Holanda: 5 eventos curiosos fora da capital


Celebrações pelo país convidam turistas a conhecer mais de suas tradições e o cenário cultural holandês


A agenda de eventos na Holanda continua agitada nesse segundo semestre. Tradição, gastronomia e arte são traduzidos em exposições, parada de flores, festivais e design, eventos que talvez você ainda não ouviu falar, mas que te convidam a sair da rota da capital holandesa e explorar melhor o país.


Festival Internacional de Fogos de Artifício Scheveningen – Entre 10 a 18 de agosto

A cada ano, o Festival Internacional deFogos de Scheveningen, balneário holandês parte do distrito de Haia, atrai milhares de pessoas e reúne diversos países que tentam realizar o melhor espetáculo. O Festival é uma competição séria, com regras estritas: os países participantes têm o mesmo valor em dinheiro para gastar, devem garantir que ao menos 80% dos fogos sejam produzidos no próprio país e dispõem de 11 a 13 minutos para exibir suas técnicas. Em outras palavras, é uma competição divertida, mas levada a sério pelos participantes. Além dos fogos, visitantes também podem ver engolidores de fogo, malabaristas e grupos musicais. Confira mais detalhes aqui.


‘t Preuvenemint, em Maastricht – De 23 a 26 de agosto


‘t Preuvenemint é um festival culinário na praça Vrijthof, na cidade de Maastricht, ao sul da Holanda, que dura quatro dias. Cerca de 30 estandes são montados no local e funcionam como restaurantes de alta qualidade. Os visitantes têm a chance de provar pratos e vinhos deliciosos e ouvir música ao vivo, o que faz do evento o maior restaurante ao ar livre do mundo. O termo Preuvenemint é uma contração das palavras "preuve" (provar, experimentar) e "evenemint" (evento), e descreve exatamente o que se pode esperar do festival. A participação é gratuita, e o evento ocorre no último fim de semana completo de agosto, que esse ano é de 23 a 26 de agosto. Toda a renda de ‘t Preuvenemint é doada para caridade. Mais informações aqui.


Parada de Flores de Zundert - 2 de setembro


Em Zundert, todo primeiro domingo de setembro é dia da tradicional Bloemencorso da cidade. Cerca de vinte vilas se unem, constroem e competem com os melhores carros alegóricos que puderem, decorados apenas com dálias. Todo trabalho é feito por voluntários, até mesmo o cultivo das flores. A primeira edição do evento foi em 1936 e desde então a tradição é passada de geração para geração.  É a maior parada de flores do mundo, e anualmente cerca de 10 mil visitantes passam pela pequena cidade, também conhecida por ser onde Van Gogh nasceu. Por toda a cidade, bares e restaurantes locais também participam com atividades especiais.


Action <> Reaction: 100 anos de Arte Cinética – de 22 de setembro a 20 de janeiro de 2019

A nova exposição 'Action <> Reaction. 100 anos de arte cinética’, no museu Kunsthal em Roterdã, apresenta uma visão histórica impressionante da arte cinética, movimento de arte abstrata do século XX, com foco na luz e movimento. A exposição apresenta obras de cerca de 80 dos mais famosos artistas que contribuíram para o desenvolvimento da arte, de pioneiros como Marcel Duchamp, Alexander Calder e Victor Vasarely, até nomes consagrados como Julio Le Parc, Gerhard von Graevenitz, e Yayoi Kusama.

Desenvolvida em parceria com o Réunion des musées nationaux – Grand Palais, Paris, a exposição é subdividida em doze temas que abrangem diferentes aspectos da percepção e da experiência fenomenal, como luz, movimento, ritmo, estrutura, vibração, espaço, irradiação, imaterialidade e rotação. Todas as obras de arte apelam a vários sentidos e a interação com o público pode levar a percepções extraordinárias.


Dutch Design Week, em Eindhoven – De 20 a 28 de outubro


Em Eindhoven, cidade conhecida como uma das mais inovadoras por conta de sua escola de design, ocorre a Dutch DesignWeek, maior evento de design do país. Este é o local onde o design industrial, têxtil e de moda, conceitual, gráfico, espacial e de alimentos se unem. No período de nove dias, entre 20 a 28 de outubro, 300 eventos são realizados em cerca de 70 locais, que juntos atraem mais de 150 mil visitantes.


Sobre a Holland Alliance

Composta por três empresas, NBTC Holland Marketing, KLM Royal Dutch Airlines e Aeroporto Schiphol, a Holland Alliance chegou ao Brasil em 2012 para uma campanha conjunta de promoção da Holanda. Com o objetivo de divulgar o destino por meio de seus aspectos culturais, estilo de vida holandês e belezas naturais, a Holland Alliance conta ainda com o apoio de diversas instituições ligadas ao turismo local. Para mais informações, acesse: www.holland.com e no Facebook “Visite a Holanda”.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo