O que fazer em Arraial do Cabo?!

Já afirmei no meu último post, que Arraial do Cabo é com certeza o Caribe brasileiro, agora ouso afirmar que Arraial é também a Capital do Mergulho! Bem, não tenho essa certeza toda, até porque existem diversos locais de mergulho no Brasil, mas com as águas das praias de lá, não é nada difícil a fama ser verdadeira.


Arraial é uma cidade com cara de interior, pois ainda mantém o ar de cidade simples e praiana, lembrando mais uma vila de pescadores, bem diferente das suas vizinhas Cabo Frio e Búzios, muito badaladas. Sendo bem pequena, possui apenas 35.000 habitantes e fica localizada na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.


1) Centro Histórico
O centro histórico é pequeno e tem como ponto alto a Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, que é muito graciosa e não passa despercebida!


Apesar de ser uma cidade pequena, o que não falta é riqueza histórica na região. O centro fica na praia dos Anjos, pois foi o local onde em 1503, ocorreu a chegada dos portugueses e onde fica o Obelisco Américo Vespúcio. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédio, construída em 1506,  é conhecida por ser o local onde dizem ter sido celebrada a primeira missa do Brasil. Outro elemento histórico é o Farol Velho, na Ilha do Farol  (ou Ilha de Cabo Frio), que foi obra de D.Pedro II em 1833.


2) Praias
Não existe a possibilidade de falar de Arraial sem mencionar suas incríveis praias, com águas azuis, tranquilas e areia fininha, deixam todos muito maravilhados.
Vou detalhar aqui algumas da principais praias:

- Praia do Farol:
A praia do Farol é uma das mais belas praias do Brasil e é protegida pela Marinha Brasileira. O seu acesso é restrito, nem todas as embarcações podem aportar por lá, é necessário uma licença da Prefeitura. Além disso, só se chega lá por meio de barco, o que a torna ainda mais preservada.
De dentro da embarcação é possível observar a mudança da cor da água com a aproximação da praia, que se torna cada vez mais clara, e nesse momento ficam todos deslumbrados.


E assim que você chega na ilha, fica babando na cor da água e na única linda e antiga árvore existente no local, além das dunas e pedras que dão um charme a mais nesse cantinho.


Essa praia parece estar no continente, mas na verdade ela fica em uma ilha, a Ilha do Farol ou Ilha de Cabo Frio.
A praia não possui nenhuma infraestrutura, o tempo de permanência é restrito e a quantidade de pessoas é controlada. Todos esses fatos se unem para que a praia continue esse paraíso na Terra, a preservação de locais assim é muito importante.

- Prainhas do Atalaia
Essa praia é muito linda, com as águas muito azuis! O acesso pode ser feito por uma escadaria recentemente construída pela Prefeitura, ou por meio de barco.


A praia não tem muita infraestrutura, mas existem algumas barracas onde você consegue cadeiras e algum lanche.



- Praia do Forno
Essa praia é muito bonita e vista de cima então... No meio da trilha de acesso, você pode avistá-la e tirar lindas fotos!


Chega-se à ela por meio de barco ou pela trilha que sai da Praia dos Anjos, em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, e que dura em torno de 10 minutos e é muito tranquila, mas pode ser cansativa para pessoas com dificuldades de locomoção.
Nessa praia existe um restaurante flutuante, não fui nele, mas é bem famoso, para chegar nele só com o barco do seu passeio, que normalmente te deixa lá, ou com umas pequenas embarcações que saem da Praia dos Anjos e que te levam até lá por R$ 10,00, essas embarcações são chamadas de barco táxi.
Existem diversos restaurantes com comida típica locais que onde você pode se sentar e ficar curtindo a praia.



- Praia da Prainha
A Prainha é uma ótima opção de praia com fácil acesso, não é necessário realizar nenhuma trilha, ou utilizar barco.
Com muitas barracas e locais para sentar com atendimento, essa praia é bastante badalada, isso se deve ao fato de ser fácil chegar nela, sendo a mais bonita com fácil acesso, no meu ponto de vista.



- Praia dos Anjos
Essa é a praia de onde saem os passeios de Arraial, pois é onde fica o porto.
Com tantos barquinhos espalhados de um lado para o outro, tem um charme a parte, mas não é muito indicada para banho.



- Praia Grande
Esta praia é a maior da cidade, além de ter uma faixa de areia larga, é realmente extensa e de mar aberto, sendo ótima para a prática do surf.
No lado esquerdo da praia existem diversos quiosques, com uma infraestrutura grande. E na partes direita áreas dunas com vegetação costeira.



- Praia Brava
A praia como o próprio nome diz, tem águas bem agitadas e seu acesso é feito a pé pelo Morro do Atalaia.
Muito procurada por surfistas.




3) Passeio de Barco
O passeio de barco pelas praias é pura animação, eu recomendo fazer com a equipe do Saveiro Don Juan, leia no post O PASSEIO DE BARCO MAIS ANIMADO DEARRAIAL DO CABO.
Os passeios duram em torno de 4 a 5 horas, saindo da Praia dos Anjos e passando pelos seguintes locais:

- Praia do Farol
- Fenda de Nossa Senhora da Conceição


- Passagem do Boqueirão


- Gruta Azul


- Prainhas
- Praia do Farol


4) Mirante do Atalaia
Esse mirante fica localizado no Morro do Atalaia, um dos locais com uma das vistas mais privilegiadas da região.
De um lado a vista para a Praia Grande, do outro a vista para a Praia dos Anjos. Um pouco mais a frente o acesso à Praia Brava e às Prainhas.




5) Pôr do Sol
O mais belo pôr do sol de Arraial é o visto a partir do Mirante do Atalaia. Eu faço questão de sempre tentar ver esse momento e procuro sempre saber qual é o melhor posição para vê-lo, e lá esse é o melhor com certeza.

Foto cedida por Tripadvisor
A mesma cena pode ser apreciada da Praia Grande, entretanto como no mirante a vista mais alta, também é mais bela.


5) Mergulho
O mergulho é uma prática amplamente divulgada na região, pois além das águas transparentes, Arraial do Cabo também abriga uma grande diversidade de vida marinha




6) Onde Comer?
Por ser uma área praiana, a comida dos restaurantes tem como forte os pratos à base de frutos do mar frescos.  Não há estabelecimentos luxuosos, mas se o que você procura é uma boa e farta comida, o que você busca é o Bacalhau do Tuga, um restaurante português que amei.


Leia mais em BACALHAU DO TUGA.


7) Onde se hospedar?
Indico a Pousada da Prainha, muito bem localizada e com um padrão de acabamentos e qualidade altos, essa pousada busca ser um estabelecimento nível boutique.


Leia mais em POUSADA DA PRAINHA.


8) Como se locomover?
Para se locomover por perto, utilizar o táxi é tranquilo, mas quando as distâncias aumentam, aí complica um pouco, pois a bandeira de Arraial do Cabo, por ser uma cidade com menos de 50.000 é com preço tabelado e fixo, com isso os preços podem ficar bastante salgados.
Se você estiver de carro na sua viagem, a locomoção também é bem tranquila, inclusive para visitar as cidades vizinhas, como Cabo Frio e Búzios.


CONVERSATION

9 Comentários :

  1. Onde a primeira foto foi tirada? Achei linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Núbia tudo bom?

      A foto foi tirada na Trilha que vai da Praia dos Anjos para a Praia do Forno.

      A praia que aparece é a do Forno!

      Beijos da Di.

      Excluir
  2. Perfeito! Muito boa suas dicas, sem dúvida irei coloca las em prática quando estiver em Arraial :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnnn Jeff!! Que lindo!

      Muito obrigada!

      Beijos da Di.

      Excluir
  3. Moro no Rio e sempre que posso vou a Arraial do Cabo, é uma delícia. Gosto tanto que também fiz um post sobre o lugar, se puder comenta lá para enriquecer http://docecomomel.com/arraial-do-cabo/ , adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Katy! Vou correndo dar uma conferida lá!!!

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, vcs alugaram carro lá em Arraial? Quero conhecer Buzios e CAbo FRio, mas não sei como...se puder me dar dicas...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana! Tudo bom?

      Nós somos do Rio e não precisamos alugar carro.

      Mas se for para alugar um carro, você poderia alugar no aeroporto do Rio. Ou então em Cabo Frio.

      Beijos. Di.

      Excluir

Volte
p/ topo