azul, ceu e mar

A ilha de Ios faz parte do conjunto chamado Cíclades, no Mar Egeu. Para chegar até ela basta pegar um ferry, no nosso caso fomos a partir de Santorini. O bilhete pode ser comprado pela internet no site www.helasferries.gr. Como nas ilhas costuma ventar muito, especialmente de setembro em diante, os horários das barcas podem mudar em cima da hora. Nada que cause grandes transtornos.

Porto de Ios
Porto de Ios

Com apenas 18km, apesar de pequena é muito montanhosa, portanto alugar um carro é fundamental, melhor opção em relação a custo/benefício. Pode-se reservar um carro ou ATV diretamente no hotel ou em uma das agências de locação do centro, nós usamos a Vangelis Rentals (15 euros a diária). 

Vangelis Rentals
Vangelis Rentals

Assim como toda ilha helênica, seu centrinho é chamado de chora, com várias agências, casinhas e igrejas branquinhas e boas opções de restaurantes. Coma pelo menos uma vez o típico kebab, é baratinho, muito bem servido e saboroso, vale por uma refeição rápida e encontra-se aos montes no centro.

Chora em Ios
Chora em Ios

A igreja do centro de Ios
A igreja do centro de Ios

Quando se fala em Grécia lembramos de mitos e lendas, e em Ios não é diferente. Segundo a lenda, o poeta épico grego Homero, o autor de Odisséia, estaria enterrado em Ios. É possível visitar sua suposta tumba no norte da ilha, e mesmo que não seja verdade que seus restos estejam ali, o lugar é uma ótima atração, estando localizado numa espécie de mirante com vista panorâmica.

Subida para Tumba de Homero

Outro aspecto de Ios, não tão conhecido quanto Mykonos, é vida noturna. Os beach clubs  atraem jovens e muitos europeus em busca de praia e festa. Um dos pontos que reúne mais gente atrás disso é a praia de Mylopótamos, próxima ao centro, onde também espalham-se os night clubs. Como não é isso que procuro quando viajo, pra mim o paraíso está mesmo nas praias mais tranquilas e vazias.

Aqui vão algumas dicas das que mais amei:

Manganari Beach – Essa praia, localizada mais ao sul da ilha, ficou conhecida por ter sido uma das locações do belíssimo filme Imensidão Azul. É muito, muito linda mesmo, muito gostoso fazer uma caminhada ali. Bem em frente à praia tem o restaurante de comida simples, perfeito para uma parada para almoço. Nessa praia, como em outras, tem serviço de barraca e espreguiçadeiras. Mas não são dezenas e dezenas como em Mykonos, o que permite relaxar com mais tranquilidade sem que um banhista fique amontoado no outro.


Manganari Beach
Manganari Beach

Sombreiro em Manganari Beach
Sombreiro em Manganari Beach

Psáthi Beach – Deserta, linda mas com muitas pedrinhas no fundo. Muitas praias têm pedrinhas, mas essa achei que machucava um pouquinho mais, e pela falta de experiência eu não tinha aquele sapatinho próprio pra entrar na água em situações assim. O mar é convidadivo, bom para passar algumas boas horas ali.


Psathi Beach
Psathi Beach

Pedras em Psathi Beach
Pedras em Psathi Beach

Agios Theodoti – De longe a praia que mais amei. Praticamente deserta - a maior parte das praias em setembro de 2012 estavam bem vazias, o clima estava ótimo, quente durante o dia e um ventinho gostoso à noite -, belíssima, com uma cor de mar incrível com vários tons e as pedrinhas mais lindas e coloridas que já vi. Em toda extensão da areia tinham muitas pedrinhas, mas essas não machucavam. Eram tão lisinhas e perfeitas, de tantas cores e tamanhos variados, pareciam ter sido feitas à mão. Essa praia é maravilhosa, ficar horas e horas naquela areia e na água é uma benção. Não tem nada muito próximo a ela, mas podemos contar com sombreiros de palha para nos abrigar do sol e relaxar, que foi o que fizemos ouvindo música no iphone e comendo alguma coisinha que nós mesmos levamos. Algo que não se deve estranhar nessas ilhas gregas é que, como muitas são quase desertas, sempre pode aparecer um ou outro ser nadando à vontade sem roupa nenhuma!


Agios Theodoti Beach
Agios Theodoti Beach


Mar cristalino de Agios Theodoti
Mar cristalino de Agios Theodoti


Agios Theodoti
Agios Theodoti

         Gialos Beach – Também com um tom de mar muito bonito, rasinha, essa praia fica bem perto do centrinho, assim como Ormos, então é mais movimentada, própria para famílias com crianças. Em Gialos, a gente vê os grandes ferries chegando a ilha carregados de turistas, assim como pequenos barquinhos de pescadores locais.


Gialos Beach
Gialos Beach

Além das praias, Ios tem uma graça de porto com muitos restaurantes charmosinhos, ótimo para uma noite casual.
Para uma noite ultra romântica, o lugar com ambiente mais delicioso e charmoso que a ilha oferece é o restaurante Grandma´s. Serviço de primeira, impecável, com um tratamento diferenciado do momento em que você põe os pés no local até ir embora, e claro, pratos divinos. Foi o lugar perfeito para uma noite perfeita. Uma dica é chegar um pouco antes do pôr do sol, pois ele se põe de cara para a piscina que fica na frente do restaurante. Imperdível!!!


Restaurante Grandma´s
Restaurante Grandma´s


Detalhe do Grandma´s
Detalhe do Grandma´s


Uma noite mágica
Uma noite mágica

Não poderia ser diferente já que o restaurante está localizado dentro do hotel top Liostasi, sem dúvida o melhor local de toda a ilha. Vale muito a pena se hospedar lá, apesar de ser um hotel e spa de luxo de primeiríssima de frente para o mar, suas tarifas não são tão caras (em setembro de 2012 a diária estava cerca de 70 euros). Por tudo o que o hotel oferece e o tratamento dispensado aos hóspedes e clientes, vale demais. Não posso deixar de mencionar que essa foi uma dica da minha amiga Fabi, do excelente instagram Loucos por viagens, sempre com ótimas recomendações!


Liostasi hotel, spa e restaurante
Liostasi hotel, spa e restaurante


Liostasi audiencia para o por do sol
Liostasi audiencia para o por do sol


Por do sol no Hotel Liostasi
Por do sol no Hotel Liostasi

O único motivo de não termos nos hospedado nesse hotel foi porque tinha me apaixonado por outro mais em conta, mais simples, porém lindo e com tudo o que se pode querer de um paraíso. E o mais importante: com uma vista deslumbrante que me conquistou. Recomendo muito o Kolitsani View Hotel, como o nome indica, a vista é sensacional. O preço de um hotel como esse, de frente para o mar com vista exclusiva de todos os quartos, café da manhã incluído, piscina, transfer in e out do Porto (sempre verifique se o hotel reservado oferece transfer in out, é uma prática comum na ilha), jamais vamos encontrar no Brasil, onde os preços costumam ser muito altos. Pagamos somente 33 euros a diária, e com atendimento personalizado, pois a simpatia do povo grego é imbatível.

Kolitsani View Hotel
Kolitsani View Hotel

Vista do cafe da manha
Vista do cafe da manha

Vista do quarto Kolitsani View Hotel
Vista do quarto Kolitsani View Hotel

Linda piscina do Kolitsani View
Linda piscina do Kolitsani View

Por do sol em Ios
Por do sol em Ios

Por tudo isso e muito mais, o viajante deve incluir essa pequena ilha no roteiro, e aproveitar para conhecer outras menos famosas como Folegandros, que fica próxima. Nos sites dos catamarãs que fazem os trajetos entre as ilhas, há informações sobre todos os horários, em muitos casos, dependendo da ilha, dá até pra fazer um bate volta. São muitas as opções paradisíacas na Grécia, e mesmo uma ilha com um nome tão pequeninho como Ios, pode render grandes surpresas e lembranças maravilhosas para o resto da vida!





CONVERSATION

6 Comentários :

  1. Aaaaah,que saudades da Grecia e dessa ilha!!!!Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de vc escrevendo esse post Vanessa!!!!!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Vanessa,
    eu também lembrei muito de você em Santorini!

    Monica,
    seu post é incrível como sempre e é uma honra enorme tê-los por aqui!

    Muito obrigada.
    Di.

    ResponderExcluir
  4. Valeuuuu! Eu também passei duas semanas na Grécia, e fiz um post bem bacana sobre as festas em Ios! http://viajanteanonimo.com/2-semanas-grecia-muitas-festas-gringas-souvlakis/

    ResponderExcluir

Volte
p/ topo