Rio de Janeiro: Aula com a Escola Kung de Bodyboard!

No sábado passado tive uma experiência incrível na Praia da Barra Tijuca com minhas lindas amigas Kaki Melo, Dani Mi, Thailise Monteiro e Marion Fernandes. Uma aula de bodyboard com aquele que é conhecido como o pai do esporte no Brasil, Marcus Kung e sua equipe.





Além da aula maravilhosa fez um dia lindo de sol, então tudo foi perfeito!

A barraca da Escola Kung de Bodyboard está localizada entre os postos quatro e cinco, em frente ao Condomínio . 

Chegando lá fomos recebidas pelo próprio Kung e sua equipe, os Professores Erik e Diego. Que prontamente nos entregaram a blusa própria para a prática, os pés de pato e as pranchas, equipamentos necessários para a nossa aula. 


Todos equipados, então Marcus começou a explicar as técnicas básicas do esporte, para que pudéssemos ter as corretas respostas de acordo com as condições em que o mar se apresentasse. E aí você pensa que acabou, vamos para a água!? Não, nada disso, agora é hora de um treino funcional na areia para aquecer o corpo. O treino é inspirado nos movimentos e manobras do bodyboard.



E agora é chegada a tão esperada hora de entrar no mar! E para quem nunca praticou o esporte, como era o meu caso, eu sempre assistia a cena e pensava que devia ser uma prática simples, ate mesmo relaxante... Dentro da água, só curtindo uma marola. Hahahahaha Total engano, é bem o oposto disso, é um exercício de verdade, que além de fortalecer, ainda vai tonificar seus músculos e fazer perder calorias com certeza.





Kung explicou que para o dia do treino é bom se preparar comendo comidas leves, embora nutritivas, e principalmente evitar alimentos gordurosos, que possam prejudicar o rendimento durante a aula. É bom também ter uma boa noite de sono, evitando excessos na noite anterior.

A Escola completa 15 anos esse ano, e por isso estão se atualizando e implementando também o treinamento funcional, que é realizado utilizando o próprio peso corporal. O treino já é amplamente difundido e além de auxiliar no emagrecimento e fortalecimento dos músculos, o treinamento funcional da Escola Kung de Bodyboard ajuda a aumentar a performance do aluno na água.


Funcionamento do Treino:
·     As aulas têm duas horas de duração - uma hora de treinamento funcional na areia e uma hora dentro d´água;
·  O programa inclui caminhadas e corridas na areia fofa, abdominais e alongamentos;
·     De 300 a 500 calorias perdidas em 60 minutos de exercícios;
·     Ajuda no condicionamento cardiovascular e no fortalecimento dos músculos;
·     Trabalha praticamente todos os músculos do corpo. Em especial, o movimento das pernas, braços e glúteos, quando o aluno utiliza as técnicas de pernada e remada no mar. As articulações de braços, tornozelos e mãos são trabalhadas. E, finalmente, o abdômen já que no bodyboard, a postura principal, deitado, exige a tonicidade nessa área do corpo;
·    Somado a uma alimentação saudável, promove emagrecimento. (Casos de alunas já perderam até 20kg em um período de 6 meses);
·     Não há restrição para quem quer fazer aula. A faixa etária vai de 8 a 80 anos, ou até mais dependendo do caso. Basta saber nadar e estar com o atestado médico em dia;
·   Por ser um exercício de baixo impacto, o bodyboard não sobrecarrega os músculos e articulações. Promove também o aumento rápido no fluxo sanguíneo, o que faz a dor muscular diminuir.


Um pouco sobre MARCUS KUNG:
Considerado o “pai” do bodyboard no Brasil, Marcus Kung iniciou a história do esporte na Praia do Leme, na década de 70 e é o principal responsável pela popularização da atividade no país. A partir daí, Kung percorreu praias brasileiras mobilizando novos bodyboarders e montou a primeira associação legalmente registrada no mundo, além de ter regulamentado e idealizado as primeiras regras em competições nacionais. O resultado de todo esse trabalho foi o prêmio de Personalidade Mundial do Esporte, entregue a ele, em 1988, no Havaí, por toda a sua contribuição.


O esporte sofreu um boom na década de 80 e a comercialização de pranchas amadoras superou as expectativas dos empreendedores. Essa foi a era de ouro do esporte, com pranchas amadoras se proliferando no literal brasileiro, patrocínios de grandes empresas para atletas e campeonatos internacionais de altíssimo nível sediados por aqui. Hoje, 43 anos depois da primeira onda e no comando da Escola Kung de Bodyboard, na Praia da Barra, Marcus Kung repassa seu conhecimento para alunos de todas as regiões do Brasil e estrangeiros, que procuram a lenda do esporte para cair no mar carioca.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo