O Veículo
Leve sobre Trilhos, mais conhecido como VLT, é mais um dos legados deixados
para a cidade pelos Jogos Olímpicos!
Para mim um dos maiores legados do
Rio2016, foi o aumento da autoestima do brasileiro, que naquele momento pode se
unir e ter o sabor da vitória, vitória do evento que apesar dos diversos
contratempos, deu muito certo sim! São muitas questões sociais envolvidas, mas
vou focar no lado positivo, pois esses méritos não são tema aqui do blog.
Fui recentemente experimentar o VLT,
para sentir o que anda acontecendo na minha cidade, formar minha opinião sobre
o assunto e também passar minha vivência para vocês, contribuindo de certa
forma!
Por enquanto está um funcionamento a
Linha 1, que sai do Aeroporto Santos Dumont em direção à rodoviária e vice e
versa. São 16 paradas, passando por pontos aonde existe estação de metrô, ou
locais em que antes era difícil o acesso saindo do aeroporto ou da rodoviária,
e passando, é claro, pela renovada zona portuária, com seus museus e armazéns.
Em todas as paradas existem máquinas
onde você recarrega ou compra o seu RioCard, que juntamente com o Bilhete Único
Carioca, são as únicas maneiras de embarcar no VLT. Existem também pessoas
vendendo o cartão RioCard, mas com eles o mesmo não pode ser recarregado. Para
quem ainda não possui, o cartão custa R$ 3,00 e cada passagem R$3,80, portanto
a sua primeira viagem terá um custo de R$6,80.
O VLT parece um mini trem, só que bem
mais bonito! E funciona como diversos trens da Europa, com um botão na porta,
que ao ficar verde você aperta e a porta abre. Outra similaridade aos costumes
europeus é a forma de acesso e pagamento, dentro do vagão existem diversos
aparelhos aonde você valida a sua passagem, e é cobrado o valor devido. Não
existe um cobrador, mas de tempos em tempos passa a fiscalização que pode pedir
o seu cartão e com uma máquina confere se o seu cartão foi validado.
O VLT pára em todas as estações, não há
necessidade de tocar campainha. As estações são mais altas que o nível da rua,
para ficar confortável o acesso e saída do vagão. Essas estações estão em
excelentes condições com cobertura para o caso de chuva, mapas da cidade e
informações sobre o funcionamento do VLT.
O horário de funcionamento atualmente é
de 6:00 às 24:00 hs, mas a previsão é de funcionar por 24hs, os vagões saem a intervalos
de 15 minutos. Achei muito legal ver a população do Rio realmente utilizando o
novo meio de transporte, inclusive mais tarde, passei em uma estação as 21:00
hs e haviam bastante pessoas no ponto.
Penso que seja uma excelente solução para
aqueles que não querem ter que gastar com táxi saindo do aeroporto, para ir
para a Zona Sul ou Barra, agora com a linha 4, e é só saltar na Estação
Cinelândia e pegar o metrô. Ou para aqueles que moram no interior do Rio, vão
viajar a partir do aeroporto e precisam ir até a rodoviária.
O trem anda mesmo lentamente, no máximo
a 15 km/h, entretanto é uma velocidade boa o suficiente para transitar no meio
do centro da cidade, em locais aonde passam pedestres.
Não achei interessante o fato de que
sempre que ao passar um VLT na frente em comboio passa uma moto com uma sirene
avisando aos passantes. Uma tecnologia desse nível ter que desperdiçar uma
pessoa a cada carro para fazer esse serviço não faz muito sentido. Durante as
Olimpíadas além da moto, sempre haviam guardas municipais e agentes do trânsito
informando aos pedestres da passagem do VLT, isso no Boulevard Olímpico (zona
portuária), mais desperdício de pessoal.
Para finalizar acho muito importante
inserir no povo brasileiro a cultura da disciplina consciente, pelo fato de a
própria pessoa validar o seu cartão. Para quem for pego pela fiscalização é
cobrada uma multa de R$ 170,00 e de R$ 255,00 se for reincidente.
Leia mais sobre o assunto no site: www.vltcarioca.com.br.
Então essa foi a minha experiência, quaisquer
dúvidas perguntem no post mesmo. Ajuda a outros leitores que por acaso tenham
as mesmas dúvidas!
Beijos da Di.
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