Evento – Rio de Janeiro: Virada Sustentável Rio terá onze Painéis que debaterão a sustentabilidade de forma ampla em todos os setores da sociedade


Igualdade social, segurança pública, mobilidade urbana, novas economias, mudanças climáticas, igualdade de gêneros, religião e agroecologia estão entre os temas abordados


De 7 a 10 de junho a Virada Sustentável realizará atrações culturais, apresentações musicais, atividades infantis, oficinas, performances, atividades de bem-estar e rodas de conversa com o objetivo de conscientizar a população em relação ao tema sustentabilidade. No campo do conhecimento, serão realizados onze Painéis com temas relevantes da sustentabilidade em seu sentido mais amplo, conduzidos por especialistas e com a participação de representantes de todos os setores da sociedade.

Os painéis terão entrada gratuita (sujeita à lotação). Dez deles serão realizados no Museu de Arte do Rio - MAR. Já o painel Inter-religioso acontecerá no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio, seguido de Ato Celebrativo com quinze lideranças religiosas.


Confira a programação completa dos Painéis da Virada Sustentável Rio 2018:

07 DE JUNHO - MUSEU DE ARTE DO RIO - MAR
10h às 12h
Painel 1: IGUALDADE SOCIAL
O Painel sobre igualdade social mediará um diálogo sobre propostas de como garantir os direitos à igualdade de oportunidade, com o objetivo de avançar na redução das desigualdades e indicar caminhos para combater a pobreza, o desemprego e a ausência de políticas públicas para garantir uma sociedade fluminense mais igualitária.

Os painelistas convidados serão: Priscila Rodrigues (Observatório de Favelas), Marcus Faustini (Agência Redes para a Juventude), Thiago Ansel (Vidas Negras – ONU) e Mariana Xavier (Santa Cruz Universitário). A instituição anfitriã será a Casa Fluminense, representada pelo coordenador executivo Henrique Silveira.

14h às 16h
Painel 2: SEGURANÇA PÚBLICA
Com o mote de que a Segurança Pública é a garantia do direito à vida, neste painel serão debatidas maneiras de assegurar o direito à segurança pública dos moradores do Rio de Janeiro, em especial dos moradores de favelas e periferias.

A instituição anfitriã será a Redes da Maré, representada por Shyrlei Rosendo. Os painelistas serão o Pastor Henrique Vieira (coordenador do Coletivo Esperançar), Fransérgio Goulart (Fórum Grita Baixada), Paulo Roberto Mello Cunha Junior (Ministério Público) e Renata Trajano (Coletivo Papo Reto).

16h30 às 18h30
Painel 3: MOBILIDADE URBANA
Neste painel pretende-se dialogar sobre as tarifas de transporte e como garantir o controle social deste serviço público. Desde 2015 a nossa constituição federal tem o transporte como direito social, o que ressalta a importância dessa temática a poucos meses das eleições.

A instituição anfitriã será a Casa Fluminense (Vitor Mihessen). Os convidados serão Felippe Da Cás (Fetranspor), Diego Silva (Rio Ônibus), Gabriel Oliveira (ITDP Brasil) e Simone Costa Rodrigues Silva (Prefeitura do Rio).


08 DE JUNHO - MUSEU DE ARTE DO RIO - MAR
8h30 às 10h30
Painel 4: PAINEL DE ABERTURA: PARCERIAS PARA A SUSTENTABILIDADE
Dialogar sobre a importância das parcerias entre os setores e a convergência de esforços para desenvolver a nossa capital fluminense. A 2ª edição da Virada Sustentável espera apresentar soluções sustentáveis que somem forças pela sustentabilidade local. 

Os convidados serão Daniel Mancebo (Prefeitura do Rio), Jorge Soto (Braskem), Shirley Rosendo (Redes da Maré) e. A instituição anfitriã será a CEBDS, representada por Marina Grossi.

11h às 13h
Painel 5: ÁGUAS
Poluição das águas, saneamento básico e desperdício no abastecimento serão o foco deste painel. O acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico são direitos humanos fundamentais. Três meses depois do importante Fórum Mundial das Águas, é necessário dialogar sobre as condições e propostas para avançar nessa agenda.

A WWF (Gabriela Yamaguchi) será a instituição anfitriã e os painelistas convidados serão Ana Carolina Avzaradel Szklo (CEBDS), Estela Neves (UFRJ), Julio Cesar Oliveira Antunes (Comitê de Bacia Hidrográfica do Guandu-RJ), Sérgio Ricardo (Baía Viva), Moema Versiani (INEA), Axel Grael (Projeto Grael) e André Villaça Ramalho (Braskem).

14h às 15h30
Painel 6: NOVAS ECONOMIAS
O que as novas economias estão fazendo para fortalecer a defesa de direitos, em especial o direito ao trabalho e a uma renda digna? Como as novas economias podem garantir um desenvolvimento social, ambiental e econômico que seja regenerativo?

O debate terá a Colaboramerica (Tomás de Lara) como instituição anfitriã e Alice Freitas (Rede Asta), Felipe Borsato (BNDES), Alexander Albuquerque (Banco da Maré) e Andréa Carvalho (Papel Semente) como convidados.

16h às 17h30
Painel 7: ECONOMIA CIRCULAR
É preciso pensar em novas formas de produzir, consumir e se relacionar com o consumidor e a sociedade. Neste painel serão discutidos casos de empresas que buscaram o diferencial competitivo em seus propósitos, realizando conexões, materiais e processos inusitados.

A instituição anfitriã será a Exchange 4 Change Brasil (Beatriz Luz) e os convidados o Anderson Stéfano (BALL), Nina Braga (Instituto E), Ana Caminha (Clube da Roupa) e Eva Schvartz (Restaurante Olivia). 


09 DE JUNHO- MUSEU DE ARTE DO RIO - MAR
10h às 12h
Painel 8: CLIMA
O aquecimento global em curso está levando o planeta a mudanças climáticas cada vez mais evidentes. De que forma o indivíduo, a empresa, a sociedade, a indústria, o comércio são afetados diretamente pelas mudanças climáticas? Qual é o papel de cada um nessa missão de conter o aquecimento global? Que negócios sua empresa pode fazer diante desse panorama? O que é o mercado de baixo carbono? O que eu ganho diretamente com a precificação do carbono?

O anfitrião desse painel será o CEBDS (Laura Albuquerque) e os convidados Cecilia Herzog (PUC Rio), Ana Toni (Instituto Clima e Sociedade), Maria Rita Villela (Fé no Clima -ISER), Juliana Lopes (CDP- Carbon DIsclosure Project) e Luiz Carlos Xavier (Braskem).

13h às 15h
Painel 9: IGUALDADE DE GÊNERO
A igualdade de gênero, reforçando o empoderamento de mulheres e transgêneros, é novamente o tema estratégico da Virada Sustentável Rio. Para além da dimensão da cidadania e do direito à vida, este painel vai realizar propostas para questões econômicas, buscando reformas que levem a direitos iguais à propriedade, controle sobre a terra, recursos financeiros, herança e recursos naturais.

A instituição anfitriã será aONU Mulherese as convidadasIndianare Siqueira, Clátia Vieira e Kerexu Yxapyry.

15h30 às 17h30
Painel 10: ALIMENTAÇÃO
Nos alimentamos de forma saudável e sustentável? Quem são os produtores de alimentos do nosso estado? Quais são suas necessidades e como fortalecer esse setor para que todos nós tenhamos acesso a uma alimentação de qualidade? Este painel vai dialogar sobre a importância da PEAPO (Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica).

A instituição anfitriã será aConsea Rio(Glauce Amaral de Magalhães). Entre os convidados estão Denis Monteiro (Articulação Nacional de Agroecologia) e Marconi Bezerra Santos (CPOrg/RJ), Bernadete Montesano (Rede Carioca de Agricultura) e Gustavo Assis (Conexsus).


10 DE JUNHO - MUSEU DO MEIO AMBIENTE
14h às 16h
Painel 11: INTER-RELIGIOSO POR DIREITO E CIDADANIA
A dimensão religiosa, parte importante da vida social, está conectada diretamente com a existência das pessoas e suas visões de mundo, resultando em relações éticas de direitos e deveres. Em 2018 completam 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 anos da Constituição Federal do Brasil, documentos indispensáveis nessa caminhada em defesa de direitos. Esse Painel evidencia a importância de dialogar com as diversas lideranças religiosas como forma de garantir e fortalecer uma orientação igualitária de nossas práticas sociais e institucionais.

A casa anfitriã será o Instituto de Estudos da Religião (ISER) (Clemir Fernandes). O convidado representando o judaísmo será o Rabino Dario Bialer, representando o catolicismo o Padre Omar, Lusmarina Campos Garcia falará sobre o protestantismo e Iyá Wanda d’Omolú sobre o Candomblé.

16h às 17h- Ato Celebrativo no Museu do Meio Ambiente

Para se inscrever nos Painéis acesse:


Sobre a Virada Sustentável

Movimento de mobilização para a sustentabilidade, a Virada Sustentável organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Com início em 2011, em São Paulo, já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. Sua concepção temática tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.


2ª Virada Sustentável Rio de Janeiro
De 7 a 10 de junho de 2018
Em diversos espaços pela cidade
programação gratuita
#viradasustentavel
#viresuacidade
#euviroRio

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo