Rio 2016: Conheça as Casas Temáticas dos Países

Durante os Jogos, o Rio se tornará a casa do mundo! As casas temáticas, que são uma tradição dos Jogos Olímpicos, têm como objetivo divulgar a cultura e a hospitalidade dos países participantes, e fazer com que seus compatriotas se sintam em casa.


Eu já estou muito animada e vou tentar ir no máximo de casas que eu puder! E você, vai ficar de fora?! As Olimpíadas estão aí apesar de tudo, e não podemos ficar de fora, o momento é agora!

Os espaços, além do Boulevard Olímpico, são os principais pontos de encontro para assistir às competições ao vivo em telões e reunir a torcida de cada nação, além de receber os atletas para comemorar suas vitórias, conhecer as culturas locais, jornalistas e turistas do mundo todo.


Serão 52 casas, algumas restritas às delegações, autoridades e convidados, como é o caso dos EUA, Itália e Rússia; porém as demais abertas ao grande público (27 abertas ao público). Confira a seguir a lista das casas que estão prontas para agitar a cidade – a maioria com entrada gratuita – com transmissão das provas, programação musical, gastronomia típica, festas e atividades culturais.

Haverá ainda dois estúdios de TV: Estúdios Ipanema View, das TVs suíça e austríaca, no Arpoador, e o Estúdio NBC, dos Estados Unidos, na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme.

Então vamos a lista das Casas dos Países e dos patrocinadores que funcionarão durante os Jogos Rio 2016:

África
Nome da casa: Casa da África
Entrada: gratuita
Endereço: Casa Shopping – Av. Ayrton Senna, 2150 – Barra da Tijuca
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, das 14h às 22h
A Casa da África será a casa de hospitalidade que representará o maior número de países. Dezenas de países africanos apresentarão a cultura e a gastronomia durante os Jogo Rio 2016. O ingresso será um cartão de embarque e, após passar pelo check in, os visitantes vão entrar num avião com capacidade para 56 passageiros. O Fly to Africa Experience terá cerca de cinco minutos e vai exibir vídeos com informações turísticas e culturais sobre cada um dos países.


Alemanha
Nome da casa: OliAle – Alemanha na Praia
Endereço: Praia do Leblon (Em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah)
Datas e horários de funcionamento: de 4 de agosto até de 18 setembro, das 14h30 às 21h30
Entrada: gratuita
A Alemanha expõe o lado moderno, festivo e multicultural do país no pavilhão OliAle. O local trará informações sobre arte, cultura, tecnologia, música, gastronomia típica, exposições, além de atividades esportivas e lúdicas e a transmissão ao vivo das competições esportivas. A programação inclui atividades para crianças, jovens e adultos. Haverá torneios, prêmios especiais e até workshop de cerveja artesanal.


Austrália
Nome da casa: Casa Austrália
Endereço: Centro de Convenções Bolsa do Rio, Praça XV de Novembro, 20, Térreo – Centro
Datas e horários de funcionamento: de 6 a 12 de agosto, das 11h às 19h
Entrada: gratuita
A Comissão Australiana de Comércio e Investimentos (Austrade) no Brasil irá organizar a Casa Austrália durante as Olimpíadas Rio 2016. O local terá exposição fotográfica sobre inovações australianas, experiência de turismo em realidade virtual 360° e seminários de educação para pessoas interessadas em estudar no país.
No dia 9 de agosto, das 14h às 19h, será realizada uma feira com participação de agentes de intercâmbio certificados pelo governo australiano.

Áustria
Nome da casa: Casa da Áustria Rio 2016
Endereço: Av. Venceslau Brás, 72 – Botafogo
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, das 10h às 23h (inauguração em 4 de agosto)
Entrada: gratuita
A Casa da Áustria, localizada na sede do famoso Clube Botafogo, convida para conhecer a cultura e a hospitalidade austríaca com músicas típicas, especialidades culinárias e muito mais. Um grande restaurante e uma padaria irão oferecer iguarias, como os pães semmeln e o kornspitz – feito de centeio, trigo, farelo de soja, linhaça e sal – e o prato wiener schnitzel, uma espécie de bife milanesa.


Brasil
Nome da casa: Casa Brasil
Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 10, Armazém 2, Gamboa
Datas e horários de funcionamento: de 4 de agosto até 18 de setembro, das 10h às 20h
Entrada: gratuita
O espaço de promoção do Brasil e referência do Governo Federal durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, terá como objetivo fortalecer a imagem do país ressaltando o potencial turístico, cultural, esportivo e de negócios. A Casa Brasil vai ter também simuladores de realidade virtual e esportes para crianças. O país tem uma das maiores casas temáticas dos Jogos, em dois armazéns de 1.750 metros quadrados e 3.500 metros quadrados no Pier Mauá, na renovada Zona Portuária.

Rio Showcase
Endereço: Rua Rodrigues Alves, 303, Gamboa
Datas e horários de funcionamento: 1º a 21 de agosto, 10h/19h
Situado em pleno Boulevard Olímpico (Orla Conde), o primeiro pavimento do Rio Showcase será aberto ao público - que poderá encontrar um panorama do turismo e da cultura do estado, além de atividades de patrocinadores do evento.

Catar
Nome da Casa: Bayt Qatar
Endereço: Rua General Severiano, 159 – Botafogo (casa Daros Rio)
Datas e horários de funcionamento: de 4 a 21 de agosto, de segunda a quinta-feira de 18h às 22h; sextas e sábados, das 15h à meia-noite, domingos de 15h às 22h.
Entrada: R$ 20,00 e devem ser adquiridos diretamente pelo site 
O país-sede da Copa do Mundo 2022 quer mostrar aos visitantes sua história, música e gastronomia num espaço que simula um "souq", mercado típico do país, com pintura de henna, caligrafia árabe e shawarmas (sanduíches). Uma das parcerias locais será com o chef Alex Atala. A entrada para a Bayt Qatar ("bayt" é casa, em árabe) é paga e inclui o consumo de duas entradas. O dinheiro arrecadado será doado ao projeto social Futuro Olímpico, que levará jovens brasileiros para treinar na capital, Doha. No Rio, o país vai contribuir com a instalação da biblioteca de uma escola pública bilíngue que abrirá no ex-museu Casa Daros.


Coca-Cola
Endereço: Armazém 3, Pier Mauá
O espaço da Coca-Cola, no Boulevard Olímpico da zona portuária, vai receber programas e eventos que levam o espírito dos Jogos aos espectadores e cariocas.

Colômbia
Endereço: Praça Marechal Âncora 95 – Praça 15 – Centro
Datas e horários de funcionamento: de 4 a 21 de agosto e de 5 a 18 de setembro, das 10h às 20h
Entrada: gratuita
O país organiza sua primeira casa temática em Jogos Olímpicos com degustação de café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó - e também deixa como legado reformas no Centro Cultural do Ministério da Saúde, incluindo uma plataforma elevatória para acessibilidade.


Dinamarca
Nome da casa: O Pavilhão Dinamarquês em Ipanema
Endereço: Praia de Ipanema, Posto 10 (próximo ao Praia Ipanema Hotel)
Datas e horários de funcionamento:  de 2 a 21 de agosto, das 11h às 22h
Entrada: gratuita
A casa nacional dinamarquesa, na Praia de Ipanema, terá exibições interativas e experiências vindas diretamente da Dinamarca. O local contará com DJs e shows noturnos, além de bicicletas dinamarquesas em exposição e uma casa de brinquedos para as crianças. A Dinamarca também promete doar brinquedos para escolas, além de uma grande maquete com as atrações turísticas da cidade feita inteiramente de Lego. A estrutura do pavilhão faz referência à bandeira da Dinamarca e presta homenagem ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Espaço Rio de Janeiro
Endereço: Rua Rodrigues Alves, 303 – Gamboa (Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro)
Datas e horários de funcionamento: 1º até 21 de agosto, das 10h às 19h
O Espaço Rio de Janeiro será realizado em um imponente prédio histórico, com mais de 7 mil metros quadrados, em dois andares, apto a receber o público em uma inédita experiência de visitação. Situado em pleno Boulevard Olímpico (Orla Prefeito Luiz Paulo Conde), o primeiro pavimento do Espaço Rio de Janeiro será aberto ao público em geral, que poderá encontrar em suas dependências um vasto panorama do turismo e da cultura no Estado do Rio de Janeiro, além de atividades de parceiros e patrocinadores do evento. O segundo piso é reservado para investidores, empresários, executivos, autoridades governamentais e consulares, que terão acesso às oportunidades de investimentos e negócios que o Estado do Rio de Janeiro oferece em suas diversas regiões econômicas e industriais. Estão previstas mais de 100 horas de conteúdo negocial, nas palestras e seminários já programados para o evento.

Finlândia
Nome da casa: Casa da Finlândia
Endereço: R. Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-060
Datas e horários de funcionamento: 13, 14 e 20 de agosto, das 10h às 18h, e 21 de agosto, das 10h às 16h
Entrada: gratuita
Na Casa Finlândia, o público poderá visitar o Papai Noel e conhecer um pouco da tradição finlandesa.

França
Nome da casa: Club France
Endereço: Sociedade Hípica Brasileira – Av. Borges de Medeiros, 2448 – Entrada pela Lagoa Rodrigo de Freitas.
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto, de 12h às 2h
Entrada: R$ 20,00
As principais competições serão transmitidas através de telões e será oferecido ao público uma praça de alimentação com food trucks de culinária francesa. Durante oito noites o Picadeiro Armando de Alencar será transformado numa pista de dança para receber 2 mil convidados e um DJ francês.
As comemorações das medalhas conquistadas pelas equipes francesas acontecerão no local, onde o público poderá conhecer os atletas. O estande do departamento de turismo da França terá a demonstração de algumas cidades famosas do pais reconhecido pela produção de vinhos e champanhe de alta qualidade.

Grã Bretanha
Nome da casa: British House
Endereço: Jogos Olímpicos: Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico e Jogos Paralímpicos: Shopping Metropolitano – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300 – Barra da Tijuca
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, das 9h às 22h
Entrada: gratuita com registro no site www.britishhouserio.com
A British House é a residência britânica oficial nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, um lugar para celebrar as vitórias do Team GB e do ParalympicsGB e apresentar o melhor do Reino Unido. Além de ser uma base para os atletas, a British House oferecerá um programa cultural e de negócios.

Holanda
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 701 – Leblon (Clube Monte Líbano)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, 11h/1h
Entrada: 45 euros e vale para o dia inteiro e pode ser comprada no site oficial.
Esportes de dia, baladas de noite e um telão de 12 x 7 metros para ver as competições. Os frequentadores podem curtir aulas de natação, futebol e vôlei no Clube Monte Líbano ou de surfe e stand-up na praia de Ipanema. A partir das 19h, haverá shows ao vivo e DJs dinamarqueses. O bracelete permite a entrada e saída até 0h do mesmo dia. A cor laranja, usada pelos fãs holandeses, é altamente aconselhada.
                                                              
Hungria
Nome da Casa: Casa da Hungria
Endereço: Jockey Clube Brasileiro, Tribuna C, Praça Santos Dumont, 31 – Gávea
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 22 agosto, das 15h às 17h
Entrada: gratuita, mas a casa dará prioridade aos convidados, o acesso será livre aos 100 primeiros que chegarem entre 15h e 17h.
O visitante poderá brincar com invenções húngaras, como um enorme cubo mágico (dá até para entrar na estrutura), e saborear a comida de rua local (sobremesas especiais, salsichas, vinhos e cervejas). Haverá apresentações do grupo Infusion Trio e um Aquabar para degustar 16 tipos de águas húngaras. Uma exposição digital mostrará a surpreendente trajetória Olímpica da Hungria, com as 482 medalhas do país.

Jamaica
Endereço: Praça Santos Dumont, 31 – Gávea (Restaurante Prado Grill)
Datas e horários de funcionamento: 10 a 21 de agosto, 16h/1h
Entrada: cerca de R$ 85 e que serão vendidas no site oficial
Os jamaicanos prometem festas até a madrugada, comida autêntica jamaicana, drinks com rum e cervejas do país serão vendidos por lá. A programação começa às 16h, com uma feira de turismo, e a música rola a partir de 18h, quando um DJ esquenta o espaço com ritmos jamaicanos como mento, ska, reggae e dancahall. Entre 21h/1h, as corridas do atletismo passam nos telões e haverá shows ao vivo com Kymani Marley, filho de Bob, e as bandas I-Octane e Nature.

Governo Metropolitano de Tóquio
Nome da casa: Culture & Tokyo in Rio
Endereço: Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Paço Imperial
Datas e horários de funcionamento: 18 de agosto até 7 de setembro, das 12h às 19h (fechado às segundas-feiras)
Entrada: gratuita
O local apresentará um programa desenvolvido por artistas japoneses com base no tema Culture & Tokyo in Rio. Turn, um projeto dirigido por Katsuhiko Hibino, um artista de destaque do Japão, é uma mostra de obras e workshops feita por artistas talentosos japoneses e brasileiros desenvolvidos a partir de sua atuação em instituições de assistência social no Brasil. Tokyo Caravan, um projeto dirigido por Hideki Noda, dramaturgo, diretor e ator de destaque no Japão, desenvolvido em conjunto entre artistas japoneses e brasileiros, a partir de uma oficina de fluxo misto cultural. E, no mesmo local, será realizada uma mostra com o tema Turismo em Tokyo, para mostrar ainda mais amplamente os encantos de Tóquio.

Japão
Nome da casa: Casa Japão – Tóquio 2020
Endereço:  Cidade das Artes Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Entrada: gratuita apenas com convite
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, das 12h às 20h (dias 7 de agosto e 17 de setembro somente por convite)
A Casa Japão recepcionará os atletas e seus familiares e todos os visitantes que quiserem ter uma experiência da renomada Omotenashi — hospitalidade japonesa.

México
Nome da casa: Casa México
Endereço: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, Centro, Rio de Janeiro
Datas e horários de funcionamento: de 3 de agosto até 15 de setembro, das 10h às 17h30
Entrada: gratuita
A Casa México terá três exposições: uma mostra arqueológica, uma exposição interativa para crianças sobre a renomada pintora Frida Kahlo e uma homenagem à história do desenho gráfico latino-americano dos Jogos Olímpicos. Haverá também um espaço para explorar as possibilidades de turismo no México.

NBA
Nome da casa: NBA House
Endereço: Armazém da Utopia (Boulevard Olímpico – Avenida Rodrigues Alves, Cais do Porto)
Datas e horários de funcionamento: de 12 a 21 de agosto, das 10 às 20h
Entrada: gratuita
A NBA House será um espaço temático da liga americana de basquete que promete ser o ponto de encontro para os fãs do esporte de todas as idades. No espaço de cerca de 3 mil m², onde são esperadas mais de 50 mil pessoas durante os dez dias de funcionamento, os visitantes encontrarão mascotes, atletas e lendas da NBA, além de ver de perto o Troféu Larry O’Brien (taça entregue aos campeões). Além disso, os fãs vão participar de desafios, concorrendo a brindes oficiais e prêmios exclusivos.

Panasonic
Nome da casa: Panasonic Stadium of Wonders
Endereço: Anfiteatro do Morro da Urca
Datas e horários de funcionamento: 7 a 21 de agosto, das 10h às 20h
No local será exibido um curta chamado Stadium of Wonders. Os visitantes poderão conhecer diversas tecnologias de ponta e também apreciar conteúdos sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Portugal
Nome da casa: Navio Escola de Sagres / Casa de Portugal Rio 2016
Endereço: Ilha das Cobras
Datas e horários de funcionamento: de 3 a 22 de agosto, de 10h às 23h
Entrada: gratuita
A embarcação de 89,5 metros de comprimento, que já visitou mais de 160 portos estrangeiros em 60 países e acolheu inúmeras figuras ilustres e milhões de visitantes, vai virar um “barco temático” com eventos diários para a Casa de Portugal, com a participação dos atletas da Missão Olímpica Portuguesa, degustações de vinhos do Douro e do Alentejo e apresentações de iguarias como o queijo da Serra da Estrela. Um esquema de vans e ônibus irá facilitar a ida dos visitantes ao navio.


PyeongChang
Nome da casa: Casa PyeongChang
Endereço: Quiosques QL03/ QL04 – Avenida Atlântica – Praia de Copacabana (Leme)
Datas e horários de funcionamento: de 4 até 21 de agosto e de 7 até 18 de setembro
Dentro da casa, os visitantes serão capazes de experimentar esportes de Inverno com um óculos de realidade virtual, enquanto no palco exterior serão apresentadas degustação de comida coreana e performances de K-POP, Taekwondo, música clássica coreana e break-dancing. Uma Casa PyeongChang móvel também irá sair pela cidade para introduzir os Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang 2018, a cultura e a culinária Coreana, e o Taekwondo.

República Tcheca
Nome da casa: Casa Tcheca
Endereço: Av. das Américas 3434, Barra de Tijuca
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto, das 11h às 24h
Entrada: gratuita
Mais de 50 empresas tchecas, como a famosa fabricante de pianos Petrof, mostram seus produtos na casa, que foca nos negócios e na promoção de turismo. Haverá uma escultura de seis metros em homenagem à lenda do atletismo Emil Zátopek (1922-2000), quatro vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

Suíça
Nome da casa: Baixo Suíça 2016
Endereço: Campo de beisebol, na Lagoa Rodrigo de Freitas
Datas e horários de funcionamento: de 1º de agosto a 18 de setembro, das 11h às 23h
Programação: www.swissando.com.br
Entrada: gratuita

O Baixo Suíça vai receber visitantes e atletas de todo o mundo, proporcionando um encontro com a Suíça. O espaço contará com três casas e um parque ao ar livre situado à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Entre as atividades estão uma pista de patinação de gelo sintético ao ar livre de 200 m², uma pista de corrida com o sistema de cronometragem e típicas atrações turísticas suíças, como uma gôndola giratória, um trem suíço e um globo de neve gigante. O Baixo Suíça também terá uma área de alimentação para agradar todos os paladares com especialidades do país.


CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo