Califórnia: CALIFÓRNIA CRIA DIA OFICIAL DO SURFE


Celebrado todo dia 20 de setembro, a data reconhece a importância do surfe para a cultura e economia do estado


A Califórnia celebra, a partir deste ano, o California Surfing Day todo dia 20 de setembro. A data é o novo feriado oficial do estado e tem como objetivo incentivar moradores e turistas a tirar um dia para surfar! O surfe chegou a Califórnia no século XIX e, desde então, tornou-se parte fundamental da cultura local, inspirando a música, arte e culinária da região. O litoral do Estado Dourado, com seus 1,1 mil quilômetros de áreas costeiras e praias, gera US$ 1,15 trilhão em atividades econômicas anualmente.

O esporte é praticado em toda a extensão do estado, mas, algumas cidades se destacam por terem ótimas ondas, como as citadas abaixo:


SANTA CRUZ

Com uma energia viva e ensolarada, Santa Cruz é a cara do surfe, e da Califórnia. Reza a lenda que três príncipes havaianos levaram o esporte para a cidade em 1885. O traje de mergulho utilizado por surfistas do mundo todo também é uma invenção local. Jack O’Neill, lendário surfista, desenvolveu a peça de Neoprene em 1950 para enfrentar a água gelada do Pacífico. Para quem quer praticar, Cowell Beach apresenta quebras de ondas mais fáceis, assim como Capitola, também propícia aos novatos. Já os mais experientes devem gostar mais das arrebentações em Steamer Lane e Pleasure Point. Para saber mais sobre a cena de surfe local e suas lendas, o turista pode visitar o Santa Cruz Surfing Museum, abrigado em um antigo farol.


SAN DIEGO

A região de San Diego é tão ligada ao surfe que é lá, em Oceanside, que fica o California Surf Museum que conta a história do esporte no estado e expõe pranchas de antigas lendas do mar. Além disso, a melhor maneira de realmente mergulhar na cultura do surfe local pode ser parar na Bird's Surf Shop, em Ocean Beach, onde centenas de pranchas estão penduradas em toda parte, incluindo o teto. Para encarar as ondas de verdade, pequenas cidades litorâneas como Leucadia e Encinitas são o destino ideal.


HUNTINGTON BEACH

Huntington Beach vive um eterno clima de verão, a cidade de praia está sempre repleta de pessoas andando de bicicleta, jogando vôlei a beira mar e, claro, surfando. Foi assim que recebeu o título de Surf City USA. Além do apelido, Huntington recebeu também o Museu Internacionaldo Surfe que exibe importantes peças da história do esporte como a maior prancha já construída. É lá que acontece anualmente o Vans U.S Open of Surfing, antigo U.S Surfing Championship já disputado por grandes nomes como George Freeth e Duke Kahanamoku.


NEWPORT BEACH

Orange County é, com certeza, a principal região do surfe na Califórnia. Além de Huntington Beach, Newport Beach é outra cidade que se destaca no roteiro das ondas graças a mais de 12 quilômetros de praias e uma das paradas preferidas dos surfistas, conhecida como Wedge, com ondas que alcançam 6 metros de altura. O destino acrescenta um toque de glamour ao estilo surfista, com mansões a beira mar, resorts luxuosos na areia e um porto com dezenas de iates. Inclusive, vale a pena fazer um dos passeios e aproveitar para assistir ao pôr do sol no oceano.


MALIBU

Estendendo-se por mais de 51 quilômetros ao longo do Pacífico, Malibu é uma cidade de praia singular onde é possível encontrar estrelas de Hollywood em suas mansões a beira mar. Mas, para quem busca algo mais descontraído, a cidade é também ponto de encontro para surfistas, principalmente em Surfrider Beach, praia famosa por ter algumas das ondas mais perfeitas do mundo e nomeada a primeira Reserva Mundial de Surfe. Para um clima mais família e menos turístico, a vista a Zuma Beach, perto dali, vale a pena. 

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo