Rio de Janeiro: Parque da Ruínas, um lindo espaço em Santa Teresa!

         Quando se pensa no Rio de Janeiro, a primeira coisa que vem a cabeça são as suas inúmeras praias. Muitos cariocas, ficam até meio perdidos quando não é possível ir à praia, acabam sempre optando por ir em algum shopping. Mas existe sim, uma vida cultural bastante rica nessa linda e graciosa cidade!
Santa Teresa é um bairro cheio de ateliês, parece que lá tudo inspira o nosso lado mais sensível e artístico. Não sei exatamente o que é, se é o fato de ser um bairro antigo, ainda com os trilhos do bondinho lá para contar história, ou as belas vistas do Rio que se tem de lá, mas o bairro é um reduto de artistas.



Encontre os hotéis mais baratos no site da Rumbo.

E é nesse bairro que fica localizado o Parque das Ruínas, um antigo palacete que foi residência de  Laurinda Santos Lobo, sobrinha e herdeira de  Joaquim Murtinho Nobre, Ministro da Fazenda do governo Campos Sales e uma dama da sociedade carioca que amava as artes e costumava reunir muitas figuras da intelectualidade e da arte brasileiras, como Villa Lobos, Tarsila do Amaral, João do Rio e Isadora Duncan realizando saraus refinados.
Atualmente o palacete foi revitalizado, recebendo estruturas metálicas e de vidro para abrigar o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas.


Lá acontecem algumas exposições de forma integrada ao ambiente, com o intuito de divulgar trabalhos de novos artistas e também já consagrados, no momento está acontecendo a mostra Mergulhões.


A residência tem uma área externa linda, com jardins e onde acontecem alguns eventos e de onde se tem uma vista da Enseada de Botafogo e do Pão de Açúcar. Na vista voltada para a frente da casa é possível observar o centro da cidade e é uma visão privilegiada, e quanto mais se sobe os andares da casa, melhor ficam as vistas.




Mas o mais legal nesse cantinho é relaxar e observar os diversos materiais misturados na estrutura, o vidro, o metal em contraste com os tijolos aparentes, tudo isso imaginando como seria a vida naqueles tempos, os saraus que aconteciam, as vistas que se tinham da casa, que com certeza é muito diferentes das vistas atuais. Aproveite também para tirar muitas fotos, pois o lugar é único para isso!








Dica: se quiser almoçar no bairro, vá ao Bar do Mineiro, para uma comida tipicamente brasileira. Se quiser um ambiente mais refinado e descolado procuro o Bar dos Descasados.


Ao lado do Parque das Ruínas existe o Museu da Chácara do Céu que infelizmente no dia em que estive lá estava fechado, os dois espaços são interligados e você pode ter acesso ao terreno da chácara de onde você tem uma vista linda de Santa Teresa.





DADOS IMPORTANTES:
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa, Rio de Janeiro
Ônibus: linha 014 – Paula Matos
Telefone: (21) 2215-0621 / 2224-3922
Horários de Funcionamento: Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 20h
Valor do Ingresso: gratuito

Estacionamento: não há, mas existe área próxima na rua para estacionar

CONVERSATION

1 Comentários :

  1. O lugar realmente é lindo! Inspirador, olhar a linda vista 360º do Rio de Janeiro (dá até pra ver a linda Niterói da lá também, rs!). Ideal para passeios com pessoas maravilhosas ao seu lado!!

    ResponderExcluir

Volte
p/ topo