Passeio pelos Cânions do Xingó!


Quando vi uma foto desse lugar a primeira vez, simplesmente me apaixonei! Pensei comigo mesma: “Nossa como Deus pode criar lugares tão perfeitos...”

Canoa passando pela Gruta do Talhado
Canoa passando pela Gruta do Talhado

Talvez você nunca tenha ouvido falar dos Cânions do Rio São Francisco, ou Cânions do Xingó como são mais conhecidos, existe uma certa confusão com qual seja a terminologia correta. Xingó é o nome da Usina Hidrelétrica que fica localizado no Rio São Francisco, e devido à existência dessa enorme represa e com a formação do grande lago foi que surgiram esses cantinhos incríveis no rio, onde anteriormente corria apenas uma pequena quantidade de água.

Encontre os hotéis mais baratos no site da Rumbo.pt. 

Quando se deu o alagamento da área do rio à jusante da represa, com a construção da grande estrutura, a área dos cânions acabou sendo também alagada e agora nós podemos contemplar de perto todas essas formações da natureza.
A região do entorno no Rio São Francisco, ou Velho Chico como é apelidado carinhosamente, é de sertão com áreas bastante áridas, então a vida no local gira em torno desse grande rio.
Existem algumas agências que realizam o passeio que são administradas por restaurantes da região, a mais conhecida é o Karrankas, os seus catamarãs partem da cidade de Canindé do São Francisco, Sergipe.
A operadora com a qual eu fiz o passeio foi a do Restaurante Castanho, e o passeio saiu da cidade de Olho D’água do Casado. Existem algumas diferenças entre essas duas operadoras e gostei muito da minha opção, vou depois explicar com detalhes o motivo.


1)       O CATAMARÃ
O passeio começa no Catamarã Menestrel das Alagoas, que sai do porto de Olho D’água do Casada às 10:00 hs. Lá existe local para estacionar e deixar o carro até o retorno do passeio, sem serem cobradas taxas.
O catamarã segue pelas águas do Velho Chico, que bem antes de chegar aos cânions já te traz paisagens de beleza tão rara que você fica babando.

As belas cenas durante o passeio no Velho Chico dentro do catamarã
As belas cenas durante o passeio no Velho Chico dentro do catamarã

No barco o guia vai te contando a história da região e mostrando alguns pontos interessantes no percurso do rio.
Durante todo o passeio você estão disponíveis água, refrigerante, cerveja e alguns petiscos para a compra.


2)       OS CÂNIONS DE SÃO FRANCISCO
Finalmente depois de algum tempo o guia avisa: “vamos começar a passar pelos cânions”. Todo mundo se agita e sai correndo para tirar fotos. hehehehe

Chegando nos Cânions do Rio São Francisco
Chegando nos Cânions do Rio São Francisco

Quando entramos na área dos cânions percebe-se rapidamente as diferenças nas formações geológicas. Os cânions são formados por vales profundos com encostas quase verticais, sua extensão é de 65 km e a sua largura varia entre 50 e 300 m. Os seus paredões, que chegam a até 50 m de altura, são cheios de fraturas em seu relevo e com marcas das camadas que foram se acumulando. O cenário é mesmo muito impressionante!

Cenas inesquecíveis nos cânions
Cenas inesquecíveis nos cânions

Além dos paredões, a cor das águas nessa região do Rio São Francisco tem um tom diferenciado, bem verde e dependendo de como estiver o tempo no dia, se o céu estiver aberto, as cores chegam até a um verde meio fluorescente.
Outra coisa bem legal no passeio foi observar os diversos santinhos de São Francisco que haviam espalhados por vários pontos dos paredões.

São Francisco abençoando as águas do seu rio
São Francisco abençoando as águas do seu rio

Além disso, no encontro entre o rio e as encostas haviam diversas áreas com árvores, que sobrevivam muito bem nesses locais, formando pequenos oásis onde a população local se esbalda.

Pequenos oásis formados no leito do rio
Pequenos oásis formados no leito do rio


3)       GRUTA DO TALHADO
O ponto alto do passeio é a chegada a entrada na Gruta do Talhado, os catamarãs param para a realização do mergulho mergulhar no Rio São Francisco por 1 hora e quem quiser tem a opção de pegar uma canoa pagando mais R$ 10,00 que leva até a gruta.

A parada para o mergulho!
A parada para o mergulho!

A gruta do talhado é o local de onde se tem as fotos mais lindas desse passeio. Com a canoa é possível passar bem perto das lindas formações geológicas e além disso por ser menos profunda essa região, a cor do rio pode ser vista em todo o seu esplendor.

A canoa passa bem perto das lindas formações geológicas
A canoa passa bem perto das lindas formações geológicas

Mais feliz impossível
Mais feliz impossível

Retornando ao catamarã o mergulho e a diversão no Velho Chico continuam. O mais legal que achei no passeio com a equipe do Restaurante Castanho é que a área de mergulho não é feito em uma área cercada.

Muita diversão nas águas do Velho Chico
Muita diversão nas águas do Velho Chico


4)        ALMOÇO E ÁREA DO RESTAURANTE
Faz parte da experiência o almoço no Restaurante Castanho, que além de oferecer o almoço, tem uma área de lazer bastante agradável com redes e uma pequena praia para curtir as águas do rio.
Você não precisa se preocupar com local para sentar, pois as mesas ficam reservadas, o restaurante também é aberto para o público em geral.
O almoço é buffet e tem comidas típicas da região. São oferecidas bebidas diversas, e até espumante, eu provei a caipirinha de frutas vermelhas e estava ótima!

Momentos agradáveis no Restaurante Castanho
Momentos agradáveis no Restaurante Castanho

Por volta de 15:00 hs o catamarã retorna para o ponto de partida e o agradável passeio termina.

5)        DETALHES IMPORTANTES
O passeio com a equipe do Restaurante Castanho deve ser pré-agendado e você pode falar por whatsapp no número +55 82 9959-1405 ou escreva pelo site no link.
O passeio por ser agendado é mais tranquilo, e a saída se dá sempre às 10:00hs, tendo menos pessoas e ficando menos tumultuado. Além do fato de o mergulho não ser em uma área fechada, dando também maior liberdade.
Com o Karrankas existem muitos catamarãs e os horários de saída são mais flexíveis, mas fica realmente muito mais cheio.
O passeio custa R$ 90,00 incluindo o almoço e pode ser pago com cartão na hora.
Então é isso, aproveitem muito esses momentos!

Beijos da Di.

CONVERSATION

4 Comentários :

  1. Alexandra Figueiredo10 de maio de 2015 23:05

    Ai ai...que saudade desse lugar !! Dessa viagem !! Tudo ótimo !!..

    ResponderExcluir
  2. Oi Xanda,

    eu também morro de saudades!

    Beijos da Di.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo mesmo la!! Sugiro Morro e são Paulo e ilha de Boipeba, na Bahia.
    Sucesso. Vai amar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel!

      Com certeza estão na minha lista!!! O mundo hehehhe!

      Beijos da Di!

      Excluir

Volte
p/ topo