Chile: As 9 dicas mais importantes para organizar a sua viagem para o Atacama!

Sabe aquela viagem especial, que você já sonha realizar há muito tempo?! Então, não queremos que nada dê errado, não é mesmo!??

As paisagens do Deserto do Atacama são inesquecíveis e você não vai querer que nada atrapalhe esses seus momentos, portanto, vou dar aqui dicas imprescindíveis para você organizar a sua viagem.

Amo essa foto, no Valle de la Luna
Amo essa foto, no Valle de la Luna
Aqui vão as 9 dicas mais importantes para organizar a sua viagem para o Deserto do Atacama:



1.   Como entrar no Chile?

Não é necessário passaporte para os brasileiros entrarem no Chile, mas recomendo que se possível você o tenha pois o passaporte tem a foto sempre atualizada, já a identidade pode ter a foto muito antiga e vai depender da boa vontade de quem tem o poder da decisão na entrada do país.


Não há necessidade de visto para permanência de turista, se o tempo de permanência for inferior a 90 dias.

Quando o avião estiver pousando será necessário o preenchimento de uma ficha para as Autoridades Chilenas com informações como local de entrada no país, endereço de estadia, tempo de permanência.

Não é permitida a entrada de itens orgânicos de acordo com as normas do Ministério da Agricultura Chileno.

Para mais informações leia este site.


2.   Qual aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama?

O aeroporto mais próximo da cidade de San Pedro de Atacama fica na cidade de Calama, que está a aproximadamente 100,6 km  de distância, pela Rute 23. 

Esse aeroporto não é internacional, portanto, não existe voo direto para ele. Atualmente deve ser feita conexão em Santiago, a capital do Chile. Comprei meu voo com a TAM e o percurso entre Santiago-Calama foi feito com a empresa Lan, não tive problemas.

Muitas pessoas aproveitam esse fato para fazer um stopover na cidade, o que pode ser uma boa pedida, não é mesmo?! Leia aqui mais sobre stopover.


3.   Como ir de Calama para San Pedro de Atacama?

A melhor forma de ir de Calama para San Pedro de Atacama é de Van. Existe um ônibus que sai um pouco mais barato, mas é um barato que acaba saindo caro, não economize em coisas que não valem a pena, você já está no meio do deserto em uma viagem que é cansativa, então não se coloque em situações de adversidade desnecessárias.

Para o trajeto de aproximadamente 1:30 hs recomendo a empresa Transfer Pampa, que eu fiz e não tive nenhum problema. Os valores de translado são de 12 mil pesos chilenos ida e de 20 mil pesos chilenos ida e volta.
Transfer Pampa
Transfer Pampa
Conheci a Helen, uma carioca e muito simpática em um dos meus passeios que fechou com a empresa Licancabur para fazer o transfer na ida e na volta e eles atrasaram em mais de uma hora na volta, desesperador.

Mas se você quiser ir de ônibus, a empresa que faz o trajeto da rodoviária de Calama até a de San Pedro é a Tur-Bus e custa em torno 3 mil pesos chilenos. Não creio que valha a pena, pois você vai estar cheio de mala, não será deixado na porta do seu hotel, enfim, pese todos esses fatores, existem pequenas economias que não fazem essa diferença toda.


4.   Como organizar seus passeios? Quanto tempo passar?

São tantas opções de agências de turismo pelo deserto, que se fica meio perdido para escolher, além de não se saber ao certo sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas locais. Portanto, recomendo que você já saia do Brasil com seus passeios reservados e com uma empresa recomendada, para ter a garantia de que suas férias serão perfeitas!

Eu fiz meus passeios com a empresa FlaviaBia Expediciones e recomendo muito, todos os passeios foram excelentes, com guias simpáticos e profissionais, e o que é melhor, além do roteiro incrível do deserto, as refeições estão todas incluídas e são caseiras e divinas!

Melhores momentos - Tour no Atacama com FlaviaBia Expediciones
Melhores momentos - Tour no Atacama com FlaviaBia Expediciones
Estude bem todos as opções de passeios e recomendo que passe entre 6 a 8 dias dependendo da quantidade de passeios que escolher, prefira não lotar os seus dias completos, deixando as suas manhãs ou as suas tardes livres para não ficar tão cansativo e poder curtir mais sua viagem!

Melhores momentos - Tour no Atacama com FlaviaBia Expediciones
Melhores momentos - Tour no Atacama com FlaviaBia Expediciones


5.   Levar dinheiro? Aceita cartão de crédito?

Se você já irá com os seus passeios reservados e pagos antecipadamente, o que acho muito importante, é menos um gasto necessário, pois as empresas de turismo da região só aceitam pagamento em dinheiro vivo.


Portanto fique atento, se depois dos passeios do Atacama ainda for realizar o tour para o Salar de Uyuni, não se esqueça de levar o valor do tour em dólares ou pesos chilenos, que são em torno de U$100,00 ou 125 mil pesos chilenos.

Os outros gastos em dinheiro que você terá serão com alimentação e com as entradas dos parques.

No centrinho de San Pedro de Atacama existem diversas opções de restaurantes, e até onde pude perceber a maioria deles aceita cartão de crédito. Entretanto, usá-los não é a opção mais econômica, devido ao IOF. Mas como tem pessoas que não gostam de andar com muito dinheiro na mão, isso depende mais do perfil de cada pessoa.

Quando fui no mês de Janeiro de 2016, a melhor opção seria levar reais e trocar em Santiago, no aeroporto mesmo, pois lá estava com um câmbio de 176 pesos chilenos, enquanto que em San Pedro de Atacama estava com um câmbio de 150 pesos chilenos. É claro que se você eu já tivesse dólares, seria melhor levar os dólares, mas se não, melhor levar os reais mesmo, para não trocar duas vezes e acabar perdendo na dupla troca.

Para o ingresso nos parques e pagar compras em mercados somente é aceito dinheiro vivo, portanto faça uma média de gastos para que não venha a faltar.

maior economia é levando dinheiro vivo, mas para quem não se sente confortável, como falei muitos dos restaurantes aceitam cartão de crédito. Porém existe o fato de a cotação ser a do próprio cartão e ainda ter o IOF. Uma outra opção que deve-se evitar é o saque no exterior, pois além do IOF é também descontada uma taxa de saque. As farmácias também aceitavam cartão.

Para comida você terá um gasto médio diário de 10.000 (1 refeição e 1 bebida)x2 (2 vezes ao dia)x7=140.000 pesos chilenos = R$ 795,46 para gastos com comida por pessoa (depois farei um post mais detalhado sobre gastos TOTAIS, contando também com voo e etc)


6.   O que você não pode deixar de levar ou de fazer:

Não deixe de:
-     Levar protetor solar (além do sol do deserto, você também estará sobre o efeito de grandes altitudes com muito frio, que também queimam bastante a pele);
-       Levar manteiga de cacau ou protetor labial (o Deserto do Atacama é o mais árido do mundo, seus lábios sofrerão muito, ficando extremamente rachados, além dos efeitos comuns ao sol);
-     Levar Sorine (como já havia dito, devido à aridez do deserto o corpo sofre como um todo, incluindo as mucosas. Todo o material interno ao nariz, que está lá para proteger as narinas fica completamente ressecado dificultando a respiração, portanto este item é bastante importante);
-    Beber muita água (para hidratar o corpo e se adaptar ao clima seco e à altitude);

Beba muita água no Atacama
Beba muita água no Atacama
-       Levar hidratante corporal e de rosto (sua pele vai ficar muito ressecada, por mais que beba muita água, principalmente depois que entrar nas lagoas salgadas. Portanto você realmente vai querer ter hidratantes);
-      Remédio para dor de cabeça (em algum momento da sua viagem você vai ter dor de cabeça devido aos efeitos da altitude, por mais resistente que você seja, não custa nada ser prevenido).

Use protetor solar, Sorine, hidratante e protetor labial
Use protetor solar, Sorine, hidratante e protetor labial

A maioria desses itens são possíveis de serem comprados na farmácia local, entretanto, você não chegará lá já com eles e pode acabar precisando logo, e além disso são mais caros lá.

PS: Para as divas de plantão, a única coisa boa que o clima tão seco traz para nós é um cabelo lindo, que fica muito liso. A humidade não favorece o cabelo, já no Atacama o cabelo seca ao ar livre bem rápido e fica um arraso!


7.   Como se vestir?

Esse assunto é realmente extenso e vou explorar mais em um post específico. Mas de antemão quero esclarecer que o clima do Atacama é muito muito louco! Kkkkkk Então, se você pensa que a sua mala ou mochila será pequena, não fique assim tão animado! Hehehhehe

Estive na cidade de San Pedro de Atacama no mês de janeiro de 2016, portanto no verão. Então de dia faz calor em torno de 26o C e de noite reduz para em torno10o C, uma variação muito grande na temperatura.

Mas o fator mais importante para nós que estaremos a passeio, e não só na cidade de San Pedro do Atacama, que fica a 2.400 m de altitude, é que iremos passar por diversos locais ainda mais altos e com temperaturas baixíssimas, aonde a altitude chega até mesmo a 4.900 m, como no caminho para o Salar de Tara. Nesses locais o frio é grande, muitas vezes até mesmo negativo, e portanto você deve levar um casaco bem grosso, gorro, luvas, e isso não é nenhum exagero.

Di e mor superando seus limites no Vulcán Láscar
Di e mor superando seus limites no Vulcán Láscar
Salar de Tara
Salar de Tara
Outra situação típica são os passeios para os lagos e vales, que terminam ao entardecer quando a quantidade de ventos aumentam significativamente. Nesses casos é importante ter um casaco levinho, somente para se proteger dos ventos e não para esquentar, se você tiver um corta-vento ótimo! Se não, não vejo a necessidade de gastar dinheiro com isso, um casaco levinho atende bem.

Lagunas Escondidas
Lagunas Escondidas
Termas Puritama
Termas Puritama

O importante é ter em mente o seguinte:
-       ROUPAS DE FRIO: Salar de Tara, Geiser el Tatio (levar roupa de banho), Lagunas Altiplanicas, Vulcán Láscar, Tour Astronômico;
-       CASACO LEVE OU CORTA-VENTO: Vale de la Luna, Laguna Cejar (levar roupa de banho);
-       ROUPAS LEVES: Termas de Puritama (com roupa de banho).


8.   Onde se hospedar?

Onde se hospedar em San Pedro do Atacama pode ser um fator decisivo para o bem estar da sua viagem... Conversamos com tantas pessoas que estavam mal instaladas que ficamos muito felizes pelo nosso hotelzinho! Inclusive algumas pessoas que estavam em hotéis de luxo, que não ofereciam ventilador e televisão.

Enfim, o ambiente do deserto ja é por si só bastante hostil, devido à falta de umidade, você fica com a pele seca, com sede o tempo todo, nariz ressecado, e ainda vai passar calor no seu tempo livre? Tomar banho gelado? Ou em gotinhas? Hehehhehe

Outro fato que estranhamos muito é que não existe café no Atacama, somente Nescafé, não sei porque, mas não vi em lugar nenhum, se você é viciado, vá preparado. No máximo o que você terá é um café expresso meio aguado hehehhe, a gente fingiu que estava tomando um Starbucks e vamos que vamos!!!! Portanto, dificilmente terá café de verdade no seu hotel, esteja preparado para isso, no nosso ao menos haviam uns sachês de café Mocca, Cappuccino, que ficavam melhores que o Nescafé puro.

Eu recomendo o Hostal Pueblo de Tierraque tem somente quartos privativos, ar condicionado portátil, ventilador, umidificador de ar, televisão com TV a cabo, ducha com água bem quente, shampoo, condicionador, sabonete líquido, toalhas de banho e rosto, café da manhã bem saboroso, uma geladeira na área externa aonde podíamos guardar água para levar para os passeios, o que era muito importante, água e cerveja disponíveis e bem geladas, uma piscina linda, toalhas disponíveis para a área de piscina, quartos para famílias de até cinco pessoas, e um ambiente totalmente integrado com o deserto.

Hostal Pueblo de Tierra
Hostal Pueblo de Tierra
Hostal Pueblo de Tierra
Hostal Pueblo de Tierra
Hostal Pueblo de Tierra
Hostal Pueblo de Tierra


9.   Quais os efeitos da altitude e como evitá-los?
Mais conhecido como mal de altitude, ou soroche em espanhol, os efeitos da altitude podem ser diversos e você deve estar preparado psicologicamente para eles.

Eles são causados pela redução da quantidade de oxigênio no ar, e pela dificuldade de o organismo de se adaptar a essas quantidades inferiores.

Se acostumar à essa menor quantidade de oxigênio no ar, se chama aclimatação e para isso você deve fazer tudo calmamente, principalmente nos primeiros dias, beber bastante água, ainda mais no Atacama aonde o nível de umidade é baixíssimo. Em San Pedro do Atacama a altitude é de 2.400 m, no passeio mais alto que é o do Vulcán Láscar chega-se a uma altitude de 5.600m, portanto, toda aclimatação e cuidado é pouco.

Cada pessoa tem um organismo e se sente de uma forma, eu particularmente não sentia quase nada, se eu andasse devagar estava tudo bem. Somente um pouco de dor de cabeça um dia, pois demorei demais para comer no passeio do Salar de Tara que era um pouco mais longo o caminho. Mas observando as pessoas pude perceber os diversos sintomas como:
-       enjoos;
-       dores fortíssimas de cabeça;
-       extrema falta de ar (em pequenas caminhadas, sensação de muito cansaço).

Portanto fique consciente que isso pode acontecer e vá devagar, ande calmamente, marque os passeios com menor altitude nos primeiros dias, coma leve para não enjoar. Me indicaram tomar o chá de folha de coca e também na própria cidade nas lojinhas vendem muitas balas de coca que você pode ficar chupando direto, que é como os locais fazem para se prevenir desses males. Dizem que beber bebidas alcoólicas também não é bom, mas primeiro é melhor ver como você se sente, portanto não chegue logo no primeiro dia tomando vários pisco sour, observe as suas reações. E beba muita água, pois a altitude desidrata mais rapidamente.

Chá de coca para os efeitos da altitude
Chá de coca para os efeitos da altitude
Chá de coca para os efeitos da altitude
Chá de coca para os efeitos da altitude
Leiam mais dicas no blog Um Viajante que muito me ajudou a montar o meu roteiro e também no blog da querida Thaís do Um Guia Mundo afora!

CONVERSATION

4 Comentários :

  1. Ô clima mais doido!!! Foi a pior mala da minha vida! rsrs
    E olha, adorei esse hotel, ein! Quando voltar no Atacama vou ficar lá com certeza!!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mala mais louca ever mesmo hahahhaha

      Beijos da Di.

      Excluir

Volte
p/ topo