O que fazer em Rothenburg ob der Tauber, uma cidade de conto de fadas! (autora Monica Barros)


Sabe aqueles cenários que vemos em filmes da Disney, com casinhas medievais, muralhas, janelas floridas e tabernas típicas? Assim é Rothenburg ob der Tauber, na região da Bavária, Alemanha.

O cantinho mais fotografado da cidade
O cantinho mais fotografado da cidade

Fiz uma viagem de carro por toda essa região ano passado, e dentre as muitas cidades lindas que percorri pela Rota Romântica, certamente essa foi a que mais encantou por ser a mais bem preservada cidade alemã. Rothenburg é uma joia protegida pelas antigas muralhas que cercam a cidade antiga. Sua fundação data de aproximadamente 950, e como era o costume na época, foi construída quase como uma fortaleza. Seu nome significa “Forte construído sobre o rio”, já que Tauber é o nome do rio onde está a cidade.

Entrada da Altstadt
Entrada da Altstadt

Normalmente a hospedagem é fora da parte antiga, o que nos dá oportunidade também de conhecer o lado moderno desse lugar. É tudo muito pacato, com muitas casas e jardins, trânsito tranquilo e ótimos hotéis bastante tradicionais. Fiquei no Rothenburger Hof, reservado através do booking.com. Ótimo custo benefício com um quarto e banheiro muito espaçosos, fora dos padrões normais. Mas é realmente no centrinho antigo que temos a nítida sensação de termos voltado no tempo e estarmos em um local encantado. Passear pelas ruas de paralelepípedos é vivenciar outras eras, se maravilhar com o incrível estado de conservação das construções, descobrir ruelas e se sentir dentro de um de filme. Com a diferença que nada aqui é cenário nem falso.

Hoteis tradicionais
Hoteis tradicionais

A cidade iluminada
A cidade iluminada

Um dia inteiro é suficiente para explorar essas paisagens medievais. Assim como nos filmes, está tudo lá: a ponte sobre o rio, a torre do relógio, as lojinhas com placas indicativas no formato da especialidade do profissional que ali trabalha, as igrejas e a prefeitura.  As casinhas em estilo enxaimel, algumas em estilo gótico, vão fazer você parar a todo momento para querer fotografar.  E no centro de uma ampla praça todos se reúnem para admirar a beleza da Rathaus, o prédio da prefeitura. Grande e imponente, com a iluminação que ganha à noite fica ainda mais chamativa. É nessa praça também que ocorrem as feiras locais e festividades. No Natal a decoração é um espetáculo à parte, sendo uma das grandes atrações no inverno.

Torre do relogio
Torre do relógio

Fachada das lojinhas
Fachada das lojinhas

Construcoes medievais
Construções medievais

Rathaus a noite
Rathaus a noite

É impossível passar pelas muitas confeitarias de Rothenburg ob der Tauber e não provar o Schneeballen, o doce mais típico da região. Ele chama bastante atenção por ser uma bola um pouco maior que um brigadeirão e estar disponível em muitas cores e sabores. Sua textura é uma mistura de biscoito com bolo, difícil descrever. E gostosinho sem ser nada extraordinário, mas o divertido é poder provar algo tão característico do local.

Confeitaria
Confeitaria

Schneeballen
Schneeballen

Lojinhas tipicas
Lojinhas típicas

Como visitei a Alemanha na primavera, a cidadezinha estava toda florida, tornando tudo muito colorido e alegre. Existem também muitas fontes charmosas e um belo jardim quase no fim do centrinho. Como toda cidade muralhada, ela não é muito grande, é fácil percorrer tudo à pé e também é possível percorrer a própria muralha, tendo uma vista do alto de todas essas casinhas e ruelas.


Flores da primavera
Flores da primavera

Torre do relogio
Torre do relógio

Rothenburg ob der Tauber vista da muralha
Rothenburg ob der Tauber vista da muralha

Quando a noite cai e tudo se ilumina, ganhando ainda mais graça, a melhor pedida é escolher entre uma das tabernas mais antigas, que vão definitivamente fazer você se sentir em séculos passados, ou um dos biergarten ao ar livre. Escolhemos um que ficava bem atrás da Jakob Kirche, a bela igreja que considerei a mais bonita de lá. Inclusive tem um museu dentro dessa igreja. Com muitas árvores e um ambiente muito agradável, nessa cervejaria tomei uma tulipa enorme de cerveja! Mais típico impossível!! Vale lembrar que também há a opção de sentar numa das mesas no interior dos restaurantes, e além das cervejas são oferecidos muitos pratos tradicionais da Bavária e até mesmo sopas para esquentar em dias mais frios.

Biergarten
Biergarten

Cerveja alema
Cerveja alemã

Jakob Kirche
Jakob Kirche


Fim da noite e hora de retornar para o hotel, caminhando lentamente pelas ruazinhas, descobrindo becos e apreciando os muitos detalhes arquitetônicos da cidade antiga. Quando passamos novamente pela ponte que nos leva para fora da muralha medieval, voltamos para a rua moderna com a sensação de ter saído do cenário perfeito de um conto de fadas!



CONVERSATION

3 Comentários :

  1. Di que bom que vc gostou de mais essa diquinha de viagem ;-))

    Adorei colaborar!

    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica se você tivesse um pouco de noção de como sou grata por você contribuir comigo e com meu blog!

      Seus textos e fotos são inspirações que poderia ficar olhando horas!

      Obrigada por tudo querida!

      Beijos da Di.

      Excluir
  2. Derrete meu coração falando assim!!!!!!!!!!!!!!

    Brigadúuuu!!!

    Bjoss

    ResponderExcluir

Volte
p/ topo