Niterói: Trilhas para se fazer na Região Oceânica!

Olá, me chamo Alexandra Figueiredo e a Di me convidou para escrever um texto para ela e fiquei muito feliz, pois falar de Niterói para mim é muito gratificante! Nikiti City, como é carinhosamente chamada pelos seus morados ou a cidade sorriso, possui inúmeras atrações turísticas voltadas à natureza, porém irei me restringir a falar sobre algumas trilhas que podem ser realizadas na Região Oceânica. Amo este pedacinho encantador de Niterói!
Para quem não conhece a Região Oceânica, é simples chegar, siga as placas a partir do Centro de Niterói e em 40 minutos você estará em algumas de suas lindas praias.

1)       Trilhas de Itacoatiara
Entre no bairro de Itacoatiara siga em direção a praia e conheça uma das maravilhas de Niterói,  a praia de Itacoatiara, quem tem uma natureza exótica, público seleto e ondas incríveis. Em seguida vire à esquerda e siga, você dará na entrada principal do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que fica ao lado da Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos e conta com posto de recepção ao visitante, como mostra foto abaixo:

O acesso ao parque é gratuito e abre caminho às trilhas, uma que leva à Enseada do Bananal e outra ao Costão.
As trilhas são bem tranquilas, muito bem demarcadas, já que fazem parte do parque, entretanto podem ser um pouco cansativas para quem não está acostumado a exercícios físicos. Não esqueça de sua garrafa de água e de usar tênis, fazendo isto o resto fica fácil! A água serve tanto para beber como para molhar o rosto aliviando o calor caso esteja sol. Eu sempre levo 1,5 litro para 2 pessoas. Não vá de chinelos, eles não são bons aderentes e podem arrebentar.
Subindo durante 15minutos  você chegará a “ clareira “ espaço onde divide as trilhas, neste local também possui um banco para que possa descansar um pouco, aliás eu recomendo que faça isso antes de seguir em frente. A partir da clareira você poderá escolher entre descer a trilha da Enseada do Bananal a esquerda ou subir a pedra do Costão à direita.

2)        Trila do Bananal:
Neste dia escolhi descer a Enseada do Bananal, pois já estava no final do dia e o sol não estava tão forte, deixei o Costão para um dia típico de verão, pois o Costão merece! Já o Bananal daria para curtir toda sua beleza, pois é um local ao nível do mar, onde pode se  fazer prática de rappel e slackline ou mesmo relaxar ao som das ondas,  contemplando a natureza e tirar belas fotos, que foi o que eu escolhi! Rsrsrsrrs Confesso tenho um pavorzinho de altura e de esportes radicais.
A trilha para o bananal é bem leve e leva em média 30 minutos, como é uma descida a dificuldade fica para a volta, acredite é um ótimo exercício físico! Chegando ao final da trilha avistamos o mar, uma enseada linda de águas esverdeadas e pedras .

Suba na enorme pedra a sua frente com um certo cuidado e você terá uma visão espetacular da pedra da tartaruga junto com a pedra do elefante, nessas horas nos sentimos tão pequenos.

Ainda em cima da pedra olhe para baixo e você verá o mar! Nossa, uma sensação indescritível!

3) Trilha do Costão:
Como estamos no verão não demorou muito para que o sol voltasse a reinar e trazer com ele um colorido mais belo para nossos olhos e as boas energias que são essenciais para nossas vidas!
Então era o dia do Costão!  Saímos de casa bem cedinho as 7:30 hs e chegamos em Itacoatiara as 9:00hs, neste dia fomos em um grupo de 4 pessoas. Todos de tênis e cada um com sua garrafa de água, estava um calor daqueles e a água como disse, é indispensável.
No verão suba o Costão ou bem cedinho ou a tardinha, pois uma boa parte desta trilha e feita na pedra e com o sol a pino não há corpo que agüente.

Durante a subida você terá visão da pedra do elefante e a vontade de tirar fotos é absurda, são paisagens lindas!

A Pedra do Costão em Itacoatiara é uma formação rochosa com cerca de 217 m de altitude, são ao todo e em média 40 minutos de trilha subindo. Não é uma trilha muito difícil, mas dá para cansar um pouquinho, para quem tem medo de altura como eu é uma superação, e posso garantir chegar ao topo é gratificante! Todo seu esforço será recompensado com uma das mais belas vistas da praia de Itacoatiara, lá de cima você também tem visão do Rio de Janeiro e do Morro das Andorinhas.

Chegue ao topo, relaxe, sente  e contemple a paisagem...

Depois de relaxar curtindo a paisagem de Itacoatiara, siga um pouco em frente e pegue um caminho contornando a pedra que te levará a uma bela vista da praia de Itaipuaçu.

Acabando de descer a trilha não esqueça de se refrescar no mar da Praia de Itacoatiara, tome um mate, coma um sanduíche natural e aproveite o resto deste dia especial!

Caso decida subir a tardinha, você também será muito bem recompensado, o pôr do sol de lá é de tirar o fôlego!

Foto de autoria de Josie Barros

4)       Trilha do Morro das Andorinhas :
A trilha do Morro das Andorinhas é bem mais leve, a caminhada leva em torno de 40 minutos e tem aproximadamente 1000m de extensão ela também pertence ao Parque Estadual da Serra da Tiririca e seu ponto de partida é pela praia de Itaipu.
Então vá em direção à praia de Itaipu e um pouco antes de chegar ao estacionamento vire à esquerda e suba uma ladeirazinha, você verá uma linda Igreja, em seguida vire à direita, o acesso à trilha é um pouco mais a frente, se for de carro você poderá estacionar por ali mesmo.

Claro não se esqueça da garrafa de água!! Apesar de ser uma trilha leve você gastará bastante energia caminhando e se preferir usar os chinelos, nesta trilha não terá problemas, mas isso fica ao seu critério, eu sempre prefiro os tênis.
Chegando ao topo no Andorinhas a sua esquerda, você verá a praia de Itacoatiara de um outro ponto, é realmente lindo! Terá uma visão privilegiada da Pedra do Elefante e entenderá o porquê de tal nome.

Você também verá a Pedra do Pampo que separa a Praia de Itacoatiara com a Prainha, e a Pedra do Costão.

Aproveite a paisagem, tire fotos legais, curta o momento!

A trilha te dá a oportunidade de ver também as Praias de Itaipu e Camboinhas, que são separadas pelo canal da lagoa de Itaipu. Podemos apreciar também a bela vista do Rio de Janeiro. Ou seja, é uma trilha com muitas paisagens e por isso acho que vale muito conhece-la.

5)        Pedra do Pampo :
Agora se você não é um adepto de trilhas e prefere apenas relaxar, curtir o balanço do mar e tirar belas fotos, à direita em Itacoatiara existe a Pedra do Pampo, de onde você poderá tirar fotos admiráveis ou então apenas sentar e curtir bons momentos, junto ao mar.

Termino este post com muita satisfação e com a certeza que a natureza é a coisa mais linda que Deus criou. Então agradeço a Deus por todos esses momentos e por colocar uma pessoa linda como a Di no meu caminho. Good Vibes!

POSTS SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS:
- MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA, A LINDA OBRA DE NIEMEYER
- TRILHAS DA REGIÃO OCEÂNICA!
- PARQUE DA CIDADE, A MAIS BELA VISTA DO RIO DE JANEIRO!
- REVIEW H NITERÓI HOTEL!