Gastronomia: O “BEST OF VINHO VERDE 2018” ELEGEU 27 VINHOS VERDES NAS CATEGORIAS OURO E PRATA


A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promoveu, no dia 20 de Abril, a Gala anual do Concurso “Os Melhores Verdes” – Best Of Vinho Verde 2018”, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, destacando as melhores colheitas nas categorias Ouro e Prata.


O Best of 2018 a cada ao se supera, a votação deste ano, teve a participação de um júri composto por convidados de nove países que avaliaram os melhores entre os melhores vinhos verdes: James Tidwell (EUA), Steven Robinson (Canadá), Dirceu Vianna Jr. (Brasil), Takenori Beppu (Japão), Vladislav Markin (Rússia), Andrew Catchpole (Reino Unido), Peer F. Holm (Alemanha), Andreas Larsson (Suécia) e Manuel Moreira (Portugal).

Para esta edição as castas que tiveram muitos comentários foram: Alvarinho, Azal, Avesso e Loureiro.

Resultados do Best of Vinho Verde 2018: • Quinta de Linhares Azal 2017 • Quinta da Raza Colheita Seleccionada Avesso 2017 • Quinta do Regueiro Primitivo Alvarinho 2015 • Quinta do Regueiro Reserva Alvarinho 2017 • Casal de Ventozela Loureiro 2017 .


As categorias Ouro e Prata somam, nesta edição, um total superior a 2017, com 27 vinhos escolhidos em prova cega entre mais de 280 referências • Muralhas de Monção Branco Reserva Bruto Alvarinho 2015 (Espumante de Vinho Verde) • Delícia (Aguardente de Vinho Verde) • Casal de Ventozela Alvarinho 2017 (Vinho Regional Minho).

A seleção dos “Melhores Verdes” acontece em três etapas, com todos os vinhos provados em regime de absoluto anonimato. Na primeira etapa, a de pré-seleção, são provados os vinhos das categorias mais concorridas, cabendo ao júri de pré-seleção a escolha dos dez melhores para a etapa seguinte. O júri de pré-seleção é constituído por quatro representantes da Junta de Recurso e três elementos da Câmara de Provadores da Comissão dos Vinhos Verdes.


Na segunda etapa são atribuídos aos melhores vinhos do ano os prémios Ouro, Prata e Honra. O júri que os elege é constituído por representantes da Região dos Vinhos Verdes, da Câmara de Provadores da Comissão dos Vinhos Verdes e de outras Câmaras de Provadores nacionais, de institutos de investigação, da Direção Regional de Agricultura, e ainda por escanções e comunicação social. A última, terceira etapa, os Vinhos Verdes premiados com Ouro e Prata, e ainda os vinhos seguintes melhores classificados até que esteja concluído um painel de 35 Vinhos Verdes.

Os vinhos foram avaliados por críticos e provadores internacionais, selecionados nos principais mercados de exportação do Vinho Verde, que elegem os “Best Of Vinho Verde” do ano - os melhores do ano na perspectiva dos mercados internacionais.

Durante o concurso o júri de 2018 provou cerca de 280 amostras, agrupadas em oito grandes categorias: Vinhos Verdes Brancos, Rosados, Tintos, de Casta, Colheita Igual ou Inferior a 2015, Espumantes de Vinho Verde, Aguardentes de Vinho Verde e Vinho Regional Minho.

Na categoria Vinho Verde de Casta, as castas Alvarinho, Arinto, Avesso, Azal e Loureiro apresentaram-se isoladamente a concurso, dado estar preenchido o requisito mínimo “Best Of Vinho Verde” é, para a CVRVV, um motivo de orgulho e um forte portfólio para as ações que são desenvolvidas em outras países ao longo do ano”, sublinha Carla Cunha, Diretora de Marketing da CVRVV. Já Manuel Pinheiro destaca “uma crescente aposta na criação de valor e na distinção pela qualidade.

A cada edição tem se mostrado um grande crescimento atuante nos mercados, pelo aumento de participações, que remetem a cada edição e uma Região mais competitiva. “Estamos já em 107 países mas a trabalhar para chegar a mais mercados, com melhores vinhos e sempre sem esquecer este perfil único no Mundo, que faz do Vinho Verde uma referência”. Comenta Manuel Pinheiro.

OPERADOR ECONÓMICO
MARCA
COLHEITA
PRÉMIO
Importadora
AGRI-RONCÃO VINÍCOLA, LDA
QUINTA DE LINHARES AZAL
2017
Best Of
Premium Wines, Belo Horizonte
QUINTA DA RAZA, LDA
QUINTA DA RAZA COLHEITA SELECCIONADA AVESSO
2017
Best Of
Não disponível
QUINTA DO REGUEIRO - PRODUTOR DE ALVARINHO DE MELGAÇO, LDA
QUINTA DO REGUEIRO PRIMITIVO ALVARINHO
2015
Best Of
Wine Mundi
QUINTA DO REGUEIRO - PRODUTOR DE ALVARINHO DE MELGAÇO, LDA
QUINTA DO REGUEIRO RESERVA ALVARINHO
2017
Best Of
Wine Mundi
SOC. AGRÍCOLA CASAL DE VENTOZELA, SA
CASAL DE VENTOZELA LOUREIRO
2017
Best Of
Não disponível
QUINTA DE AMARES VINICULTURA, LDA
QUINTA D'AMARES SUPERIOR
2017
Ouro
Grupo Obba, SP
CASA DE VILA VERDE - SOC. AGRÍCOLA, LDA
PLUMA
2017
Ouro
MANUEL COSTA CARVALHO LIMA & FILHOS, LDA
TAPADA DOS MONGES VINHÃO
2017
Ouro
Não disponível
SOC. AGRÍCOLA CASA DE VILACETINHO, SA
CASA DE VILACETINHO COLHEITA SELECCIONADA AVESSO
2013
Ouro
JobTotal Brasil - Importação e Exportação de Produtos Alimentares e Bebidas
PROVAM - PRODUTORES DE VINHOS ALVARINHO DE MONÇÃO, LDA
PORTAL DO FIDALGO ALVARINHO
2017
Ouro
Casa Flora
AB - VALLEY WINES, LDA
OPÇÃO ARINTO
2017
Ouro
Em breve pela Pantagónia, SP
SOC. AGRÍCOLA CASA DE VILACETINHO, SA
CASA DE VILACETINHO SUPERIOR AVESSO
2017
Ouro
JobTotal Brasil - Importação e Exportação de Produtos Alimentares e Bebidas
QUINTA DA LEVADA - SOC. AGRÍCOLA UNIPESSOAL, LDA
QUINTA DA LEVADA AZAL
2017
Ouro
Não disponível
SOC. AGRÍCOLA CASAL DE VENTOZELA, SA
CASAL DE VENTOZELA LOUREIRO
2017
Ouro
Não disponível
QUINTA DA LIXA - SOC. AGRÍCOLA, LDA
QUINTA DA LIXA ESCOLHA TRAJADURA
2017
Ouro
Não disponível
ADEGA COOPERATIVA REGIONAL MONÇÃO, CRL
MURALHAS DE MONÇÃO BRANCO RESERVA BRUTO ALVARINHO
2015
Ouro
Barrinhas, RJ
ADEGA COOPERATIVA REGIONAL MONÇÃO, CRL
DELÍCIA

Ouro
Barrinhas, RJ
SOC. AGRÍCOLA CASAL DE VENTOZELA, SA
CASAL DE VENTOZELA ALVARINHO
2017
Ouro
Não disponível


Serviço:

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo