Evento – São Paulo: Red Bull Station celebra aniversário em outubro com 50h de atividades gratuitas


Do dia 17 ao 21/10, uma série de atividades comemora meia década de vida do prédio; workshops variados, feira de publicações, jam de dança e painel sobre empreendedorismo social estão entre os destaques


Do dia 17 ao dia 21 de outubro, o Red Bull Station comemora seu quinto aniversário com uma programação intensa voltada à arte, à música, à dança e à inovação social. Cerca de 50 horas de atividades gratuitas ocupam o espaço cultural localizado no centro de São Paulo como forma de celebração. Alguns dos destaques são o workshop "Desmonto sua Cabeça", com Kiko Dinucci, em que o músico mostrará um pouco dos processo de composição e produção que aprendeu trabalhando com nomes como Elza Soares e Criolo, e a oficina "Foto e Video na era mobile: pensando fora da caixa", na qual os fotógrafos Flávio Samelo e Ale Urch ensinarão truques para quem quer aprimorar técnicas tirando fotos e fazendo vídeos com celular. Há ainda feira de publicações independentes, slam de poesia e workshop sobre drag queens e montação.

Com foco na experimentação, o Red Bull Station nasceu com o propósito de conectar, inspirar e transformar pessoas. Estabelecido onde décadas antes funcionou a antiga subestação de energia Riachuelo, o prédio passou por um processo de revitalização e reabriu as portas ao público em 31 de outubro de 2013. Desde então, abastece a cidade com energia criativa, seja por meio de sua programação mensal ou pelos outros projetos que o coabitam, como o Red Bull Music Studio São Paulo e o makerspace Red Bull Basement.

Em meia década, foi palco de grandes momentos culturais no país: ofereceu 14 edições de um dos principais programas de Residência Artística do Brasil, contemplando trabalhos de mais de 50 artistas brasileiros e estrangeiros; dialogou com a cultura de rua e abriu as portas para receber edições mensais de torneios de slam poetry e batalhas de MCs; além de ter amplificado --ainda mais-- a voz de alguns dos maiores artistas brasileiros da atualidade, como Elza Soares, Racionais MCs, BaianaSystem e Liniker.

O Red Bull Station aproveita a data e abre espaço para conteúdos que dialoguem com o momento atual do projeto, além de propor diversas atividades focadas em conteúdos educacionais.


ATIVIDADES -

5 ANOS DE RED BULL STATION

QUARTA-FEIRA, 17/10

20h - 22h: Painel: "E o 'Eu' no Empreendedorismo? Desafios do auto-cuidado ao tocar nossos negócios", com Tony Marlon e Carolina Pires

Neste bate-papo, o jornalista e empreendedor social à frente do projeto "Historiorama" debate saúde mental no empreendedorismo com a jornalista e produtora Carolina Pires, discutindo questões que costumam afligir os que escolhem o caminho do empreendedorismo. Como seguir firme e forte e atravessar todas as adversidades de uma jornada incerta, turbulenta e arriscada?

Local: Auditório | 100 vagas

Inscrições via Red Bull Tickets (link em breve)


Sobre Tony Marlon:

Jornalista, empreendedor social e morador do Campo Limpo, Tony Marlon é co-fundador do Historiorama, projeto focado no direito à comunicação e sua pluralidade. Marlon é também uma das mentes por trás da Escola de Notícias, iniciativa de formação de jovens em comunicação.


Sobre Carolina Pires:

Jornalista pós-graduada em Administração e Organização de Eventos, possui mais de 10 anos de experiência em comunicação institucional e assessoria de imprensa de empresas e instituições do terceiro setor e por 02 anos geriu o programa de voluntariado corporativo da NET. Com amplo conhecimento em toda gestão de eventos para diversos públicos e segmentos, atua com produção executiva no Movimento Pimp My Carroça desde início de 2015 e, desde 2014, faz parte do Imargem, coletivo que atua com arte, meio ambiente e convivência na Zona Sul De São Paulo.


QUINTA-FEIRA, 18/10

16h - 20h: Workshop de ilustração feminista, com Lela Brandão

Oficina de ilustração com foco nos encontros entre arte e gênero. Lela Brandão apresentará exercícios de auto observação por meio de um espelho, ensinando às participantes técnicas de desenho e como passar as linhas e as histórias para o papel.

Local: Auditório | 15 vagas

Inscrições via Red Bull Tickets (link em breve)


Sobre Lela Brandão:

Lela Brandão é artista plástica, ilustradora, ativista feminista e artista de rua. Fundadora do Coletivo Feminista Zaha, da Arquitetura/Design Mackenzie e criadora do Estúdio Sinestesia, onde dá vazão a sua paixão por artes plásticas, junta seu interesse por arte, urbanismo e feminismo em seu instagram @lela.brandao.


SEXTA-FEIRA, 19/10

19h - 22h: Workshop "Foto e Video na era mobile: pensando fora da caixa", com Flávio Samelo e Ale Urch

Na realidade, mobile, vídeos e fotos coexistem na mesma ferramenta/máquina. O registro pode ser feito em ambos formatos e, dependendo do caso, até simultâneo. O que importa agora não é o formato, a resolução, o equipamento ou qualquer elemento físico, mas o que está sendo registrado e o motivo para registrá-lo. Em três encontros, os fotógrafos Flávio Samelo e Ale Urch convidam os participantes a refletir sobre o registro em foto e vídeo utilizando seus próprios celulares.

Local: Auditório | 15 vagas

Inscrições via Red Bull Tickets (link em breve)


Sobre Flávio Samelo:

Flávio Samelo atua como diretor de arte, fotógrafo e artista visual. Já colaborou como fotógrafo em publicações como Revista da MTV, Folha de S.Paulo, Rolling Stone, dentre outras. Atua como fotógrafo de skate em diversos eventos no Brasil e no exterior, é editor da revista Vista Skateboard Art e é apresentador do programa Pela Rua, do canal Off.


Sobre Ale Urch:

Paulistano, Alexandre Urch atua como fotógrafo profissional há 15 anos. Formado em design gráfico, é vencedor de diversos prêmios de fotografia nacionais e realizou diversas exposições coletivas e individuais pelo Brasil e pelo mundo.


SÁBADO, 20/10

14h - 19h: Sófálá apresenta: Feira de publicações independentes

Parte da última edição do Sófálá Slam de Poesia de 2018, que ocorre no mesmo dia, a feira reúne o selo "interdependente" Selo do Burro e autores que escrevem sobre temas como empoderamento, feminismo e justiça social, como Mariana Felix, Ni Brisant, Deusa Poetisa, Lobinho e Patrícia Meira.

Local: Corredor Red Bull Music Studio

14h30 - 18h: Workshop "Desmonto sua Cabeça", com Kiko Dinucci

"Desmonto sua Cabeça" propõe um processo de criação coletiva de arranjos a partir de uma visão polifônica, focada no ritmo e melodia. Em dois dias de atividade, os participantes irão experimentar diferentes caminhos da música polifônica aplicado à canção brasileira, abordando compositores como Tom Zé, Walter Franco e Itamar Assumpção. Podem participar músicos, cantores ou qualquer pessoa que se interesse por música a partir de 16 anos.

Local: Red Bull Music Studios | 15 vagas

Inscrições via Red Bull Tickets (link em breve)


Sobre Kiko Dinucci:

Kiko Dinucci é compositor e músico, atua nas bandas Metá Metá e Passo Torto. Já colaborou para nomes como Elza Soares, Criolo, Tom Zé e Jards Macalé.

15h - 18h: Workshop "Foto e Video na era mobile: pensando fora da caixa", com Flávio Samelo e Ale Urch

Local: Porão | 15 vagas

Inscrições via Red Bull Tickets (link em breve)

16h - 19h: Sófálá final: Slam de Poesia

Na última edição do Sófálá - Slam de Poesia do ano, os poetas finalistas disputarão uma vaga para participar do Slam SP. Na ocasião, DJ Sophia comanda as picapes e a autora Flor, Priscila lança seu livro "Uma Bandeira para Carlito".

Local: Auditório | 100 vagas

Inscrições via Red Bull Tickets (link em breve)


Sobre DJ Sophia:

Natural de São Paulo, DJ Sophia é parte do coletivo Mulheriu Clã, cujo objetivo é mostrar a força da mulher e abrir espaços e oportunidades que muitas vezes são negados dentro da cultura hip-hop.


Sobre Flor, Priscila:

Flor, Priscila é escritora e compositora. Com 23 anos, estuda Letras e já publicou o livro de contos "A marcha das efêmeras" e o romance "Uma Bandeira para Carlito". que venceu o concurso literário "É coisa de preto" da Rico Editora. É idealizadora da FLICO-Feira Literária Colaborativa e do Slam Tatu (primeiro slam de poesia da cidade de Tatuí). Trabalhou como pedreira junto com o pai, para financiar o lançamento do seu primeiro livro e ingressar na faculdade.

16h - 20h: Workshop "Drag Lab: ritos e mitos da estética Drag", com DragTherapy e Oficina da Malonna

Partindo de uma conversa sobre os mitos e ritos da maquiagem drag, este workshop dará a chance aos participantes (re)imaginarem sua estética drag antes de experimentá-la na parte prática do workshop, na qual terão a  ajuda e uma breve passagem por técnicas e truques essenciais com Malonna. Cada participante deve trazer o seu kit de maquiagem e acessórios.

Local: Galeria Principal | 15 vagas

Inscrições via Red Bull Tickets (link em breve)


Sobre DragTherapy:

DragTherapy.org é um projeto destinado a pesquisar, experimentar e promover o uso da arte drag para fins terapêuticos.


DOMINGO, 21/10

14h - 19h: Sófálá apresenta: Feira de publicações independentes

Local: Corredor Red Bull Music Studio

14h - 20h: Beat Brasilis #5 - edição final

Em sua última edição ocupando o prédio em 2018, DJs, MCs, músicos, produtores e beatmakers se reúnem para samplear e produzir beats a partir de um mesmo vinil. Após o período de criação das batidas, os participantes apresentam ao público o material desenvolvido durante o encontro.

Local: Galeria Principal | 20 vagas para beatmakers

Inscrições no local

14h30 - 18h: Workshop "Desmonto sua Cabeça", com Kiko Dinucci

Local: Red Bull Music Studios | 15 vagas

Inscrições via Red Bull Tickets (link em breve)

15h - 16h: Workshop de dança em estilo livre, com Bella Fernandes

A oficina tem por objetivo  reunir interessados na prática de dança,  utilizando como carro chefe as danças urbanas, explorando os recursos corporais e liberdade de expressão. A prática visa desconstruir e potencializar a performance desses corpos dançantes, realizando uma fusão entre vários estilos.

Local: Auditório | 25 vagas

Inscrições via Red Bull Tickets (link em breve)


Sobre Bella Fernandes:

Bella Fernandes é dançarina há 10 anos, tem como sua maior influência as Danças Urbanas mas também estuda e pratica outras inúmeras modalidades. Atualmente vive em São Paulo, onde ministra aulas regulares de Hip Hop e Video Dance. Gravou e coreografou diversos clipes musicais de cantores como Ludmilla, MC Gui, MC Guimê, Livinho e Banda Uó, entre outros. Fez parte do elenco profissional da Cerimônia de abertura das Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro, e faz parte do elenco profissional de professores e coreógrafa do programa Dancing Brasil da Rede Record TV desde a primeira temporada do reality. Recentemente, entrou para o novo corpo de elenco da cantora Claudia Leitte na turnê “My Carnaval", e, paralelo a isso, realiza alguns projetos pessoais que tem como objetivo a difusão da dança e das artes no geral.

15h - 18h: Workshop "Foto e Video na era mobile: pensando fora da caixa", com Flávio Samelo e Ale Urch

*DESCRIÇÃO ACIMA

Local: Porão | 15 vagas

Inscrições via Red Bull Tickets (link em breve)

17h - 20h: "Jam" de danças urbanas, com b-boy Pelezinho, DJ MF e MC Pump Killa

Encontro entre dançarinos e interessados na prática de danças urbana. A Jam idealizada pelo Pelezinho, será conduzida pelo MC Pump Killa ao som do DJ MF. A pista estará aberta a participação de todos.

Local: Auditório | 80 vagas

Entrada por ordem de chegada e sujeita à lotação do espaço.


Sobre Pelezinho:

Em 1995, Alex José Gomes Eduardo iniciou sua carreira no breakdance. De lá pra cá, ele fez parte de diversas crews e acumulou prêmios e experiência. Já trabalhou como b-boy oficial de turnês do rapper Marcelo D2 e Charlie Brown Jr e, atualmente, Pelezinho faz parte da equipe de atletas Red Bull Bc One All Stars e representa o Brasil em turnês como jurado em campeonatos e espetáculos de dança.


Sobre MC Pump Killa

Bruno Dias Galvão, mais conhecido como Pump Killa, começou na música em meados de 1997, se destacando como cantor no interior de São Paulo. Já na capital, após lançar seu primeiro álbum "Ragga Fogo" (2009), consolidou-se como um dos principais cantores de dancehall do país.


Sobre DJ MF

Carlos Augusto Soares, mais conhecido como DJ MF, começou a tocar no final dos anos 90, incentivado pelos DJs Ninja e KL Jay (Racionais MCs), com quem mantém, ainda hoje, parcerias constantes em festas e eventos. Toca nas principais casas noturnas de hip hop, campeonatos de b-boys, é residente na Feira Preta e, há pouco tempo, iniciou sua carreira como DJ internacional, tocando em diversos países.


SOBRE O RED BULL STATION

Localizado em um prédio de 1926, no centro de São Paulo, o Red Bull Station ocupa a antiga subestação Riachuelo, desativada desde 2004 e tombada como patrimônio histórico pelo Conpresp. Com foco em projetos  experimentais de arte, música, dança e inovação social, os cinco andares do Red Bull Station contam com estúdio de música, makerspace, três espaços expositivos, um terraço e uma cafeteria. Para informações sobre a programação gratuita, consulte a agenda no site www.redbullstation.com.br.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo