Cultura - São Paulo: Conheçam o Museu da Imaginação, onde as crianças interagem e brincam com as exposições e tomam gosto pela arte (Autora: Ana Paula Vieira)

Em nossa recente visita a São Paulo, fomos conhecer o Museu da Imaginação. Localizado no bairro da Lapa, ele foi inaugurado em janeiro desse ano e tem a proposta de unir lazer e cultura e de explorar a imaginação dos pequenos com atividades lúdicas e liberdade para interagir com as peças expostas, o que é muito legal!




O Museu funciona em dois turnos, das 10h às 13h e das 14h às 17h, e é dividido em quatro salas, todas com monitores preparados para explicar e tirar dúvidas.


O Museu possui guarda volumes, cafeteria e é totalmente acessível.




Fomos em um sábado, no primeiro turno. Começamos nossa visita pela Sala das Esferas, que é uma releitura da obra de Pablo Picasso feita por quatro artistas.




A sala possui esferas, semi círculos, quadros e diversas obras de arte em vários tipos de materiais e texturas e as crianças podem tocar, entrar, mexer e tudo acaba virando uma grande brincadeira e elas vão tomando gosto por arte enquanto isso.



Isabella adorou, queria entrar em tudo, mudar as esferas de posição, muito legal e era só a primeira sala!



 A próxima sala é a da exposição EU/TU/ELE/NÓS/VÓS/ELES. A sala simula um ambiente urbano, com as paredes cobertas de grafites, vários skates pendurados e uma pista de skate que funciona como um escorrega para as crianças.




Há espaços livres nas paredes para que as crianças contribuam com a arte. Isabella fez vários desenhos e escreveu nas paredes.



Há também uma mesa com pedaços de espumas que formam pequenas esculturas quando coladas. Mais uma sala muito legal e que as crianças não querem sair, mas ainda faltam mais dois ambientes para explorarmos!


 A terceira exposição é a Ora Bolas!, uma sala com teto e paredes pretas com diversas bolas coloridas penduradas, em suportes, que sobem e descem e estimulam as crianças a imaginarem o que poderia ser.


Isabella gostou de tocar e ver o modelo de como funcionam as bolas e pensar o que a sala representava.


 A última sala é um verdadeiro parquinho! São diversas estações lúdicas onde as crianças brincam e aprendem ao mesmo tempo e mais uma vez Isabella amou!



Quem será, são cones com figuras de olhos de animais logo na entrada da sala.


Desafio XY, onde deve-se subir com a bolinha sem que ela caia nos buracos do trajeto. Até o pai da Isabella gostou desse!


Fogueira, que simula uma oca e Isabella leu historinhas e pulou amarelinha.



Árvore é vida!, estrutura que simula uma imensa árvore, no centro da sala, e que possui, em seu tronco, bonecos simulando animais e vídeos educacionais. No centro, várias almofadas coloridas!





Bolas Malucas foi a estação que Isabella mais gostou! São redes flexíveis e imensas bolas penduradas e o desafio é conseguir subir por esse piso instável, lançar e se pendurar nas bolas, maior farra!





Ponte Maluca! foi outra estação que gostamos bastante pois todos pudemos participar juntos. São bicicletas de todos os tamanhos e modelos que controlam as partes de uma ponte, todos devem pedalar juntos para que o boneco consiga chegar ao outro lado.


Casa da árvore, praticamente um brinquedão, com rede de escalada, escorrega e mesinha com atividades na casinha.




A Estação da Música eu adorei! Simula uma banda de garagem e cada um toca o seu instrumento, todos usando fones de ouvido, assim todos se escutam, mas sem deixar o ambiente barulhento.




Pense Bem! estimula muito o raciocínio pois é uma balança que deve ser equilibrada com objetos com formas e pesos diferentes.



O Poder das Águas são pistolas de água que quando acertam em roldanas, geram energia e acendem as luzes, muito legal!



Além de todas essas estações, no sábado ainda aconteceu uma oficina de criar um cartaz com materiais recicláveis. Vale conferir as redes sociais do Museu da Imaginação, pois sempre acontecem essas oficinas interessantes.



Achei que passar a manhã no Museu da Imaginação foi uma experiência bem enriquecedora, pois fez com que Isabella iniciasse o seu interesse por artes de uma forma lúdica. Vale muito a pena a visita!!



Serviço

Endereço: Rua Ricardo Cavatton, 251 – Lapa / SP
Telefone: +55 11 2645-7590
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h.
Estacionamento conveniado: Rua Ricardo Cavatton, 125 – Lapa / SP



PS: post apoiado, cortesia nos ingressos. O Histórias da Di tem o compromisso com os seus leitores e mantém a transparência dos serviços que foram oferecidos.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo