São Paulo: Fazenda no interior de SP propõe projetos de educação ambiental para crianças


Programa visa conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental através do contato direto com animais silvestres em seu habitat natural


Na histórica Fazenda Capoava, em Itu, interior de São Paulo as crianças aprendem a preservar o meio ambiente e a respeitar os animais da melhor forma possível, que é brincando. E é através dos projetos de educação ambiental de Olho nos Bichos e Teatro dos Bichos, de autoria da Ecos Lazer, empresa parceria da Capoava há mais de 15 anos, que os pequenos entendem a importância da fauna e da flora deste muito cedo, de forma lúdica e prática.


Projeto de Olho nos Bichos


O programa de Olho nos Bichos, sucesso nas manhãs de domingo da Capoava, está inserido na grade de atividades de lazer da Capoava há mais de 15 anos e foca na conscientização das crianças por meio do contato direto com as espécies de animais silvestres que vivem na fazenda, além das que podem ser vistas em seu habitat natural, nas imediações da Capoava.


O contato com os animais, inclusive, só é possível graças às apresentações do time de biólogos da Fazenda Capoava, que além de mostrarem os animais ao público e contarem algumas curiosidades e características sobre cada um deles, promovem um contato mais próximo, como o preparo e a alimentação das espécies e, em alguns casos específicos até mesmo o manuseio junto a um de nossos tratadores.

Vale lembrar é claro, que a Fazenda Capoava é totalmente engajada nas causas alusivas a proteção de animais silvestres e que atende às rigorosas análises e cuidados determinados pelo IBAMA.


Para um dos responsáveis pelo projeto, o Biólogo Ayo Miranda um dos objetivos do projeto é desestimular a ideia de que os animais devem viver em cativeiros, sendo privados do convívio em seu habitat natural. “Achamos importante ressaltar para as crianças que os animais que vivem na Fazenda não estão aqui apenas para entretenimento, mas sim por motivos de outra natureza, que podem variar desde reabilitação a inviabilidade de reinserção ao meio ambiente”, ressaltou o profissional.

Estão inseridos nos projetos animais das mais variadas espécies, como é o caso do Agnaldo, um simpático Tucano Toco, que virou mascote do programa De Olho nos Bichos.


Centro de Educação Ambiental – APA Pedregulho

O projeto de Olho nos Bichos também se estende a toda a comunidade do Bairro Pedregulho, em Itu, onde está inserida a Capoava. No local, a equipe de biólogos da fazenda conscientiza e capacita os moradores a protegerem e conservarem a fauna da região para que os mesmos possam atuar como agentes ambientais e promoverem o desenvolvimento sustentável da região, a conscientização ambiental e a conservação das espécies.


Teatro dos Bichos

A Fazenda Capoava conta ainda com o programa Teatro dos Bichos, uma atividade sócio-educativa voltada para as crianças e adultos. Na prática, os hóspedes assistem a peças de teatro inspiradas nas experiências dos biólogos da Capoava que relacionam as histórias vividas no hotel com os animais do Criatório. O mote das apresentações varia de acordo com o tema, mas elas sempre trazem informações úteis e promovem bastante interação com as crianças e adultos. A atração acontece apenas aos sábados, durante o período de férias, nos meses de janeiro e julho.


Serviço:

Endereço: Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 89,9 – Bairro Pedregulho, Itu/SP.
Reservas: reservas@fazendacapoava.com.br ou (11) 2118-4142.


Sobre a Fazenda Capoava

A 90 quilômetros da capital Paulista, na cidade de Itu, encontra-se uma das mais tradicionais propriedades do país, a Fazenda Capoava. Construída ao melhor estilo bandeirista e com quase três séculos de tradição, a propriedade, que além de fazer parte da Associação Roteiros do Charme, opera desde 2000 também como hotel e conta com uma confortável estrutura para receber visitantes de todas as idades. Com cinco opções de categorias: Chalé Figueira, Chalé Capoava, Chalés do Lago, Chalés Colônia e Chalé Ipê, a propriedade destoa por ser um destino muito procurado por quem busca conforto, aconchego, boa gastronomia e um ambiente com raízes históricas e com grande interação com a natureza.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo