Rio2016: Saiba quais Casas temáticas dos países irão funcionar durante a Paralimpíada

Para você que está triste com o fim das Olimpíadas e que pensa que o clima festivo que se instaurou na cidade já acabou, saiba que ainda dá tempo de aproveitar mais! Algumas das casas temáticas irão funcionar também nas Paralimpíadas e você terá a oportunidade de conhecer e se apaixonar por novas culturas. Infelizmente a maior parte destas casas não ficará na cidade para o período das Paralimpíadas do Rio (de 7 a 18 de setembro). Mas o que importa é aproveitar o que temos, então segue uma lista das casas que estarão abertas nesse período.


Casa México – até 15 de setembro
A Casa México apresenta três exposições: ‘A Magia do Sorriso’, uma amostra arqueológica que é uma alegoria para a felicidade; ‘Frida e Eu’, uma mostra interativa para crianças sobre a renomada pintora Frida Kahlo; e uma homenagem à história do desenho gráfico latino-americano dos Jogos Olímpicos em “América Latina, Jogos Olímpicos: México 68 – Rio 2016 ‘. Haverá também um espaço para explorar as possibilidades de turismo no México.






Quando: até 15 de setembro de 2016, terça a sexta de 10h às 17h30 e sábado e domingo de 14h às 18h.
Onde: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal  Ancora, s/n – Centro.
Quanto: Entrada gratuita para os espaços de convivência e R$ 8 para entrada nas exposições. Aos domingos, entrada gratuita.

Baixo Suíça – Até 18 de setembro
O espaço contará com três casas e um parque ao ar livre situado à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Entre as atividades estão uma pista de patinação de gelo sintético ao ar livre de 200 m², uma pista de corrida com o sistema de cronometragem e típicas atrações turísticas suíças, como uma gôndola giratória, um trem suíço e um globo de neve gigante. O local também terá uma área de alimentação com especialidades do país, como o “Feuerring” – churrasco suíço -, além de, claro, os famosos chocolates e queijos suíços. Os visitantes poderão fazer piqueniques em um dos gramados do local e assistir aos jogos em uma tela gigante.





Quando: até 18 de setembro de 2016, diariamente de 11h às 23h.
Onde: Campo de beisebol na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao corte do Cantagalo. A estação General Osório do Metrô tem uma saída para a Avenida Epitâcio Pessoa que te deixa bem pertinho da Casa da Suíça.
Quanto: Entrada gratuita (Sujeito à lotação).
Mais informações: swissando.com.br

OLIALE – Alemanha na praia – Até 18 de setembro
A Alemanha expõe sua cultura no pavilhão OliAle com arte, tecnologia, música, gastronomia típica, exposições, atividades esportivas e lúdicas e transmissão ao vivo das competições esportivas. A programação inclui atividades para crianças, jovens e adultos. Haverá torneios, prêmios especiais e até workshop de cerveja artesanal.



Quando: Haverá um intervalo nos dias 26, 27 e 28 de agosto, e durante as Paralimpíadas o funcionamento será de quinta a domingo, das 14h30 às 21h30.
Onde: Praia do Leblon (Em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah)
Quanto: Entrada franca
Confira a programação antes de sair de casa em www.facebook.com/ConsuladoGeralAlemaoNoRio.

Casa Brasil – Até 18 de setembro
Espaço de promoção do Brasil e referência do Governo Federal, tem o objetivo de fortalecer a imagem do país em todo o seu potencial turístico, cultural, esportivo e de negócios. Turistas estrangeiros terão a chance de entender a cultura local, com oficina de preparação de café e degustações de chocolate, cachaça e vinho. A Casa Brasil vai ter também simuladores de realidade virtual e esportes para crianças. O país tem uma das maiores casas temáticas dos Jogos, em dois armazéns de 1.750 metros quadrados e 3.500 metros quadrados no Pier Mauá, na renovada Zona Portuária.



Exposições:
ARMAZÉN 1
Esporte & energia by William Kass
A exposição reproduz esportes e pontos turísticos do Rio. Obras feitas com miniaturas, biscoitos, massas, pães e bolos industrializados com o objetivo de destacar a importância dos alimentos, fontes de energia para a prática de esportes.

Espaço tecnologia assistiva da saúde
Showroom de produtos de Tecnologias Assistivas voltados à funcionalidade e bem-estar da pessoa com deficiência. O público vai utilizar o espaço para a prática esportiva, reabilitação e para oficinas ensinando alguns destes esportes, com a participação de atletas paraolímpicos e para-atletas de esportes radicais.

Espaço arte do café
Espaço para apresentação de cafés especiais brasileiros das diversas regiões produtoras, assim como a história deste produto. Serão realizadas apresentações a cada hora de exposição, seguida de degustação de café preparado por baristas.

Galeria MinC
Exposição de artistas brasileiros contemporâneos.

O Brasil no mundo
A exposição convida o visitante a conhecer os produtos brasileiros exportados e os investimentos estrangeiros realizados no país por meio de experiências sensoriais.

ARMAZÉN 2
Patrimônio histórico e cultural brasileiro
Roteiro turístico dos 12 sítios declarados “Patrimônio Mundial” pela UNESCO.

Patrimônio imaterial brasileiro
A exposição apresenta um recorte das 38 manifestações culturais declaradas pelo IPHAN como Patrimônio cultural Brasileiro, sendo cinco delas declarados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Exposição mais médicos
A exposição reúne imagens capturadas em 19 Estados e registram consultas e visitas domiciliares de 18 mil profissionais do Programa Mais Médicos em pontos extremos do país.

Brasil Junino
De todas as festas que povoam esses Brasis, o São João é a primogênita, filha dos arraiais, fumaça de fogueira, risada escancarada, campo, cidade, colheita e abastança.

Um tour pelo Brasil
A exposição mostra os diferentes pontos por onde a chama olímpica passou levando a emoção dos jogos e seu principal valor: a união entre os povos. A tocha conectou as mais distantes localidades do Brasil, assim como os Correios fazem todos os dias.

Foz do Brasil Experience
Foz do Iguaçu convida você a viver uma experiência interativa, mostrando todos os encantos de um dos destinos mais icônicos do mundo. Uma sensação única onde você passará por dentro das Cataratas do Iguaçu – Uma das sete maravilhas da natureza.

Linha do tempo – O brasil e os Jogos Olímpicos
A exposição visa expor a participação dos atletas brasileiros ao longo da história das Olimpíadas, destacando os personagens mais impactantes e resgatando a memória do esporte olímpico brasileiro.

Casa da Torcida Brasil
Imersão na história do esporte com o Banco do Brasil, ao mesmo tempo que apresenta atividade interativas para o público, com diversas modalidades esportivas sendo apresentadas.

Arena eSports Rio 2016
Espaço destinado a fortalecer a presença do Brasil e dos desportistas eletrônicos e promover a integração do esporte eletrônico nacional no âmbito institucional, educacional, profissional e de inclusão.

Maria Lenk
A exposição conta a história da primeira nadadora olímpica brasileira e visa resgatar e valorizar a memória da natação e projetar a imagem do Brasil no exterior, via excelência esportiva.

Experimentando diferenças
Vivencie emoções semelhantes àquelas sentidas pelos atletas paralímpicos em algumas modalidades: futebol com olhos vendados, bocha, atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa e games.

Quando: de 19 de agosto a 6 de setembro, de 14h às 20h; de 7 a 18 de setembro, de 10h às 20h. A casa funciona todos os dias da semana.
Onde: Avenida Rodrigues Alves, 10 (Pier Mauá) – Zona Portuária (Centro).
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.brasil2016.gov.br

TOKYO METROPOLITAN GOVERNMENT – Até 07 de setembro
Este é um programa desenvolvido por artistas japoneses com base no tema “Culture & Tokyo in Rio” e fica até 07 de setembro no Centro do Rio.
“Turn”, um projeto dirigido por Katsuhiko Hibino, um artista de destaque do Japão, é uma mostra de obras e workshops de artistas talentosos japoneses e brasileiros desenvolvidos a partir de sua atuação em instituições de assistência social no Brasil. “Tokyo Caravan”, um projeto dirigido por Hideki Noda, dramaturgo, diretor e ator, foi desenvolvido em conjunto entre artistas japoneses e brasileiros, a partir do workshop de “fluxo misto” cultural. E no mesmo local, será realizada uma mostra com o tema “Turismo em Tokyo”, para mostrar ainda mais amplamente os encantos da cidade.

Quando: Até 07 de setembro, das 12h às 19h. Fechado às segundas
Onde: Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro
Quanto: Entrada gratuita

Tokyo 2020 Japan House – Até 18 de setembro
A casa japonesa irá receber os atletas e seus familiares e todos os visitantes que quiserem conhecer um pouco mais sobre os jogos Paraolímpicos 2020, que será realizado em Tóquio.

Quando: de 7 a 18 de setembro de 2016. Diariamente de 12h às 20h. Em virtude de um evento para convidados, o pavilhão estará fechado ao público geral no dia 17 de setembro.
Onde: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: https://tokyo2020.jp

Pyeong Chang – Até 18 de setembro
Sede dos Jogos de Inverno 2018, o condado sul-coreano traz um pouco desta experiência às areias cariocas. O visitante pode experimentar esportes de neve por meio de óculos de realidade virtual e um palco de frente para a praia terá degustação de comida coreana e performances de k-pop, taekwondo, música clássica e break-dancing.


Quando: de 7 a 18 de setembro (horário a confirmar)
Onde: Quiosques QL03/ QL04  (Avenida Atlântica, praia do Leme)
Quanto: Entrada gratuita.

Casa da Itália – Até 17 de setembro
Durante os Paralímpicos, os italianos vão para o Recreio, a poucos quilômetros do Parque Olímpico. A casa instalada numa paróquia é uma parceria entre o Comitê Olímpico Italiano, o Vaticano e a Dioecese do Rio. A comida será preparada por Gabriele Rubini, mais conhecido por Chef Rubio, um ex-jogador de rugby italiano.

Quando: de 6 a 17 de setembro (horário a confirmar)
Onde: Paróquia Imaculada Conceição (Rua Humberto Cozzo, 41, Recreio)
Quanto: (a confirmar)

British House – Até 18 de setembro
A residência britânica oficial no Rio celebra as vitórias e apresenta o melhor do Reino Unido. Haverá programa cultural, festas e encontros de negócios.

Quando: de 7 a 18 de setembro, das 9h às 22h
Onde: Shopping Metropolitano (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300, Barra da Tijuca)
Quanto: Para visitar, é necessário fazer registro no site oficial e receber um convite, já que a entrada será limitada.

Casa Colômbia – Até 18 de setembro
Degustação de café colombiano muita música e as famosas rosa colombianas.



Quando: de 5 a 18 de setembro, das 10h às 20h
Onde: Centro Cultural do Ministério da Saúde (Praça Marechal Âncora 95, Praça XV, Centro)
Quanto: Entrada gratuita.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo