Rio de Janeiro: Museu do Amanhã terá programação especial para a “Primavera dos Museus”

Projeto do IBRAM, que será realizado dias 26 e 27 de setembro, terá como tema as memórias da cidade

A Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), apresenta, para a edição de 2017, o tema “museus e suas memórias”. No Rio de Janeiro, Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR) e Museu da Cidade promovem uma programação conjunta que resgata as lembranças da ocupação da cidade com nos dias 23 e 24 de setembro (sábado e domingo). Juntas, as instituições propõem caminhadas com percursos que marcam a passagem do tempo na cidade, a partir da identificação de  histórias da construção do Rio, plantios de hortas, visitas a exposições para refletir aspectos e organização da cidade, inspirados nas matrizes africanas e indígenas. A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site.



Confira a programação:
23 de setembro
9h - 17h | Cais do Valongo + Museu do Amanhã + MAR
Caminhada por 1000 anos: Realização de caminhadas com percursos entre museus municipais como forma de experimentar a passagem do tempo, identificar diversas memórias e histórias da construção da cidade do Rio de Janeiro.
Das 9h às 12h, o percurso inclui Cais do Valongo – referente à matriz africana - até o Museu do Amanhã.
Das 14h às 17h, será abordada a matriz indígena a partir da visita às hortas do Museu do Amanhã e MAR.
13h – 18h | Museu do Amanhã + MAR
Estação Natureza + Horta do Amanhã: Oficina de horta em contexto urbano e sementes crioulas típicas de culturas indígenas e africanas. A proposta é a integração da obra Estação Natureza, da exposição Dja Guata Porã, em cartaz no MAR e a Horta do Amanhã, instalada na lateral do Museu do Amanhã.

24 de setembro
09h – 15h | MAR + Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro1
Caminhada por 1000 anos: Dando sequência às caminhadas, neste dia o percurso faz referência à construção da cidade do Rio de Janeiro. O trajeto sai do MAR e segue em direção Museu da Cidade, o percurso inclui peças do acervo do MAR, álbuns de fotografias, visita a exposições e piquenique. A caminhada chega até a entrada da Vila Parque da Comunidade.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo