EUA: Bijari exibe obra “Contando Con Nosotros” em Chicago até dia 8 de dezembro


Estúdio Bijari revisita projeto de intervenção em Medellín com uma nova instalação multi-tela


O Estúdio Bijari apresenta a obra “Contando Con Nosotros” em uma nova fase da exposição Talking To Action, desta vez na School of the Art Institute em Chicago (Estados Unidos) até o próximo dia 8 de dezembro.

A mostra faz parte do projeto Pacific Standard Time LA/LA, iniciado em 2017 como um circuito de exposições que discutem a relação entre a cultura latina e as cidades norte-americanas. “Nesta itinerância do projeto Talking To Action, iniciada há um ano em Los Angeles, nos provocamos a repensar a forma de apresentar essa intervenção a partir de registros nossos em vídeo que ainda não haviam sido visitados. Nos interessou a idéia de um display multi-telas disposto no chão de forma a  se relacionar com o campo de visualidade vertical que se deu a intervenção em relação o público que se deslocava no teleférico”, comenta Mauricio Brandão, do Bijari.

Desenvolvido na região periférica da cidade colombiana de Medellín, a obra “Contando Con Nosotros” é formada por um conjunto de tecidos com relatos da comunidade local que podiam ser lidos como uma narrativa linear ou de forma fragmentada, como páginas soltas sobre a paisagem local. Os artistas fizeram uma intervenção em 2011 no telhado das casas que ficam na rota desse teleférico, chamando a atenção à história dos moradores impactados pela construção do sistema de transporte.

A obra é um verdadeiro estudo sobre essas transformações sociais e culturais da comunidade.

A próxima etapa é levar a “Contando Con Nosotros” para a Arizona State University em Phoenix, nos Estados Unidos entre janeiro e maio de 2019, também parte da Talking To Action.

Fotos da intervenção na Colômbia também foram incluídas na mostra “Arquivo-Bijari 1997-2017” que ocupou a galeria Anti-Pop em São Paulo no final do ano passado e celebrou os 20 anos das criações coletivas do Estúdio Bijari.


Os 20 anos do Bijari

Formado por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP nos anos 90, o grupo iniciou os trabalhos com foco em design gráfico e cenografia em um espaço na rua Bijari, no Butantã, zona Oeste da capital. De lá para cá foi expandindo sua atuação e hoje desenvolve projetos em motion graphics, cenografia, realidade virtual e produção de vídeos em formatos e escalas não convencionais.  O grupo é formado por especialistas em diferentes áreas, entre artistas, arquitetos, designers, planejadores e videomakers e possui uma plataforma comercial consolidada em paralelo ao trabalho autoral, sendo ela, em grande medida, que permite uma independência no modo de pensar e produzir os trabalhos de arte.

O Biajri conta com trabalhos expostos na Kollective Kreativitat em Kassel-Alemanha, em 2006, La Normalidad/Ex-Argentina no Palais de Glace, Buenos Aires, em 2006, MDE11 em Medellin, Colombia, em 2011 e na Creative Time em Nova York, em 2012.

O Bijari vem explorando diferentes linguagens visuais e práticas artísticas que se instalam nas frestas entre os espaços institucionalizados da arte e o espaço comum das cidades. Essa opção sublinha a intenção do grupo por (re)afirmar a responsabilidade da atuação do artista num campo expandindo, onde as subjetividades estéticas se mesclam necessariamente ao engajamento social e (micro)político.


Sobre o Bijari

Núcleo de criação em artes visuais e multimídia composto por um time de profissionais como artistas visuais, arquitetos, cenógrafos, designers, planejadores, diretores de vídeo e de arte. Bijari existe desde 1997 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, e tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana, seja para a criação conceitual de suas obras públicas ou entregas para o mercado de entretenimento multimídia brasileiro. Mais informações em www.bijari.com.br


Exposição “Talking to Action” com a obra “Contando com Nosotros” do  Bijari
Local: School of the Art Institute of Chicago
Data: Até 8 de dezembro

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo