Pernambuco: Praia dos Carneiros, o paraíso em Tamandaré!

A Praia dos Carneiros é um lugar que parece vindo dos sonhos! Quando vi a foto de lá pela primeira vez, pensei "Nossa... Preciso conhecer esse lugar!".
Piscinas naturais na Praia de Carneiros
Piscinas naturais na Praia de Carneiros
O mais mágico da paisagem é a linda igrejinha do século XVII, que foi construída na areia da praia. Essa pequena igreja, em conjunto com o imenso coqueiral espalhado por mais de 5km de orla, dão um ar de volta ao passado. Parece que tudo está igual a como era há 500 anos, na época do descobrimento, de tão intocado.
A Praia dos Carneiros fica a aproximadamente 50 kms de distância de Porto de Galinhas e a 90 kms de Recife. Localizada no estado de Pernambuco e na cidade de Tamandaré.
Vou tentar detalhar tudo aqui para vocês desse passeio incrível!

Encontre vôos baratos na Rumbo.pt.


1)     Como chegar?
Obviamente que depende de onde você chega ou de onde vai se hospedar.
Se você estiver em Recife, o ideal é alugar um carro e ir pela estrada, recomendo que vá de dia, pois tem muitos buracos em várias partes da estrada.
Saindo pelo Aeroporto Internacional dos Guararapes e na estrada para a cidade de Cabo de Santo Agostinho você verá placas para as praias – siga pela PE060. A aproximadamente uma hora depois, passando Rio Formoso, preste atenção nas placas: você logo vai precisar entrar à esquerda, na entrada de Tamandaré. São 10km até o centro de Tamandaré e depois um pouco menos até a Praia de Carneiros (incluindo 3km de terra).
O deslocamento a partir de Alagoas também é possível, entretanto a cidade de Recife fica mais próxima. A AL101, a estrada beira-mar alagoana vira PE060 na divisa de Maragogi com São José da Coroa Grande. De Maragogi ao centro de Tamandaré são 50km; de Maceió, 170km.
Se você estiver hospedado em Porto de Galinhas é possível fazer um bate-volta, mas sempre fique atento no horário das marés. Não recomendo o passeio de catamarã saindo de Porto, pois as paradas são diversas e não há garantia de chegar em Carneiros no horário de maré boa, se a sua intenção for curtir as piscinas naturais.


2)     Tamandaré e as suas belas praias
Tamandaré é uma cidade da região sul do estado de Pernambuco. É nela que fica esse cantinho abençoado, entretanto também existem outras praias não tão famosas, mas que são incrivelmente paradisíacas!
O paraíso da Praia de Tamandaré
O paraíso da Praia de Tamandaré
A que recebe o nome da cidade, a Praia de Tamandaré é belíssima, com uma cor que não sai da minha cabeça. Infelizmente não tive muito tempo para aproveitar essa praia, primeiro porque choveu bastante pela manhã e depois porque não permaneci muito tempo na região. Hoje, penso que dois dias seriam o período mínimo para explorar a região, sendo 1 dia para Carneiros e 1 dia para a Praia de Tamandaré. Mas no mínimo mesmo, porque para se esbaldar em um paraíso desses, não existe um limite de prazo definido.
A área da Praia de Tamandaré com maior infraestrutura
A área da Praia de Tamandaré com maior infraestrutura
A área da Praia de Tamandaré mais exclusiva, próxima à minha pousada
A área da Praia de Tamandaré mais exclusiva, próxima à minha pousada

3)     Quando ir?
As melhores épocas do ano para ir são fora do período chuvoso, no verão nordestino.
Os períodos mais chuvosos, são entre os meses de abril e de julho, mas se você só puder ir nessa época, pode dar sorte e não estar chovendo né... Mas no nordeste mesmo quando chove, o tempo pode mudar quando menos se espera.
O problema das chuvas é que deixam a água mexida e não fica tão cristalina, atrapalhando a observação dos peixes nos arrecifes e piscinas naturais.


4)     Maré
O fenômeno das marés no Nordeste é algo que realmente faz diferença. Se você for do Sudeste, ou qualquer região mais ao sul do Brasil, você normalmente não se preocupa com os efeitos da maré, na verdade nem se pensa nisso antes de ir para a praia. Mas no Nordeste, o efeito das marés é absurdamente forte e sempre é necessário checar a tábua das marés antes de frequentar as praias.
Dependendo do horário, a maré pode estar tão alta, que não sobra espaço na areia, até mesmo para caminhar. Ou a maré pode estar tão baixa, os recifes de corais forma uma barreira, ficando praticamente sem água na faixa de areia.
Praia de Carneiros - Paredão de recifes com a maré mais baixa
Praia de Carneiros - Paredão de recifes com a maré mais baixa
No caso da Praia dos Carneiros, ela fica linda de qualquer maneira! Mas as piscinas naturais só podem ser vistas na maré baixa, pois com ela alta, a água do mar cobre completamente os recifes e não dá para curtir os aquários naturais, se é esse o seu objetivo.
Então, fique ligado na tábua das marés, veja qual o horário da maré mínima e entre 1 hora e meia antes e 1 hora e meia após, normalmente é possível curtir essas piscinas.
Fora do horário da maré baixa existem várias opções de programas em Carneiros. Como aproveitar os hotéis da praia, se estiver hospedado em um deles, curtir o espaço oferecido pelos restaurantes, fazer um passeio de charrete ou de barco.
Leia mais sobre as marés nesse POST, que está muito bem detalhado.


5)      Hospedagem
Se o que você busca é passar vários dias de pernas para o ar na Praia dos Carneiros, existem algumas opções de hotéis e pousadas, que estão instalados em perfeita harmonia com o ambiente do local. Neles é possível se hospedar e nem ter o trabalho de pegar no volante.
Mas fique atento, pois alguns desses hotéis não possuem restaurantes, e outros deles só oferecem os quartos, não oferecendo serviços. O que não é nenhum problema se você estiver preparado, mas se não souber disso antecipadamente, pode entrar em uma roubada. Pois em Carneiros não existe uma grande disponibilidade de lojas e mercados, e se você quiser sair para jantar vai ter que utilizar o carro, ou um táxi, cuja oferta pode não ser tão farta, lembre-se você estará em um paraíso selvagem e inexplorado.
Outra opção válida é ficar hospedado em Tamandaré que é muito perto. Eu mesma me hospedei numa linda pousadinha por lá e foi ótimo!
Quando se chega no centrinho de Tamandaré é um pouco chocante, pois é uma área bem pobre e com moradores bastante humildes, mas assim que se começa a aproximar da orla, o padrão das residências muda completamente, com casas e hotéis bonitos. A situação é difícil de entender, pois a diferença social é nítida.
Me hospedei na Pousada Costa Tropical, que eu recomendo, não oferece luxos, principalmente no quarto, mas para dormir é excelente e principalmente devido ao acesso direto à praia de Tamandaré.
Praia de Tamandaré próxima a minha pousada
Praia de Tamandaré próxima a minha pousada
Praia de Tamandaré próxima a minha pousada
Praia de Tamandaré próxima a minha pousada
Praia de Tamandaré próxima a minha pousada
Praia de Tamandaré próxima a minha pousada
Praia de Tamandaré próxima a minha pousada
Praia de Tamandaré próxima a minha pousada
Praia de Tamandaré próxima a minha pousada
Praia de Tamandaré próxima a minha pousada
Vou dar dicas de hotéis e pousadas, tanto em Carneiros quanto em Tamandaré, mas como não me hospedei em nenhum deles, a minha intenção é apenas de dar dicas para auxiliar nas buscas, não me responsabilizo pela qualidade dos serviços.

-  Resort em Tamandaré:

-  Em Carneiros com restaurante e infraestrutura:

-   Em Carneiros sem serviços:


6)      Praia dos Carneiros
Enfim vou poder falar sobre esse cantinho abençoado! Não é fácil definir o que esta praia tem de tão especial, as suas águas não são exatamente transparentes, mas tem algo na atmosfera encantadora dessa praia que conquista a gente!
Como falei, é um lugar tão preservado e inexplorado que você se sente realmente no paraíso, um lugar onde o tempo passa de forma diferente, mais lentamente... Uma viagem ao passado, para uma época em que não haviam problemas com o clima, com a camada de ozônio, tanta pressa, tanta correria, você se desliga completamente do mundo lá fora!
O paraíso selvagem - A Praia de Carneiros
O paraíso selvagem - A Praia de Carneiros

-        Infraestrutura
Além dos diversos hotéis da praia, existem também muitos restaurantes que oferecem boa infraestrutura para passar o dia.
Um dos maiores e aonde eu passei a minha tarde, é o Bora Bora. Ele fica localizado exatamente na frente das piscinas naturais, portanto considero realmente uma excelente opção. Na estrada existe uma placa indicando a entrada desse restaurante, que possui uma ampla garagem, e custava R$ 30,00.
Com pratos típicos e muita oferta de áreas de lazer, além de espreguiçadeiras para você ficar relaxando, vários brinquedos para a turminha e chuveiros.

Praia de Carneiros - Restaurante Bora Bora
Praia de Carneiros - Restaurante Bora Bora
Outra dica é um dos restaurantes mais famosos de Pernambuco, o Beijupirá, com várias filiais, incluindo uma em Carneiros.
Mas as opções são diversas e cada cantinho tem a sua peculiaridade. Para saber mais sobre os restaurantes, leia o POST que está muito bem detalhado, explicando praticamente todos os restaurantes do local.


-         Piscinas Naturais e Recifes
Na orla da Praia de Carneiros existe um paredão de recifes de corais, com uma extensão de aproximadamente 1km. Recifes esses que se traduzem em pura diversão, com a formação de piscinas naturais e por possibilitar a prática de snorkeling e mergulho.
Praia de Carneiros - Di e mor curtindo de montão as piscinas naturais
Praia de Carneiros - Di e mor curtindo de montão as piscinas naturais
Para aproveitar as piscinas naturais de forma plena, não se esqueça de ficar atento à tábua das marés, com a maré muito alta não é possível curtir essas piscinas.

As piscinas são uma diversão a parte, ficam cheias de crianças e pessoas de todas as idades, se esbaldando naquelas águas cheias de peixinhos coloridos!


Uma dica muito importante é nunca pisar nos recifes descalço, pois seus pés vão doer muito. A sapatilha de neoprene é o calçado ideal para usar, pois protege e não escorrega. Os recifes podem ser escorregadios, são pontudos e podem também ter ouriços.

Ficando atento nessas questões, o resto é só relaxar e aproveitar as águas e a bela paisagem selvagem.


-        A praia
A praia em Carneiros é muito interessante, pois a cada hora que passa ela é completamente diferente.
Com as marés muito altas, os corais ficam completamente cobertos e as águas se estendem até bem próximo à orla.  Momento excelente para realizar os passeios de barco, curtir as águas da praia, alugar uma prancha de SUP ou relaxar nas espreguiçadeiras do seu restaurante aproveitando para tomar uma boa cerveja gelada ou drink.
Com a maré média, temos o momento ideal para aproveitar tanto as piscinas, quanto curtir as praias, praticar SUP e caiaque.

Se a maré estiver muito baixa, as piscinas já ficam bem mais vazias e as águas não ultrapassam mais o recife de corais, não sendo possível aproveitar mais a praia, só se você ultrapassar a barreira de recifes. Horário bom para passear pela orla, que vai estar completamente livre e com marcas singulares dos movimentos das águas na areia, além de tocos de árvore que se deslocam.


-        A linda igrejinha
Essa igreja é o maior encanto da praia! Você não espera que  exista uma capela no meio do nada, e ela é tão lindinha e bem cuidada. O seu nome é Igreja de São Benedito e fica numa região da praia, onde não existem mais barreiras de recifes, sendo mais fácil o acesso de embarcações.

Para chegar na igreja centenária é possível indo a pé, o que vai levar um bom tempo, dependendo de onde você estiver instalado. Outra opção é ir de charrete, que cobra R$ 10,00 por pessoa para o percurso e os condutores são simpáticos e tiram fotos.

Outra opção é fazer o passeio de lancha, para observá-la de outro ponto de vista, imagine avistar ao longe essa linda igrejinha.
Para quem gosta de sonhar, é possível casar na igreja, mas ao que parece não sai por uma quantia muito simbólica essa brincadeira. Para se inspirar leia esse POST.


-        Passeio de Barco
Em diversos pontos da Praia de Carneiros partem lanchas ou pequenas embarcações que realizam um passeio que em sua maioria fazem quatro paradas.
Da frente do Restaurante Bora Bora saem lanchas, se informe no local. Preço médio de R$ 30,00 por pessoa.
No passeio saindo do Bora Bora, a primeira parada se dá na Igreja de São Benedito, após a visita à uma área de mangue, após na Praia de Guadalupe com banho de argila, a última parada é num banco de areia no meio do mar.


-        Pôr do sol
O pôr do sol não acontece no sentido da praia, mas se você pernoitar por lá e for corajoso o suficiente para acordar cedo, você pode contemplar o nascer do sol.
Entretanto ao entardecer ainda é possível vislumbrar o sol se despedindo através dos coqueirais, uma cena deslumbrante.



Espero que tenham gostado das dicas!

Beijos da Di.

CONVERSATION

4 Comentários :

  1. Nossa, ficou completíssimo esse post hein? Vou colocar um link lá no meu blog. Parabéns!!! Quero muito voltar para Carneiros, fui em 2006. :-(

    ResponderExcluir
  2. Brigada amigo!!!

    Muito feliz com a sua visita!

    Beijos da Di.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, Parabéns pelp blog!!! Carneiros é um lugar delicioso!!! Muito bacana seu relato! Estivemos lá também no final de 2015. Publicamos nosso relato em nosso blog http://www.viagenseclicks.com.br/destinos/pernambuco/praia-dos-carneiros/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Wallace!

      Vou lá ver!

      Beijos da Di.

      Excluir

Volte
p/ topo