Gastronomia – Niterói: Gruta de Santo Antônio, o melhor restaurante português do Rio de Janeiro!

             A Gruta de Santo Antônio é um daqueles cantinhos que quando você conhece você fica pensando: “Nossa o ser humano é realmente incrível por conseguir criar e transformar comida em arte!”.  Eu gosto de comida portuguesa, mas degustar o cardápio da gruta me levou a outro nível nesse tipo de gastronomia! 


Quem comanda o conjunto da obra com muita maestria é o chef executivo Alexandre Henriques, premiado como o melhor chefe do ano segundo o Jornal o Globo. Outra surpresa que tivemos ao visitar o restaurante foi conhecer a Dona Henriqueta, portuguesa e mãe do chef, ela fica sempre na gruta recebendo os clientes e há várias fotos da família espalhadas pelos salões do local. Uma das coisas que mais gostei em conversar com o chef, foi sentir sua paixão pela gastronomia e perceber o amor que coloca em tudo que faz, isso não tem preço.


O restaurante já recebeu várias premiações e tem uma adega caprichada que você pode pedir para conhecer! A decoração recebe bastante madeira e muitas cerâmicas que traduzem o estilo português e principalmente muitas imagens de Santo Antônio. Fica localizado no Bairro Ponta da Areia em Niterói bem pertinho do mercado de peixes, então você pode imaginar como todos os peixes e frutos do mar são bem frescos!






O cardápio vai do bastante tradicional na culinária portuguesa como Bolinho de bacalhau, Punheta de bacalhau, bacalhoadas e sobremesas típicas, até uma gastronomia de releitura assinada pelo chef e bastante contemporânea linda de se ver e comer.
Nós provamos o Menu Degustação que é servido durante a semana, no almoço e no jantar, vou contar aqui todos os detalhes!
O menu é composto por três entradas, mas experimentamos também o clássico Bolinho de bacalhau da casa, bastante crocante por fora e macio por dentro, hummmmmm... As outras entradas eram: Pastel de nata de bacalhau, entrada muito interessante, com a mesma massa folhada da sobremesa, mas com um creme de natas e bacalhau, bem leve e saboroso, Camarão a Bulhão Pato, camarões feitos numa base de manteiga com coentro, azeite, limão e alho laminado, tudo se encaixa perfeitamente nessa entrada, mas o sabor da manteiga com o alho combinava perfeitamente e amo camarão então essa foi uma das minhas favoritas, ela fica melhor ainda se saboreada com os pães fresquinhos da casa, Panelinha de Lagostins, feito com zucchini, shitake, azeite e alho poró, também muito saboroso e servido nessas mini-caçarolas francesas, só isso já deixava o visual lindo.






A apresentação do prato principal era tão linda que dava pena de comer, mas depois da primeira garfada a pena passa muito rápido, o Bacalhau do Chef, Lombo de bacalhau levemente assado no forno, redução de cebolas e batatas ao murro, esse nome é ótimo né, hehehehhe mas o sabor não é brincadeira.  Muito macio o lombo e muito bem temperado, o chef tem o meu respeito!



Fechando com um Pijaminha de doces Portugueses,  com três das mais clássicas sobremesas portuguesas: começando pelo Pastel de Nata, Rocambole de laranja com amêndoas e Toucinho do céu. Nesse momento fui para o céu, hehehehe A massa folhada novamente estava incrível, mas o recheio super leve, bem diferente de todas que já provei! A segunda sobremesa foi a que mais gostei, porque era muito doce e molhadinha. A terceira também estava saborosa, mas a segunda ganhou em disparado!


A experiência do menu vale muito a pena e você pode degustar e escolher os seus favoritos do cardápio!
Aproveitem também e beijos da Di.

DADOS IMPORTANTES:
Endereço: Rua Silva Jardim, 148 – Centro, Niterói – RJ
Telefone: (21) 2621-5701
Horários de funcionamento: Quinta a Sábado de 11:30 as 22:30 hs
Domingo a Quarta e Feriados de 11:30 as 16:30 hs
Formas de Pagamento: todos os cartões de crédito e dinheiro
Estacionamento: existe serviço de Parking no local


PS: post apoiado, cortesia no menu. O Histórias da Di tem o compromisso com os seus leitores e mantém a transparência dos serviços que foram oferecidos.

POSTS SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS:
- MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA, A LINDA OBRA DE NIEMEYER
- TRILHAS DA REGIÃO OCEÂNICA!
- PARQUE DA CIDADE, A MAIS BELA VISTA DO RIO DE JANEIRO!
- REVIEW H NITERÓI HOTEL!
- GASTRONOMIA: RESTAURANTE PORTUGUÊS, A GRUTRA DE SANTO ANTÔNIO
- GASTRONOMIA: CHURRASCARIA MOCELLIN
 

CONVERSATION

6 Comentários :

  1. Huuuumm Salivei!!!!!!!
    Deu saudade das sobremesas, hiihihi..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinhaaaa!!!

      O lugar é tudo!!! hummmmmmm

      Beijos da Di.

      Excluir
  2. Agora eu que fico passando vontade aqui lendo o seu blog, né?

    ResponderExcluir
  3. Sou de Niterói e ainda não conheço. Depois de ler esse post quero conhecer logo. Deu água na boca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi abençoada!!! Mora benzão!!!

      Você tem que ir lá!!

      Beijos da Di.

      Excluir

Volte
p/ topo