Roteiro de 5 dias em Fernando de Noronha! (Autor: Carlos Santana)

Sou Carlos Santana Engenheiro Eletricista, Brasileiro, Tenho sede de conhecer o novo, amante de viagens, apreciador da vida e de seus belos momentos, positivo, incentivador e grato por tudo que viveu.

A escolha do destino era importante devido à ocasião, pois se tratava de nossa lua de mel, depois de muito pesquisar, Fernando de Noronha se tornou uma das opções mais atrativas, devido a fama de se tratar de um dos lugares mais bonitos do Brasil e de todo seu encanto, a decisão foi tomada e partimos para desbravar os encantos da ilha no final do mês de novembro. Apesar dos valores considerados altos, a paisagem e a energia do local fizeram valer a pena cada centavo gasto.
Fernando de Noronha - Morro Dois Irmãos

TAXAS COBRADAS
Um dos fatos que encarece o orçamento da viagem são as taxas referentes à preservação ambiental. A primeira taxa no valor de R$ 64,78 é referente a cada noite de estádia na ilha, podendo ser paga antecipadamente pela internet ou logo ao desembarcar, pois a entrada em Noronha só é permitida após pagamento da mesma, o que chamou a atenção foi o fato de alguns turistas não saberem desta obrigatoriedade. A segunda taxa diz respeito ao cartão de permissão de acesso ao parque nacional marinho, onde ficam localizadas praias e trilhas dentro da área de preservação ambiental que custam R$ 89,00 para os brasileiros e R$ 178,00 para os estrangeiros.

HOSPEDAGEM
O local que nos hospedamos foi a Pousada do Dandão, assim como as demais pousadas possuem características simples, porém confortáveis, com ar refrigerado nos quartos, um bom café da manhã e funcionários atenciosos. O único fator negativo é o sinal de wi-fi que assim como grande parte da ilha não atende as necessidades dos hóspedes.
Passamos 5 dias hospedados na ilha, de segunda a sexta. Quando chegamos no aeroporto fomos recebidos por agentes de turismo da ilha que ofereceram de nos levar a pousada e nos buscar no dia que iriamos embora, em uma van e sem custo caso fechássemos algum passeio com eles. Optamos por fazer esse negócio e pagamos a eles o valor referente ao Passeio Ilhatur (como o próprio nome já diz, é um tour ao redor da Ilha) num carro 4x4 , que custa em torno de R$160 por pessoa, e ao Passeio de Barco que fica em media R$145,00 por pessoa.

DIA 1: Comida boa e belas vistas
No 1º Dia chegamos após as 14:20hs e pedimos para a funcionária da pousada para nos indicar um lugar para almoçarmos e ela nos levou ao Restaurante Varanda. A decoração é bem colorida e a comida simplesmente incrível. Sugeriram-nos a Carne de Sol com Lasca de Queijo, servido com Pirão de Queijo, Farofa Matuta e Banana Frita, até hoje nos da água na boca só de lembrar.
Fernando de Noronha - Restaurante Varanda
Fernando de Noronha - Carne de Sol com Lasca de Queijo, servido com Pirão de Queijo, Farofa Matuta e Banana Frita
Depois do almoço fomos ao Forte de Nossa Senhora dos Remédios apreciar o por do sol e ter uma vista de grande parte da ilha, logo após visitamos a Praia do Cachorro no inicio da noite, que fica bem próximo do forte e terminamos a noite no Bar do Cachorro ao som das ondas do mar da praia com o mesmo nome de um lado e do outro lado, o típico Maracatu de todas as segundas e quartas do Bar do Cachorro que por sinal é muito agradável.
Fernando de Noronha - Forte de Nossa Senhora dos Remédios
Fernando de Noronha - Vista do Morro do Pico
Fernando de Noronha - Bar do Cachorro

Dia 2: Ilhatour que passa pelo essencial de Noronha
No 2º Dia partimos para realizar o Ilhatour, depois do descanso merecido e um café da manhã reforçado a energia estava restaurada, somada a imensa vontade de conhecer a tão famosa ilha. Com muitos ou poucos dias em Noronha eu recomendaria o Ilhatour, consiste em um reconhecimento geral da ilha, este passeio dura o dia todo e passa por vários pontos turísticos. A dica é fazer o passeio no primeiro dia para fins de orientação. Noronha tem uma diversidade de praias e neste passeio é possível selecionar as melhores atrações para voltar com calma. É possível tirar fotos lindas nos pontos e entender o que pode fazer e o que não pode fazer nas praias. Além disso o guia te leva para os pontos certos! Assim pudemos ver Tartarugas, Lagostas, Peixes e Tubarões.

Começamos o passeio visitando a Praia do Leão que possui uma imensa formação rochosa em formato de leão marinho, a qual nomeia a praia, linda vista tanto da mesma, quanto de outra formação rochosa de onde os pássaros fazem ninhos, chamada de Morro da Viuvinha, logo após o mirante das carrancas onde estão as água revoltas da ilha e vão de encontro ao oceano, em seguida paramos na Praia do Sueste onde é possível fazer o mergulho de snorkel e conhecer a vida marinha de Noronha, como por exemplo: tartarugas, lagostas, peixes e tubarões.
Fernando de Noronha - Pedra do Leão e Morro da Viuvinha
Fernando de Noronha - Pedra do Leão
Fernando de Noronha - Praia do Sueste
No término do mergulho fomos a Praia do Boldró, optamos por um lanche para poder aproveitar essa praia tranquila, partimos para mais um ponto turístico repleto de piscinas naturais e rochedos, a Praia do Buraco da Raquel que é proibida para banhos por medida de preservação ambiental. Mas pode ser apreciada através do mirante. O nome "Raquel" é atribuído à filha de um dos comandantes militares que costumava se esconder na pedra à beira-mar. Conseguindo render bem o dia fomos ao famoso Museu dos Tubarões onde é possível tirar várias fotos do mirante, do museu, de alguma esculturas a beira mar que simulam uma sereia para as mulheres e posseidon (deus grego) para os homens, além de experimentar iguarias deliciosas como famoso Bolinho de Tubarão, depois de alimentados fomos a outro ponto de vista espetacular da ilha, a Capela de São Pedro que tem vista para o Porto e para o Morro do Pico,  daí partimos para a melhor parte do passeio onde podemos admirar a magnifica Praia do Sancho eleita a Praia mais bonita do mundo pelo site especializado em turismo TripAdvisor.
Fernando de Noronha - Formação Rochosa na Praia do Boldró
Fernando de Noronha - Praia do Boldró
Fernando de Noronha - Praia do Buraco da Raquel
Fernando de Noronha - Museu dos Tubarões Esculturas a Beira Mar que simulam uma Sereia para as Mulheres e Posseidon (Deus Grego) para os Homens
Fernando de Noronha - Museu dos Tubarões
Fernando de Noronha - Vista da Capela de São Pedro
Fernando de Noronha - Praia do Sancho
Nessa parte também se tem a melhor vista para tirar fotos dos Morros Dois Irmãos (cartão postal da ilha), a vista cristalina da praia encanta qualquer um, fazendo valer o passeio, podemos curtir ainda as Praias Cacimba do Padre, onde turistas amam praticar o surf e a Praia dos Porcos, linda, exuberante e diferente, devido as formações vulcânicas que desenham piscinas naturais. Para fechar o passeio ainda deu tempo de curtir o por do sol no Forte de São Pedro do Boldró, uma ótima pedida em Fernando de Noronha. Geralmente a última parada do Ilha Tour é por lá, mas vale a pena a visita mesmo sozinho. Lá tem um bar com música ao vivo durante o pôr do sol. A vista, com o Morro Dois Irmãos ao fundo, é linda. Vale a pena e fica pertinho da Praia da Cacimba do Padre.
Fernando de Noronha - Praia Cacimba do Padre e Praia dos Porcos
Fernando de Noronha - Morro dois Irmãos visto da Praia Cacimba do Padre
Fernando de Noronha - Por do Sol no Forte de São Pedro do Boldró
A noite era a hora de apreciar a Pizza do Restaurante na Moita, lugar calmo, agradável, sossegado e tranquilo, tudo isso descreve bem uma pizzaria que fica ‘’escondida’’ entre as matas perto da estrada, porém vale muito a pena seu sabor artesanal e exótico.

DIA 3: Passeio de barco e Festival Gastronômico do Zé Maria
No 3º Dia após uma bela noite de sono e descanso estávamos revigorados para mais um belo passeio, agora pelo mar, era a hora de conhecermos a ilha com outra visão, então fomos para o Porto embarcar junto com a empresa de turismo que nos apanhou na pousada e iniciamos a nova jornada. Foi possível avistar de perto as ilhotas que formam o arquipélago, os Morros Dois Irmãos bem de pertinho e tivemos a companhia muito agradável de golfinhos seguindo os barcos, comparado ao mar cristalino foi uma perfeita combinação, tivemos o prazer de passar mais um tempo na Praia do Sancho curtindo o visual, o passeio termina na hora do almoço, bem próximo do porto se encontra o Restaurante Mergulhão que possui uma vista magnifica, além de ambiente agradável e comidas deliciosas, nossa pedida foi o Peixe na Castanha, Filé de Peixe Empanado com Castanhas, Farofinha da Casa e Batatas Douradas no Azeite de Ervas.
Tiramos a tarde para irmos as praias, novamente fomos a Praia do Cachorro, mas desta vez para conhecermos o Buraco do Galego uma mini piscina natural. É legal porque dá uma ideia das outras piscinas naturais da ilha. É bem fundo e tem muitos peixinhos. Legal para bater fotos. Em seguidas fomos as praias do meio e conceição que são bem próximas, a dica é curtir o por do sol no Bar do Meio, ótimo lugar pra um sunset, bebidas, um som bacana.

Fernando de Noronha - Buraco do Galego
      Na parte da noite o melhor nos esperava, fizemos uma reserva com muita antecedência (3 semanas) pela internet o que é essencial para conseguir uma vaga no Festival Gastronômico do Zé do Maria que custa R$ 163,88 por pessoa, porém vale muito a pena, pois ir a Noronha e não participar desse evento vai parecer que faltou algo. Bom, o festival acontece todas as quartas e sábados, a partir das 20:30h. Na ocasião é servido um farto banquete com dezenas de pratos para agradar a todos os paladares, com destaque para a paella, vários de peixe, camarões e outros frutos do mar, além de farofa de pão velho, arroz de jaca, carne, massas, saladas e comida japonesa, com peixes fresquinhos e pescados pelo Zé Maria. Após a comilança os presentes são convidados para apreciar as maravilhosas sobremesas, que vão de tortas, bolos, musses, saladas de frutas e outras opções.

O próprio Zé Maria faz questão de explicar cada prato antes de iniciar, tanto a parte dos pratos salgados, quanto as sobremesas, uma delicia e tudo muito bem decorado.
Fernando de Noronha - Festival Gastronômico do Zé do Maria

DIA 4: Projeto Tamar, Centro Histórico e pôr do sol no Forte
No 4º Dia fomos ao Projeto Tamar na prática, nos dirigimos a Praia do Sueste onde as Tartarugas Marinhas são coletadas no mar, medidas, alimentadas e estudadas, além de uma mini palestra educativa sobre esse lindo projeto de conservação desses seres. Permanecemos na praia por mais um pouco para apreciar aquele visual.
Fomos na Vila dos Remédios conhecer o Centro Histórico e a Cidade, paramos para almoçar no Restaurante Flamboyant local muito agradável, comidas saborosas, bom atendimento e um ambiente decorado em estilo de Rock, com músicas e vídeos. Os preços, assim como todos em Noronha, são relativamente altos, porém ainda bem competitivos para os padrões de Noronha. Sem dúvidas, vale muito a pena visitar e saborear os pratos. Ao meio-dia tem pratos executivos, mais rápidos e com preço fixo. Servem muito bem uma pessoa.

Após a visita a cidade e centro histórico fomos curtir mais uma vez o Por do Sol no Forte de São Pedro do Boldró, mereceu o bis, rsrs. A noite conhecemos o centro de Palestras do Projeto Tamar e assistimos uma palestra muito interessante a respeito de Cidades Inteligentes e criativas ao redor do mundo, que mencionava a questão da sustentabilidade, preservação dos ecossistemas e outras maneiras de progredir sem agredir o meio ambiente. Após essa jornada de conhecimento tivemos o prazer de experimentar uma das iguarias da ilha, num simples restaurante na vila dos remédios, o Restaurante da Edilma, boa qualidade, ótimo atendimento e muito agradável. Jantamos um Tubarão a Milanesa com Molho de Camarão ao Molho de Macaxeira. O sabor da refeição é muito bom e o custo acessível para Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha - Centro Histórico
Fernando de Noronha - Por do Sol no Forte de São Pedro do Boldró
Fernando de Noronha - Projeto Tamar

DIA 5: Piscinas Naturais do Atalaia
No 5º Dia tínhamos reservado para ir as Piscinas Naturais do Atalaia, porém infelizmente não conseguimos, pois era necessário antecedência na reserva pela limitação ambiental dessa parte e ser necessário guias, dai refazermos os planos, como só tinhamos metade do dia a nossa disposição, fomos a Vila dos Remédios e região do Porto para compramos lembrancinhas, daí permanecemos na Praia do Porto onde é possível realizar o Mergulho de Batismo e apreciação do Navio Grego que encalhou em 1930, o Famoso Eliane Stathatos, que hoje se tornou um imenso coral e lar de diversos seres marinhos que habitam a ilha. É possível realizar o mergulho de snorkel e visualizar também muito da vida marinha, optamos somente por curtir a praia e apreciar a vista do morro do pico, podemos ver bem de perto na praia as arraias passeando entre a água cristalina e areias.
Fernando de Noronha - Praia do Porto
Um lugar maravilhoso, lindo e espetacular que como tudo que é bom tem seu fim, com o coração apertado, mas com a mente cheia de lembranças e saudades retornamos desse paraíso chamado Fernando de Noronha. Vale lembrar que essa ilha é encantadora e merece cada título de beleza rotulado, um dos lugares mais bonitos do mundo.