10 Dicas de como aprender inglês mais rápido! (Autora: Joanna Romano)

Olá! Para quem não me conhece, meu nome é Joanna, tenho 30 anos e tô viajando por esse mundão lindo desde 2007. A minha primeira viagem pra fora do Brasil foi pra fazer um intercâmbio como Au Pair (praticamente trabalhar de babá) na Alemanha.

Na época eu não falava um ‘ai’ em inglês, e meu alemão também era negativo. Pra piorar a minha situação eu cheguei na Alemanha e as aulas de alemão no meu curso tinham começado duas semanas antes. As minhas primeiras aulas foram impossíveis, eu não sabia nem os números pra poder entender a página em que a professora mandava a turma abrir o livro, e eu estava em uma cidade minúscula que não tinha nenhum brasileiro pra me dar aquele help. Hahaha


Eu precisava dar um jeito na minha situação, senão eu ia ficar boiando nas aulas e não ia aprender alemão nunca. Comecei a estudar por conta em casa e quando me dei conta eu estava muito mais avançada do que o resto da turma, tive até que subir de nível (olha que eu nunca gostei de estudar na vida). Durante esse meu intercâmbio eu fiz várias viagens pela Europa e foi aí que eu me dei conta que precisava aprender inglês desesperadamente. Como eu não tinha grana para pagar um curso de alemão e um curso de inglês, resolvi estudar em casa usando os mesmos métodos que usei pra aprender alemão e deu super certo! Nunca fiz curso de inglês e consegui ficar fluente no idioma estudando sozinha.

Ok, chega de enrolação… Aqui vão as dicas:

1 – Essa primeira dica parece idiota, mas a primeira coisa que eu fiz foi mudar o idioma de tudo pra inglês (Facebook, computador, celular, enfim… TUDO).

2 – Usar um dicionário que seja inglês-inglês. Desse jeito você vai se livrando do vício de ficar traduzindo tudo ao pé da letra. Quando você estiver conversando com alguém, você não vai ter tempo de ficar traduzindo mentalmente antes de falar, e tirando que geralmente quem aprende inglês traduzindo acaba cometendo muito erro de gramática e vocabulário porque nem tudo em inglês é igual ao português. O meu dicionário online preferido é o www.oxfordlearnersdictionaries.com Esse dicionário além da definição ainda tem a pronúncia das palavras tanto em inglês americano como em inglês britânico. Nesse dicionário também tem várias explicações de gramática.

3 – Comecei lendo livros de crianças, já que as palavras e frases usadas são bem simples.

4 – Quando eu já tinha aprendido um pouco de vocabulário lendo os livrinhos de criança, eu comecei a ouvir podcasts. Pra mim funcionou muito ouvir coisa em inglês e treinar o ouvido.

Sites para ouvir podcasts em inglês feitos para quem está aprendendo a língua:
www.eslpod.com (na época que eu usava esse site ele era de graça, mas agora pra ter acesso aos podcasts você tem que pagar #chateada - dei uma olhada e mesmo sendo pago, ainda acho que vale muito a pena);
www.bbc.co.uk/programmes (Esse é de graça! Uhuuuuu!)
Recentemendo achei esse site com uma lista de podcasts para quem tá aprendendo inglês: www.fluentu.com/english/blog/esl-english-podcasts/

5 – Depois que meu inglês já estava "supimpinha", eu comecei a ler livros em inglês que eu já tinha lido em português. Você já sabendo do que o livro se trata ajuda muito!

6 – Cantar as suas músicas preferidas enquanto lê a letra. Assim você começa a aprender a falar mais rápido e destravar a língua (Iarnuôu nunca mais! Lembram disso? hahaha);

7 – Fazer amizade com nativos da língua inglesa e pedir pra eles te corrigirem sempre que você falar errado. (Da pra fazer amigos na noitada, tinder, site do couchsurfing, meet-up,…)

8 – Assistir filmes e seriados em inglês. Eu no começo da minha jornada de estudos (nossa, falei bonito hahaha) assistia muito Friends (eles usam muita linguagem falada no dia a dia). Eu assistia um episódio com áudio em inglês e legenda em português, tentando pescar as palavras que eu já conhecia. Depois colocava o mesmo episódio com audio E legenda em inglês. Se você tiver saco e tempo, assiste o mesmo episódio mais uma vez com áudio em inglês, mas sem legenda. Faça isso com o seu seriado preferido!

9 – Ler e assistir notícias em inglês. Ao invés de entrar no Globo.com pra saber o que a Suzana Vieira comeu na noite de Natal, comece a ler as notícias e fofocas em sites em inglês.

www.dailymail.co.uk (esse é meio bizarro e tem umas notícias meio sem noção)
 (eu não curto, mas pra quem gosta de ver as fofocas das celebridades acho que esse é "dos bão")

10 – Que tal hospedar um gringo na sua casa? O www.couchsurfing.com é um site voltado para viajantes e a ideia desse site é conectar pessoas sem dinheiro envolvido - Tudo na base da amizade e troca cultural! Eu ja usei muito esse site e adoro! Para hospedar alguém na sua casa você cria um perfil e as pessoas interessadas entram em contato, você não precisa aceitar os pedidos. Caso você não queira abrir a sua casa para estranhos, no site tem a opção de você colocar que só está disponível para encontrar com a pessoa.

Espero que essas dicas ajudem! :)

Para acompanharem as minhas viagens pelo mundo, sigam o meu perfil no instagram: www.instagram.com/fitbackpacker

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo